Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

lol

FREE MARINE LE PEN

Ela nem se quer está presa, mas enfim. Os idiotas que seguem o mamífero até vão acreditar que a "esquerda europeia" tem a Le Pen acorrentada na Bastilha.
  2.  # 2

Cada idiota idolatra o idiota que quiser.

Os idiotas woke idolatravam o George Floyd.

Este idiota já vai na Marine Le Pen.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

Na verdade parece uma "explicação", mas muito pouco coerente.
    A ideia de que o protecionismo vai resolver o problema de indústrias obsoletas ou mesmo moribundas, ainda está por comprovar e sobre isso não há aqui sequer menção, quanto mais explicação. Misturar isto com a necessidade dos países, sejam os USA ou outros, de manterem alguma autonomia estrategica em sectores fundamentais (p.e. saude e defesa) é só isso mesmo: baralhar e não explicar.
    O protecionismo pode funcionar quando é necessário defender da concorrência um sector em fase embrionária, mas com futuro. Não há qualquer evidência de que funcione para defender sectores e industrias mais "maduras". A não ser que os USA se queiram colocar a subsidiar emprego não produtivo, o que a curto prazo até pode funcionar, mas a longo prazo, não faz qualquer sentido.
    Depois colocar os USA como perdedores da globalização é completamente absurdo. Pelo contrário foram um dos grandes vencedores, o problema é que nem todos os americanos ganharam e os que perderam não receberam nada em troca, o quem lhe estão agora a prometer é que vão ter os seus empregos de volta, quando se sabe que o nivel de automatização das novas industrias já não vai trazer esses empregos de volta. Por outro lado tambem se esquecem que numa economia global guiada por barreiras alfandegárias também haverá muita exportação americana que vai desaparecer.
    Se em termos económicos esta "explicação" é coxa, em termos políticos então é só desastrosa, pelo menos para os interesses dos USA a longo prazo. Uma coisa é dizer que a europa ou o Japão devem colaborar mais na sua defesa e não estar tão dependentes dos USA, outra é a ideia de que, como o homem diz a dado passo, que quem deve lidar em primeiro lugar com a Rússia deve ser a Alemanha e com China deve ser o Japão. Na verdade essa ideia traduz uma nova ordem global, aquela em que os USA desistiram do lugar que têm hoje. Só que, ao contrário do que eles pensam, esse lugar não vai ficar vazio, porque a China está completamente disponível para o ocupar.
    Em ultima análise, o que está por detras desta visão, não é nada de novo ou inovador, pelo contrário é apenas o regresso a um mundo sem qualquer especie de regulação assente em principios comumente aceites e partilhadas e eswe mundo, em minha opinião, só trará menos paz e menos prosperidade para todos.
  4.  # 4

Colocado por: ClioIICada idiota idolatra o idiota que quiser.

Os idiotas woke idolatravam o George Floyd.

Este idiota já vai na Marine Le Pen.
    Concordam com este comentário:eu

A diferença é que ter um idiota woke na rua a idolatrar o George Floyd não é, de todo, a mesma coisa que ter um idiota na WH a idolatrar a sra. Le Pen e a insultar o sistema judicial de um pais aliado dos USA.
    Equiparar estes dois comportamento a uma mera idiotice, a meu ver, pode resultar nalguma normalização do que não deve ser normalizado, mesmo que seja para assumir que a nação mais poderosa do mundo é dirigida por um idiota,
  5.  # 5

Colocado por: AMG1

A diferença é que ter um idiota woke na rua a idolatrar o George Floyd não é, de todo, a mesma coisa que ter um idiota na WH a idolatrar a sra. Le Pen e a insultar o sistema judicial de um pais aliado dos USA.
    Equiparar estes dois comportamento a uma mera idiotice, a meu ver, pode resultar nalguma normalização do que não deve ser normalizado, mesmo que seja para assumir que a nação mais poderosa do mundo é dirigida por um idiota,

Não tenho qualquer pretensão de normalizar nada. Só que um idiota num lugar de poder tem muito mais visibilidade e é muito mais perigoso.

