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  1.  # 1

    Transcrição de outro tópico sobre as tarifas do Trump

    Sim cobrar ás tecnológicas americanas vai ser uma das formas de retaliar. Já há alguns anos que o tentam fazer mas para isso precisa de resolver problemas internos pois nem todos os membros da UE estão de acordo.
    Agora fala-se em aplicar uma multa de 1000 milhões de euros á X por não censurarem a alegada desinformação. Mas por cá não nos importamos que a TikTok transmita em direto uma violação de menores sobretudo para um publico jovem. Deve ser a tal liberdade de expressão...
  2.  # 2

    Carvai
    pelo menos não é fake news :)
  3.  # 3

    Colocado por: SolivaCom a minha idade não sei o que me surpreende mais…
    Se a existência de pessoas assim :


    Em boa verdade, pela escala que têm os USA, encontrará todo o tipo de personagens, com as mais variadas opiniões sobre o que se está a passar.

    Pessoalmente, fiquei algo incrédulo ao discutir com malta de finanças, contabilidade e afins... em que defendiam que as tarifas são uma coisa boa.
    Isto no mesmíssimo dia em que a bolsa, o SP500, e tantos outros indicadores colapsaram. E em que começaram a pôr em causa o seu 401k...

    Por vezes, os factos, são minorizados, se vão em contra do que acreditámos... ou quando desmentem a nossa fé em determinada actitude do "supremo chefe".


    Em sentido oposto, encontrei também colegas que vão alternando o voto entre democratas e republicanos, totalmente insatisfeitos com as relações internacionais desta nova administração, em que sentem que é tarde demais para reverter a globalização e em isolar os USA do mundo, apenas vai criar empregos que já ninguém quer no séc. XXI mas que são necessários. E tudo isto a troco de quê? Só vai servir para que ninguém no mundo possa confiar num americano de novo para fazer negócios.
    Concordam com este comentário: Soliva
  4.  # 4

  5.  # 5

    Mas parece que do lado do resto do mundo algo n bate certo...
  6.  # 6

    Posso estar errado … mas algumas conclusões não me parecem estar correctas e nota-se a ausência de factores como aumento dos custos de produção e perda de competitividade, reciprocidade de tarifas e o factor social, como a perda de confiança entre vendedor e comprador.
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 7

    Acho que estamos a ver o início de uma tempestade perfeita e não vai ser bom para os Americanos, vamos é ver se a Europa sabe aproveitar.
    Já não é de agora que se sabe que a America não produz metade do que consome, ora já à noticias que muitas empresas estão a deixar de expedir por conta das tarifas com receio de ficar com stock empatado, para além da inflação que vai aumentar por conta das taxas a procura também vai ser maior que a oferta, para ajudar o dolar ainda vai descer mais, o FED que já foi pressionado pelo Trump para baixar as taxas de juros, vai ter de subir as taxas para controlar a inflação e a desvalorização da moeda.
    Eu acho, e não sou nenhum expert, que a vida na America vai ficar muito difícil, se bem que é por culpa deles, quando o homem diz que a lixivia mata o vírus(não é que estivesse errado, mas não mencionou que também mata o hospedeiro) e agora aplica as tarifas sem garantir que o país é capaz de responder à procura, os Americanos vão pagar bem caro só darem ouvidos a meias verdades
  8.  # 8

    será que:
    um americano comprava um mercedes a x
    agora compra a x+20%
    quem perde?
    quem ganha?
    quem é que fica com os 20% ?
    o trump vai distribuir pelos americanos esses 20%?
    em ultima analise se o americano comum tiver mais dinheiro no bolso, continua a comprar o mercedes e fica tudo na mesma
    :)
    • SrR
    • 7 abril 2025

     # 9

  9.  # 10

    Colocado por: SrRhttps://www.publico.pt/2025/04/07/economia/noticia/eua-enviam-cartas-empresas-portuguesas-abandonarem-politicas-diversidade-2128791


    Estão a fazer isso literalmente a todas as empresas da Europa que trabalhem com eles. Não é exclusivo a Portugal.
    • SrR
    • 7 abril 2025 editado

     # 11

    Colocado por: Nostradamus!

    Estão a fazer isso literalmente a todas as empresas da Europa que trabalhem com eles. Não é exclusivo a Portugal.
    .

    podemos dizer que a questao da diversidade e inclusão nas empresas esta para Trump como o trabalho infantil está para nós!!!!! É capaz de ter lógica nem que seja a lógica da batata.!
  10.  # 12

    Colocado por: marco1será que:
    um americano comprava um mercedes a x
    agora compra a x+20%
    quem perde?
    quem ganha?
    quem é que fica com os 20% ?
    o trump vai distribuir pelos americanos esses 20%?
    em ultima analise se o americano comum tiver mais dinheiro no bolso, continua a comprar o mercedes e fica tudo na mesma
    :)


    É mais o seguinte:

    O americano tem $50000 para dar por um carro (ou a prestação mensal equivalente do crédito, o que é mais provável)
    Vai ver carros de $45k-50k.
    Antes das tarifas, tinha um ford ou mercedes sensivelmente equivalentes, porque afinal de contas já são muitos anos de um mercado competitivo.
    Agora, o mercedes de $50k custa $60k, por isso ele compra o Ford.

