Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 22 fevereiro 2025

# 1

Colocado por: marco1
    Amg1
    Pense numa nato sem trump( com o canada) que apos o trump eventualmente ficar com a Groenlândia, vai ficar ainda mais apertado, jogo jogo

A Nato é uma criação dos USA e traduz uma realidade criada no pós guerra, em que as duas grandes potencias eram os USA/Nato e a URSS/Pacto de Varsóvia. Essa realidade objectiva terminou há 30 anos e daí para cá tem vindo a desaparecer aos poucos. O Trump talvez venha a ser o coveiro desse mundo.
    A realidade hoje é outra. A China é o grande desafio dos USA e sê-lo-á durante as proximas décadas, não sendo certo que não venha mesmo a secundarizar o papel dos USA no mundo.
    A Nato é uma criação dos USA e correspondia essencialmente as necessidades da ordem mundial, a cuja agonia estamos a assistir.
    Ninguém coloca os USA fora da Nato a não serem os próprios e mesmo nessas circunstâncias seria sempre um processo demorado e cheio de vicissitudes. É lembrar as bases e meios militares, incluindo armamento, que os USA mantêm na europa, bem como a complexidade de varios tratados bilaterais, alguns fora do chapéu Nato, mas que incluem os USA.
    Se os USA sairem da Nato, o mais provável é que essa estrutura também venha a desaparecer, como desapareceu o Pacto de Varsóvia.
    A UE tem de construir a sua propria arquitectura de defesa, que pode incluir paises não UE como o UK, a Noruega, ou mesno o Canadá, já a Turquia será sempre mais complexo devido aos multiplos interesses da propria Turquia no espaço não europeu. O problema é que a UE não tem qualquer possibilidade de gerar o consenso necessario para isso. Na UE existem demasidos antagonismos e pouco chão comum, mesmo em materias de defesa. Prevalecem relações historicas muito complexas, que não foram ultrapassadas, apesar da UE. Paises como a Polónia p.e. dificilmente estarão disponiveis para integrar uma estrutura de defesa, onde a Alemanha tenha grande relevância e isso seria inevitável. Como é que se conjungam vontades como a da Hungria, ou da eslovaquia para esse esforço.
    A verdade é que a UE serviu para apaziguar as tensões internas da Europa e permitiu a paz durante muitas décadas, mas o árbitro USA sempre estiveram presentes. Podíamos ter aproveitado esse periodo para ir mais longe e tornar obsoletas muitas dessas questiúnculas, mas não fomos e agora vai ser mais dificil lidar com elas.
    Para mim, só um choque bem maior do que aquele que estamos a assistir é que pode permitir à UE dar um passo em frente e ultrapassar este momento. A saída dos USA da Nato, ou um conflito direto de um pais UE com a Russia são o tipo de eventos que podem despoletar algum movimento com potencial transformador. Reuniões em Paris, ou declarações pomposas, não querem dizer nada, a não ser que os dirigentes europeus estão "à rasca", mas isso também já se sabia.
    A UE nem sequer tem sido capaz de acabar com o escândalo protagonizado pela Hungria, que no essencial tem boicotado os esforços mais sérios para se avançar no isolamento da Russia. Com a onda em crescendo de governos liderados, ou apoiados pela extrema direita amiga de Trump e/ou complacente com Putin, tudo se vai tornar ainda mais complicado.
    Como sempre, em democracia, a resposta está nos eleitores, mas esses parecem não se importarem muito com estas questões. Muitos preferem um paizinho protector, fale ele ingles ou russo, do que pensar pela sua propria cabeça e assumir de vez, que 30 pequenos estados nação, nunca terão vontade própria num mundo de gigantes. A unica forma de poderem ter alguma voz nesse mundo é unidos, ou seja, num grande espaco comum de partilha de valores, economia, e defesa. Sem isso seremos sempre subalternos dos grande e acabaremos por importar para o solo europeu conflitos que que não são nossos.
    A ambição da UE tem de ser olhar para os USA e mesmo para a China como iguais e não querer medir forças com Putin, que está quase reduzido a um moço de recados do presidente chinês.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 23 fevereiro 2025 editado

# 2

Caro AMG, muito boa reflexão.

Alguns países da UE nem sequer aderiram a uma moeda comum, quanto mais a uma defesa comum.
  1.  # 3

eu

a nato é um organismos que une várias nações em termos de defesa comum.
    • eu
    • 23 fevereiro 2025

# 4

Colocado por: marco1eu

a nato é um organismos queunevárias nações em termos de defesa comum.

No seguimento do post do AMG, estava obviamente a referir-me à criação de uma arquitetura de defesa exclusivamente Europeia.
  2.  # 5

bem sem o Canadá e os USA, tudo é no continente europeu
    • eu
    • 23 fevereiro 2025

# 6

Colocado por: marco1bem sem o Canadá e os USA, tudo é no continente europeu

Pois é, mas leia o post do AMG.