"País aliado dos USA" é um conceito que transcende Trump, tanto que está a desbaratá-los todos.

Quanto a insultar o sistema judicial, ele já faz isso no país que dirige, não lhe deve causar comichão nenhuma insultar o sistema judicial de qualquer outro país.
  6.  # 6

Sobre o que significa a estupidez humana e o impacto que pode ter no mundo, está aqui um pequeno filme sobre quem ja teorizou bastante sobre este tema há muitos anos.

https://youtu.be/ww47bR86wSc?si=NUl2tBvTlAIA4Vs-
  7.  # 7

Colocado por: AMG1Sobre o que significa a estupidez humana e o impacto que pode ter no mundo, está aqui um pequeno filme sobre quem ja teorizou bastante sobre este tema há muitos anos.

https://youtu.be/ww47bR86wSc?si=NUl2tBvTlAIA4Vs-

Está muito bom (embora também tenha algumas reservas quanto a algumas coisas que são ditas).
  8.  # 8

Colocado por: ClioII
    Não tenho qualquer pretensão de normalizar nada. Só que um idiota num lugar de poder tem muito mais visibilidade e é muito mais perigoso.

Nem eu ponho em causa a sua pretensão, mas ainda assim teve necessidade de o comparar, ou pelo menos associar "aos idiotas woke que idolatravam o George Floyd".
    O que não falta no mundo são idiotas, só que como você diz, uns são mais perigosos que outros. Ou seja, o que verdadeitamente os distingue não é a idiotice, mas o que fazem ou podem fazer com ela. Ora, quanto a isso, seguramente que concordamos que não há qualquer comparação entre o idiota que está na HW e os que protestavam pela forma como o George Floyd morreu.
  9.  # 9

Colocado por: AMG1mas ainda assim teve necessidade de o comparar

Necessidade nenhuma.

Um efeito que já observei variadíssimas vezes ao longo da vida é que, na esteira de uma estupidez, frequentemente ocorre outra estupidez em sentido diametralmente oposto e com mais intensidade.

E parece-me estar a ver este filme outra vez.
  10.  # 10

há "coisas" que me inspiram confiança: UE, alemanha, frança, paises nordicos, turquia (sim turquia), marrocos, canadá, australia,e mais uns poucos, só espero que a inglaterra perceba para onde tem de estar voltada.
    os USA terão mesmo que passar por uma longa regeneração, o idiota pensa que pode governar o mundo a meias com o putin...e o musk
    quanto á china em tempos vi uma reportagem onde se explicava de forma muito racional o facto de ser ter de ser uma ditadura, para mim o unico erro grave deles é se optarem alguma vez por alguma opção bélica, a questão deles com Taiwan deve ser resolvida de outra forma, com outra sabedoria.
  11.  # 11

cite>
    Necessidade nenhuma.

Um efeito que já observei variadíssimas vezes ao longo da vida é que, na esteira de uma estupidez, frequentemente ocorre outra estupidez em sentido diametralmente oposto e com mais intensidade.

E parece-me estar a ver este filme outra vez.

Ou seja em ultima análise, o que pretende afirmar é que o Trump e o que ele significa pode ser visto como uma reacção ao wokismo americano.
    Só que não é. O Trumpismo do primeiro mandato era trapalhão e sem projecto, mas o deste segundo mandato, apesar de ter o mesmo protagonista espalhafatoso, agora há programa e até algum método na implementação desse programa.
    Ver nisto apenas o resultado da reacção a um movimento disparatado e difiuso, apesar dos danos que causou a muita gente, lamento, mas em minha opinião continua a ser, mesmo que não intencional, um exercicio de justificação desmerecida quer pelo Trump, quer para os que o orientam e até para muitos dos que o seguem. Depois é também atribuir ao wokismo uma importância social e politica, que ele verdadeiramente nunca teve.
    A propaganda Trumpista bem se esforça por valorizar o wokismo, mas é uma tarefa va, sobretudo porque as decisões mais impactantes do Trump, não são sequer o fim das tais politicas identitárias, isso é basicamente folclore para entreter o povo MAGA. O Trump está-se pura e simplesmente marimbando para o numero de abortos, para as politicas anti descriminação ou até mesmo para o numero de sexos, o que lhe importa é alterar o papel dos USA no mundo e transformar o exercício do poder nos USA, colocando no executivo um conjunto de perrogativas que constitucionalmente não lhe estão atribuidas. Para isso usa a cruzada contra as politicas woke como um escudo, só que isso tem uma duração, não vai faltar muito para também isso sair de cena, tal como a deportação em massa de milhões de imigrantes também já se vai esfumando.
  12.  # 12

