Comprei uma casa recentemente que tem dois WCs, um ao lado do outro. A habitação é um 2º Andar de um prédio de 4 andares. No WC Social, senti algum cheiro a esgoto durante o verão mas que se tem intensificado com o tempo mais frio. A principio, pensei que o problema estivesse no sifão de pavimento, abri o sifão, limpei, verifiquei que o nivel da agua tapa os buracos e fechei novamente. Nota: a divisão estava partida e tive de a reparar. Comecei a reparar que o cheiro é mais forte de manhã e ao fim do dia, sobretudo de manhã quando tomava banho e ligava o extrator o cheiro é muito forte. Comecei a colocar o nariz em tudo e reparei que ao ligar o extrator o ar é puxado pela entrada de ar natural (que tem um grelha apenas) e que o cheiro vem desta entrada de ar. Recentemente subi ao telhado do prédio por outra razão e reparei que nas saidas de ar dos WCs temos duas girândolas, e que uma delas não está a funcionar (não sei se é a do WC com o cheiro), será que esta pode ser a razão? O outro WC não tem qualquer cheiro.
Essas entradas de ar natural muitas vezes provêm de um desvão na base do prédio. Se estiver a ganhar mofos e lixos nessa zona, esse ar pútrido está a ser puxado para o interior da sua habitação.
Colocado por: ClioIIEssas entradas de ar natural muitas vezes provêm de um desvão na base do prédio. Se estiver a ganhar mofos e lixos nessa zona, esse ar pútrido está a ser puxado para o interior da sua habitação.
Mas nesse caso, teria de ter o mesmo cheiro no outro WC ou é um desvão por WC? Obrigado
Pode ser muita coisa. Podem ter tubos diferentes, um está a criar fungos lá dentro e outro não. Tem de investigar. Veja com o vizinho de baixo e de cima se têm o mesmo problema: muitas vezes esses tubos de admissão de ar fresco são partilhados entre vizinhos (o que é uma porcaria nesse caso, ouve-se tudo de uns WCs para os outros).
Eu resolveria isso de uma maneira muito simples: tirava a grelha de admissão de ar fresco e tapava com qualquer coisa. Até pode experimentar temporariamente com um cartão e fita adesiva. A entrada de ar fresco do WC seria feita pela porta. Essa até é a solução de boa parte dos edifícios. Por alguma razão que desconheço esse tipo de admissões de ar no WC encontro-as essencialmente no sul ou centro/sul do país. No norte ou centro/norte não costumo ver isso (há sempre excepções, claro).