Ele explica bem que sem os EUA a servir de cola entre todos os outros interesses, as coisas seriam muito diferentes.
  3.  # 7

sim claro, teria que ser concebido noutros moldes, mas o que eu quero dizer é que esse grupo de paises já interage em conjunto na nato
  4.  # 8

Então o Trump quer os minerais valiosos da Ucrânia.
    A Rússia não os quer também?
    • donn
    • 24 fevereiro 2025

# 9

Pena que no quado do AMG1. não existe terça para entrar aqui, e oferecer mais pela riqueza mineral. O Trump cobra muito por quase nada, é effetivamente mais amigo do Putin e não é de nenhuma confiança. Europa tem mais a perder, e coletivamente pode fazer bom negócio aqui, se houvesse modo.
    • AMG1
    • 24 fevereiro 2025

# 10

Colocado por: donnPena que no quado do AMG1. não existe terça para entrar aqui, e oferecer mais pela riqueza mineral. O Trump cobra muito por quase nada, é effetivamente mais amigo do Putin e não é de nenhuma confiança. Europa tem mais a perder, e coletivamente pode fazer bom negócio aqui, se houvesse modo.

Peço desgulpa, mas creio não ter percebido a sua questão. Pode elaborar mais?
    Quer dizer que a europa deveria seguir o exemplo do Trump e forçar a Ucrânia a ceder-lhe a riqueza mineral, é isso?
    • donn
    • 25 fevereiro 2025

# 11

Não sei se os EUA vai continuar como no passado, com suporto militar gratis. Acho que a maioridade dos cidadãos ainda são a favor, mas o Trump insiste em fazer este negócio. Não sei se a Europa sozinho vai dar o suporto necessário, e afinal Zelensky pode ter decisão difícil. Preço alto, e parece que falta compromisso confiável.

Se houvesse esta terça, e com a disposição mais favorável a Ucrania, penso que o Trump iria propor negócio melhor. Ucrânia não é obrigado a aceitar nenhuns.

Não sei se a Europa realmente teria mais capacidade a ajudar Ucrânia se tivesse este investimento, mas de qualquer forma penso que não há como fazer negócio deste tipo.
  5.  # 12

o que eu acho é que no meio desta confusão toda ( trumpalhadas) o sinal positivo é que já temos muitos lados a verbalizar não só o trump e a russia, e isso pode dar algo que pode demorar tempo mas que pode gerar desde já um cessar fogo e efetivamente negociar e não usurpar e ocupar, vamos ver.
    • Carvai
    • 25 fevereiro 2025 editado

# 13

Colocado por: PalhavaEntão o Trump quer os minerais valiosos da Ucrânia.
    A Rússia não os quer também?

E A UE também, a "Solidariedade" tem um preço.
    Durante mais de 70 anos os Países "progressistas" como a URSS e a China forneceram generosas doses de armamento a movimentos terroristas. Quando estes "libertaram" os respectivos territórios vieram os solidários efetuar o saque. Esta é a história de grande parte de África e outras partes do mundo. Claro que os média fofinhos nunca deram por nada.
    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ue-tenta-ultrapassar-trump-e-oferece-proposta-a-kiev-sobre-minerais-e-terras-raras/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
    • AMG1
    • 25 fevereiro 2025

# 14

Podemos queixar-se de tudo, menos de que não vivemos tempos únicos.
    O presidente não eleito dos USA, pediu a todos os funcionarios publicos federais, que dessem conta de 5 tarefas que tenham desenvolvido na ultima semana. A não resposta implicaria a demissão.
    Foram vários os dirigentes de agências deferais, muitos deles já nomeados por Trump, que comunicaram aos seus funcionários para "mandarem às malvas" o email.
    Isto já seria risivel, mas a noticia abaixo torna tudo ainda mais hilariante. 20 dos cerca de 100 funcionarios do próprio Musk no DOGE, resolveram pedir a demissão em bloco e com algum estrondo.
    Aguarda-se o proximo episódio da saga.

https://www.axios.com/2025/02/25/doge-elon-musk-employees-quit
  6.  # 15

A desinformação fofinha continua a ter piada. Esta exigência destinava-se exclusivamente aos funcionários que devido á pandemia foram trabalhar para casa e nunca mais se apresentaram nos escritórios e ninguém sabe ao certo o que estão a fazer ou até se estão vivos. Muitas empresas americanas e não só, obrigaram os funcionários a regressar aos escritórios total ou parcialmente.
    Nós por cá temos os FP a ter aumentos maiores que os privados que além de ganharem menos também viram os impostos subir para suportar os "roubos" adquiridos.
    E tivemos as Direções Regionais de Saúde extintas e centenas de funcionários sem nada para fazer mas continuando a receber e a ser promovidos,
    E em 10 anos o Ensino publico perdeu 117000 alunos e aumentou em 9000 os professores e continuam as greves para aumentar as regalias. Sexta feira de Carnaval é uma excelente opção para uma ponte.
    Infelizmente os nossos Musk's só fazem bicicletas elétricas.
    • AMG1
    • 26 fevereiro 2025