Só de pensar, se aquele tiro não tem acertado na orelha...
    Concordam com este comentário: Sirruper, Iko
  13.  # 13

Depois das bolsas, já começam a chegar os ecos da economia.

Isto agora está tudo muito mais rápido!

https://sicnoticias.pt/mundo/2025-04-04-stellantis-suspende-producao-em-fabricas-no-canada-e-no-mexico-cae74fe5
  14.  # 14

Colocado por: AMG1Isto agora está tudo muito mais rápido!

Aceleração dos ciclos económicos com a aceleração da informação. Hoje em dia o ceo têm uma dashboard com toda a informação e o impacto das tarifas ao vivo, pode tomar a decisão logo!
  15.  # 15

Colocado por: rod_2000
    Aceleração dos ciclos económicos com a aceleração da informação. Hoje em dia o ceo têm uma dashboard com toda a informação e o impacto das tarifas ao vivo, pode tomar a decisão logo!

Obviamente estava a ironizar. A decisão já estava tomada, mas só seria divulgada quando os USA anunciasse as tx alfandegárias.

O mundo hoje anda depressa, mas uma decisão destas ainda não é tomada por alguém sem ser antes partilhada com terceiros, pelo menos se for alguém com responsabilidades.
    Se fosse o Trump a tomar a decisão, aí já nao sei.
  16.  # 16

Jon Stewart é um homem completamente olhado de lado pelos republicanos, mas é de facto extremamente inteligente.

Piadas á parte … a entrevista foi mesmo muito boa.
  17.  # 17

18.  # 18

Pelo que tenho visto, os mais pobres começam a ver que "oops, talvez a árvore caia para este lado"... e começam a ver que estas ideias do Trump fará inflacionar o preço de quase tudo. Depois, entre os pobres há os negacionistas, que acham que quem pagará as tarifas serão esses países.

Já os mais abastados... republicanos... têm uma opinião curisosa, do tipo: "sim, isto vai custar um bocado agora no ínicio, mas o Trump tem um masterplan que poucos estão a ver... há-que confiar no homem".

Onde vejo alguma preocupação é quando o SP500 afunda e leva com ele as reformas e sistema do 401k...
    Além disso, vão passando noticias que os iphone custarão 3000$... e isso sim, já é um modo fácil de entender que os preços vão subir.
  19.  # 19

Com a minha idade não sei o que me surpreende mais…
    Se a existência de pessoas assim :
    Colocado por: N Miguel Oliveiraentre os pobres há os negacionistas, que acham que quem pagará as tarifas serão esses países.

Ou assim :
    Colocado por: N Miguel Oliveirasim, isto vai custar um bocado agora no ínicio, mas o Trump tem um masterplan que poucos estão a ver...

Imagine daqui a 10 anos depois da destruição do departamento federal de educação…
  20.  # 20

Meus caros o Trump pode ter sido a melhor coisa que apareceu para a queda dos preços da habitacao.
    Com a crise e com o desemprego que isto vai causar, o mercado habitacional vai cair.
    Os imigrantes vão ser os primeiros a serem despedidos, deixam de procurar casa e vao ter de procurar trabalho noutros paises.
    A malta nova vai retrair-se com a instabilidade.
    Resta os sobreviventes que vao estar quietinhos sem andarem a sonhar com a casa de sonho e deixam-se estar no seu apto.
    Concordam com este comentário: brvnv

0.2617 seg. NEW