    No curto prazo, a mercedes pode até comer as tarifas para não perder cota de mercado, mas no mercado automóvel a concorrência é tão feroz e as margens tão baixas, que não poderá manter isso muito tempo.

    No longo prazo com tarifas, o que acontece é que a mercedes perde cota de mercado, a Ford também sobe os preços, para $58k contra o mercedes que agora custa $60k.
    No fundo pouco é cobrada a tarifa porque a procura aumenta muito no mercado interno.

    O maior efeito é a inflação sentida pelos consumidores americanos.

    Há ainda outro efeito secundário, que é a desvalorização do dólar que está a ser provocada... O mercedes custava $60k com tarifa, mas se calhar vai ter que custar ainda mais, porque se foi importado, as peças e salários foram pagos em €, e agora é preciso mais $ para comprar os mesmos €...
  11.  # 13

    Colocado por: duriela Ford também sobe os preços, para $58k


    Isto já aconteceu no passado, em 2018 com o Trump também, com as Máquinas de Lavar a Roupa estrangeiras às quais se aplicou uma tarifa de 12%. Houve sim uma ou outra empresa a criar a fábrica nos EUA. Mas foi residual. Aliás, por cada emprego criado, os consumidores pagaram no seu conjunto 820'000 dólares em Máquinas de Lavar. Ou seja, demasiado esforço, para o resultado que teve ao nível da criação de emprego.
    No longo prazo, o que aconteceu é que as empresas nacionais subiram os preços. Tão somente isto. Os consumidores continuaram a comprar as mesmas marcas... estrangeiras e nacionais, mas 12% mais caras.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 14

    Se o comercio global com os USA se retrair significativamente, por via das tarifas, o dolar vai acabar por se valorizar, porque a oferta (pagamentos feitos pelos USA) vai retrair. Era aliás, este movimento a que deveríamos estar a assitir, só não esta acontecer, porque muitos investidores estão a abandonar o mercado americano, com receio da recessão, e daí o excesso de USD. Uma parte muito significativa do investimento no mercado americano tem origem no exterior. Ou seja, muitos dos dólares que os americanos pagam pelos produtos importados, acabam por voltar aos USA sobre a forma de investimento.
    De qualquer modo, o dólar hoje já parou a queda face as principais moedas, agora e vermos até onde vai nesse sentido.
    Para a equipa do Trump, as bolsas são menos problemáticas do que a moeda, por isso a pressão sobre a reserva federal para nao mexer nos juros.
    Mesmo para a generalidade dos americanos, a queda da bolsa já não tem a dimensão do passado. A maioria dos fundos de pensões e mesmo outros já estão hoje menos expostos a bolsa (em regra andam aí pelos 25 a 35%) o essencial do investimento em participações sociais é feita atraves de fundos de private equity e o valor desses activos é pouco afectado, no imediato, pela cotação bolsista. Os fundos de pensões nos USA aprenderam a lição de 2008.
    Para mim esta semana é crucial sobre o futuro das tarifas trumpistas. O boato de que haveria uma nova suspensão de 90 dias, que correu ontem, aparentemente com base na secretaria do comércio, talvez tenha sido uma forma de testar essa hipotese. Veremos!
  13.  # 15

    Colocado por: marco1será que:
    um americano comprava um mercedes a x
    agora compra a x+20%
    quem perde?
    quem ganha?
    quem é que fica com os 20% ?
    o trump vai distribuir pelos americanos esses 20%?
    em ultima analise se o americano comum tiver mais dinheiro no bolso, continua a comprar o mercedes e fica tudo na mesma
    :)


    Como o mercedes aumenta 20% mas outras marcas fabricadas localmente não aumenta, vai haver muita gente a optar por comprar a marca local, o que acaba por ser o objetivo das tarifas.
    A UE tem é que ser inteligente e só aplicar tarifas nos produtos em que existem alternativas aos de fabrico americano.
  14.  # 16

    Colocado por: durielAntes das tarifas, tinha um ford ou mercedes sensivelmente equivalentes, porque afinal de contas já são muitos anos de um mercado competitivo.
    Agora, o mercedes de $50k custa $60k, por isso ele compra o Ford.


    Não tem de custar mais. Essa ideia que os carros europeus que andam no continente Americano são de fabrico europeu é um embuste que o Trump e afins quer passar.

    Inúmeros modelos da Mercedes são fabricados nos USA, a começar pelo best-seller classe M/GLE (talvez porque Tony Soprano conduzia um na série). Um carro quase desenhado antes do tempo dos SUVs, típico para a cultura e clientela americana.

    BMW é igual com os modelos equivalentes. Os SUVS da série X são feitos do lado de lá do atlântico.

    Toyota, Honda, etc, etc, muitos modelos são fabricados lá, já há varias décadas.

    Esta conversa labrega do Trump sobre a industria automóvel é só lodo e areia para os olhos do tipico gajo que come tudo o que lhe metem à frente sem pensar 2 vezes se o que ele diz é verdade ou não.

