Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

desde já peço desculpa caso as minhas perguntas sejam básicas mas facto é que sou leigo neste tema, daí solicitar ajuda.

Estando aproximar-se o Natal, estou a fazer, pela primeira, vez instalação de luzes de natal exteriores.

A minha questão é:

para não estar a colocar extensões de dentro para fora de casa, posso ligar uma extensão à ligação de um foco de luz exterior? e assim ligar e desligar no interruptor interior?

Isto porquê? compramos casa há muito pouco tempo e reparei que num dos pontos exteriores onde levava um foco de luz, não tem esse foco porque estava estragado. no entanto tem os 3 cabos (fase, neutro e terra) à mostra mas com os condutores protegidos.

A minha ideia seria comprar cabo elétrico como da imagem e ligar na ponta a tomada simples ou tripla.

e possível fazer isto que estou a planear? Mesmo tendo o cabo terra?

Desde já obrigado.
      Captura de ecrã 2024-11-07 115416.png
      Captura de ecrã 2024-11-07 114414.png
      Captura de ecrã 2024-11-07 114308.png
  2.  # 2

Para um situação provisória, sim. Mas só terá a iluminação ligada, se ligar também a iluminação exterior.

deverá ser garantido que dos os equipamentos elétricos possuem IP adequado para o exterior e que garante proteção mecânica aos cabos.
    Concordam com este comentário: joaocpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaocpinto
  3.  # 3

Colocado por: BigmousePara um situação provisória, sim. Mas só terá a iluminação ligada, se ligar também a iluminação exterior.

deverá ser garantido que dos os equipamentos elétricos possuem IP adequado para o exterior e que garante proteção mecânica aos cabos.
    Concordam com este comentário:joaocpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaocpinto

Sim, será para usar durante o natal e algumas noras noturnas

estava a ponderar usar estes sistemas para proteger.

Já agora, o fio terra convêm ser ligado ou, a tomada simples e/ou tripla só permite a ligação de do fase e neutro?
      Captura de ecrã 2024-11-07 142004.png
      Captura de ecrã 2024-11-07 141932.png
      Captura de ecrã 2024-11-07 141841.png
  4.  # 4

Já agora, o fio terra convêm ser ligado ou, a tomada simples e/ou tripla só permite a ligação de do fase e neutro?

Veja se a iluminação de natal tem terra, se não tiver (o mais provável) não vale a pena ter uma tomada/tripla com terra.

Cump
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaocpinto

0.0122 seg. NEW