# 16

Colocado por: CarvaiA desinformação fofinha continua a ter piada. Esta exigência destinava-se exclusivamente aos funcionários que devido á pandemia foram trabalhar para casa e nunca mais se apresentaram nos escritórios e ninguém sabe ao certo o que estão a fazer ou até se estão vivos. Muitas empresas americanas e não só, obrigaram os funcionários a regressar aos escritórios total ou parcialmente.
    Nós por cá temos os FP a ter aumentos maiores que os privados que além de ganharem menos também viram os impostos subir para suportar os "roubos" adquiridos.
    E tivemos as Direções Regionais de Saúde extintas e centenas de funcionários sem nada para fazer mas continuando a receber e a ser promovidos,
    E em 10 anos o Ensino publico perdeu 117000 alunos e aumentou em 9000 os professores e continuam as greves para aumentar as regalias. Sexta feira de Carnaval é uma excelente opção para uma ponte.
    Infelizmente os nossos Musk's só fazem bicicletas elétricas.

Onde viu essa indicação de que o email do presidente não eleito só foi enviado aos funcionários que não se apresentaram no trabalho desde a pandemia?

Pode também aproveitar e dizer-nos quantos funcionarios p.e. do FBI que estão nessa situação.
    Devem ser muitos, porque o novo director, já nomeadao pelo novo presidente eleito, foi um dos que disse aos seus funcionários para esquecerem o mail do imigrante sul africano. Provavelmente foi a casa de cada um deles.
  7.  # 17

Colocado por: Carvai
    E A UE também, a "Solidariedade" tem um preço.
    Durante mais de 70 anos os Países "progressistas" como a URSS e a China forneceram generosas doses de armamento a movimentos terroristas. Quando estes "libertaram" os respectivos territórios vieram os solidários efetuar o saque. Esta é a história de grande parte de África e outras partes do mundo. Claro que os média fofinhos nunca deram por nada.
    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ue-tenta-ultrapassar-trump-e-oferece-proposta-a-kiev-sobre-minerais-e-terras-raras/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

Ok.

Também devem ter recebido diamantes de Angola.

E um fruto desses intercâmbios foi a Isabel dos Santos?
    • AMG1
    • 26 fevereiro 2025

# 18

Colocado por: eu

Exatamente.

O sonho de Trump é governar a América tal como o Putin governa a rússia.

Já só falta controlar completamente os media tradicionais (porque os digitais já estão a obedecer ao ditador) e começar a dar uns chazinhos especiais aos opositores políticos.

Quem diria que os EUA, outrora os grandes defensores da democracia, se iriam transformar nisto.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,jorgferr

Hoje foi lançada mais uma "acha para a fogueira" em que a democracia americana vai ardendo. Passou a ser a Casa Branca a escolher, entre os jornalistas acreditados, quem pode fazer perguntas ao presidente e quem o pode acompanhar nas deslocações seja nos USA ou ao estrangeiro.
    Na verdade, o que queriam até era alterar o processo de acreditação, para excluir certos órgãos de CS (deviam ser os mais fofinhos mas que, por sinal, também devem aleijar mais!), mas como isso era demasiado chocante, então veio o mesmo, mas sob a forma de medida administrativa.
    Depois ainda vem o JD Vance dar lições aos europeus sobre liberdade de expressão.
  8.  # 19

Colocado por: AMG1jornalistas

Colocado por: AMG1certos órgãos de CS

Com o Milei é igual. O escândalo desta semana, foi terem emitido para o ar, a versão não editada duma entrevista dele. Em que se vê como é vergonhoso como controlam os media... mas o mais caricato disto tudo foi a critíca dos media concorrentes ao canal que o entrevistou... e começaram a sair todos os podres no meio de acusações mútuas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  9.  # 20

Colocado por: N Miguel Oliveira

Com o Milei é igual. O escândalo desta semana, foi terem emitido para o ar, a versão não editada duma entrevista dele. Em que se vê como é vergonhoso como controlam os media... mas o mais caricato disto tudo foi a critíca dos media concorrentes ao canal que o entrevistou... e começaram a sair todos os podres no meio de acusações mútuas.

Já se sabe que quando se zangam as comadres... :)

0.1182 seg. NEW