    Depois os ignorantes multiplicam as palavras de ordem "they took our jobsssssss", quando na verdade até estão a criar empregos.

    No meio desta conversa toda, eles são capazes de salvar mais empregos americanos se comprarem mais Mercedes europeus de fabrico americano, em vez dos modelos da Ford americana de fabrico mexicano.

    Com papas e bolos se enganam os tolos.
  15.  # 17

    Colocado por: Gervas69vamos é ver se a Europa sabe aproveitar.


    A Europa tem muita inercia de decidir o que quer que seja. Dificilmente terá a agilidade estratégica para conseguir tirar dividendos de alguma coisa.


    Nem no tipo de resposta as tarifas consegue ser determinada, seja para que lado for.


    Vamos "retaliar", aqui um com bluffzinho..até porque nao temos plano B caso não resulte. Mas sim vamos retaliar, mas só lá para Dezembro..que agora não dá muito jeito.
      Screenshot 2025-04-08 at 09.25.19.png
  16.  # 18

    Colocado por: hangasMas sim vamos retaliar, mas só lá para Dezembro..que agora não dá muito jeito.


    A ser honestos não dá mesmo … os mercados globais estão em queda… na gana de retaliar podemos eventualmente estrangular ainda mais o mercado e isso não é bom nem para nós .
    Há que ser conciso sim mas cirúrgico.
    Se agirmos impulsivamente na retaliação , não seremos melhor que o otario que lançou a bomba na economia global.
    Eventual tarifa sobre o Bourbon americano, pode desencadear uma medida retaliatória contra o mercado alcoólico europeu … e a França ( por exemplo ) não pode lidar com isso agora .

    Alguns dos materiais sancionados pela Europa que vai causar dor nos states … Soja … um tiro certeiro na base de apoio Trump , que apesar de só ter início em Dezembro , a nível de mercado a notícia de futura tarifa vai ter consequências e para não falar que já vai afectar as vendas das colheitas que estão neste momento na terra …
    Os agricultores desta matéria não vão ter para onde escoar …

    Muito honestamente, acho que lançaram esta lista inicial de possíveis tarifas para a comunicação social para ver a resposta americana e ao retirar o whiskey e bourbon acalma os mercados do sector europeu … entretanto os states já recusaram as tarifas 0 na indústria proposta pela EU.
    Concordam com este comentário: AMG1
      IMG_2638.jpeg
  17.  # 19

    Colocado por: hangas

    A Europa tem muita inercia de decidir o que quer que seja. Dificilmente terá a agilidade estratégica para conseguir tirar dividendos de alguma coisa.


    Nem no tipo de resposta as tarifas consegue ser determinada, seja para que lado for.


    Vamos "retaliar", aqui um com bluffzinho..até porque nao temos plano B caso não resulte. Mas sim vamos retaliar, mas só lá para Dezembro..que agora não dá muito jeito.
      Screenshot 2025-04-08 at 09.25.19.png


    A EU é um conjuntos de países, obviamente as decisões não são nem podem ser tomadas por uma pessoa só e de animo leve.
  18.  # 20

    A UE é um bloco de países democráticos (salvo os do costume), não é a China autocrática e com uma capacidade económica muito diferente da UE.
    A posição mais inteligente neste momento é esperar e estudar as várias opções e as suas consequências, não é reagir em modo automatico. Para asneirar já basta o ocupante da WH.
    Dada a dimensão da relação económica, social, cultural e até afectiva, entre a UE e os USA, tudo remete para a necessidade de tentar um acordo com os USA que minimize os impactos deste desvario, qualquer acordo será sempre melhor do que nenhum.
    Paralelemente temos é de fazer pela vida e definir uma agenda para o futuro, em que os USA vão ter de ocupar um papel diferente durante muitos anos, independentemente do inquilino da WH.
    O bloco europeu é também um grande cliente dos UE, nalguns produtos com relevância para os USA, por detrás desta retórica trumpista, acabará por surgir a voz da razão, neste caso das empresas que podem ser prejudicadas, só temos de esperar um bocadinho e se for para retaliar podemos sempre fazê-lo agora ou daqui a 2 ou 3 meses depois de esgotadas as tentativas de conseguir um acordo.
    Até a China ja passou a uma retaliação cirurgica, procurando com o mínimo de custo infligir o máximo de danos. A ideia é escolher produtos ou sectores onde essas medidas possam ter o maior impacto economico local e com isso corroer a argumentação interna utilizada pelo Trump.
    Ainda ontem o CEO da Ford, supostamente um beneficiário das tarifas, veio defender que elas são prejudiciais para as suas empresas, porque prejudicam o ecosistema produtivo, que permite acesso a produtos inovadores com multiplas origens e a preços aceitáveis, dada a econonia de escala a que são fabricados. Para ele, o resultado destas alterações será uma reestruturação que entre outras coisas implica investimentos (leia-se custos mais elevados) e reafectação da força laboral, ou seja desemprego.
    Como se costuma dizer, nisto das tarifas, ainda a procissão vai no adro, pelo que convém ter calma, mesmo que seja necessario pôr muito gelo nas veias.
 
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