Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma zona no meu jardim, que tem um patamar acabado em granito, onde vou colocar uns sofás e uma pequena mesa, que é elevado 1 metro em ralação ao jardim, e gostava de colocar uma escada para facilitar o acesso.

Pensei numa escada em ferro, com os degraus só o cobertor (sem espelho), revestidos no mesmo granito do patamar.

Ora pensei numa solução de por exemption uma viga (ou duas em ferro no meio) e os patamares em ferro para revestir com granito, uma vez que este é apenas de 2cm e não aguentaria o peso direto.

O patamar onde seriam ficadas as vigas de ferro, tem cerca de 50 cm de espessura em betão armado. Na extrema inferior, tenho jardim, ou seja, terra.
    A escada teria uma largura na ordem dos 1,50m.

Como poderia fazer a fixação na terra? Teria de fazer uma salada em betão para as vigas? As vigas podiam segurar unicamente na lateral do patamar, apoiando apenas na terra?

Já procurei na net, mas só encontro imagens , onde as vigas ficam na lateral..

Percebem o que pretendo?
    alguém tem alguma imagem?
      IMG_0692.jpeg
  2.  # 2

Eu penso que idealmente deveria fazer uma sapata para as vigas de ferro descansarem e serem fixadas (assim como um ou outro ponto de amarração nessa parede, se necessário). Apenas com fixação na parede lateral já implicava outro estudo relativamente à estrutura, e poderia não ficar tão sólido.
  3.  # 3

A minha ideia não é fixar na parede lateral..

É pra ficar no patamar onde escrevi “betão armado”.

Queria ficar lá às duas virar em ferro.

A sapata na terra, teria que ter alguma profundidade até terra firme?

Esta terra neste momento é um canteiro de jardim, mas que foi aterrado depois da construção, precisamente para ser jardim..
  4.  # 4

Tive a rectificar as medidas, e a altura da escada são 75cm..

Acho que me bastam 3 degraus..
  5.  # 5

Colocado por: Bragas VA minha ideia não é fixar na parede lateral..

Ok, percebi mal inicialmente.

Colocado por: Bragas VA sapata na terra, teria que ter alguma profundidade até terra firme?

Sobre isso acho que não terei o conhecimento para aconselhar... Mas presumo que não tenha que chegar a terra firme (se esta se encontrar muito fundo), se fizer um buraco para sapata com uma dimensão jeitosa, compactar bem, talvez uma camada de brita e o betão com uma armação em ferro, deverá fazer o serviço.

Colocado por: Bragas VTive a rectificar as medidas, e a altura da escada são 75cm..

Acho que me bastam 3 degraus..

Também não é nada de especial, acho que não requer muita engenharia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  6.  # 6

Aposto que o serralheiro me pede já Prai 1500€ pelas duas vigas de ferro e os três patamares para colocar os degraus

0.0117 seg. NEW