Tinha uma dúvida, que persiste após algumas pesquisas, pois a informação disponível parecer ser contraditória.
Fiz uma proposta formal de compra de imóvel, através de formulário da Remax. A agente informou-me verbalmente que a proposta foi aceite, mas não recebi ainda qualquer formulário assinado. Este formulário não expressa nada sobre o tipo de vínculo da proposta.
No entanto, não estou a gostar da postura da agente desde o inicio. Pois tem-me feito muita pressão, com chamadas, mensagens áudios e escritas constantes quando não respondo de imediato e após solicitar algo espera que o vá fazer imediatamente. E a ser incrivelmente condescendente com o processo de crédito, a dizer-me coisas como por exemplo que a avaliação só vai ser pedida depois do crédito ser aprovado (?), e a confundir conceitos de pré aprovação e aprovação.
Estou ainda à espera que me envie a documentação da casa (nem as atas de condomínio tenho ainda), a qual só se disponibiliza a fazer depois de falar com o intermediário de crédito que me está a acompanhar o processo, para se certificar que tenho condições de financiamento.
Posto tudo isto, estou a pensar rescindir a proposta pois não me sinto confortável com esta situação, e não tive qualquer problema noutras visitas a enviarem de imediato pelo menos certificado energético e atas de condomínio, penso assim que tenho outras opções que me deixam mais descansado. E honestamente tenho visto coisas que talvez esteja mais interessado.
Há algum vinculo legal nesta formalização de proposta que me obrigue a pagar algum tipo de compensação ao proprietário ou alguma ação judicial que possam tomar? Ou é só uma situação desagradável mas basta uma conversa para rescindir a proposta?