Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos

Terreno inclinação 4,5m, área implantação 160 m2.
    Estamos em fase de elaboração de projecto e eu não percebo nada disto :(

Devido a obrigação de construir uma garagem coberta para 2 carros e devido a inclinação do terreno, estamos a desenhar uma casa de 3 andares, sendo que a ideia era ter piscina no nível do rés do chão ( pelo menos o buraco dele hihi).
    Claro que estamos a imaginar uma casa, que infelizmente que não tenha dinheiro para ela, por isso gostaria de saber a opinião de quem construiu ou sabe quanto ficaria uma casa mais ou menos nestas condições.
    Por exemplo, a média Braga ronda os 1000/1200 m2, mas a cave tem o mesmo preço por m2? Sim já li comentários que apontam pós 1500 😥
    Óbvio que varia com os acabamentos mas seriam acabamentos médios baixos.

Obrigada a todos!
  2.  # 2

Colocado por: CasaBraga, a média Braga ronda os 1000/1200 m2,

Olá, mais IVA.

O gasto na cave não é com os acabamentos... é com as paredes em betão contra a terra. E respectiva impermeabilização...

É loteamento?

Coragem para levantar uma casa de 310m² nestas alturas...
    • spvale
    • 9 novembro 2024 editado

# 3

Quanto conta gastar? Atenção que a realidade é um bocado diferente nos valores, então chave na mão 😅
    Ainda ontem vi publicidade a mencionar 980m2 mas com o mínimo de brio e qualidade terreno fácil e construção fácil menos de 1400 não se deve safar
  3.  # 4

deve indicar quanto quer gastar ao arquitecto
  4.  # 5

Na minha zona de Braga não me chegaram 1500 +IVA..

Afinal Braga não é toda igual..

A minha construção foi numa aldeia.. deve ser mais caro..
  5.  # 6

Colocado por: Bragas VNa minha zona de Braga não me chegaram 1500 +IVA..

Afinal Braga não é toda igual..

A minha construção foi numa aldeia.. deve ser mais caro..

Acho bastante caro para os arredores de Braga.
    Valores assim ao metro quadrado só tenho visto mesmo em áreas muito pequenas tipo 80m² e materiais acima do "normal".

Foi você a gerir a obra? O terreno tinha pendente ou condições desfavoráveis? Acho estranho.
  6.  # 7

Coloquei bons materiais sim.. mas nada de extraordinário..

Torneiras Grohe com sistemas termoestaticos
    Cerâmicos 45/50€ m2
    VMC/PRH/
    Piscina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 8

Então, o arquiteto está a par do nosso orçamento, mas isso já sabemos
    Que não podemos confiar, afinal não vai ser ele a empresa a construir infelizmente 😅
    Estamos neste momento neste ponto situação:
    Vamos ter de alterar o alvará do loteamento para ter mais área de implantação para não ter de construir a garagem na cave e dessa forma poupar em acessos e muros de suporte.
    Construir rés chão : 180 (33 garagem aberta)
    1 andar 115 m2
    Cave mínimo possível só para “matar o declive do terreno e criar a fundações)
    Medidas das Áreas de construção

Quanto ficará esta brincadeira pensando numa casa de acabamentos médios? 🙈
  8.  # 9

Colocado por: CasaBragaQuanto ficará esta brincadeira pensando numa casa de acabamentos médios?

Então não confia no seu Arquitecto, que dispõe de todos os dados do projecto, e vai confiar em nós?
    Já começou com o pé esquedo.
    Primeiro define um Orçamento, e depois faz a casa que der dentro desse orçamento.
    Se primeiro definiu a casa e o que quer... o custo final será a soma disso tudo. Quem sabe? Ninguém.
    Ainda assim, o seu Arquitecto será a pessoa mais capaz para responder-lhe, como é óbvio.
  9.  # 10

Se for como no meu caso (tive azar ou não escolhi bem - o barato sai caro), a arquitectura e as especialidades eram enviadas para mim como DO, para dar uma vista de olhos (porque eu era interessado), depois eu analisava e nas sequência lá tinha eu de enviar email ao gabinete para corrigirem o que eu não concordava, os erros que eu apanhava (copy past de outros projectos), esquemas mal feitos com discrepâncias de versões, enfim foi uma luta de mais de 1 ano. Por mais que paguem, se não ficarem atentos, passa tudo desperdício e os projectos atrasam.
  10.  # 11

O meu arquiteto sabe o nosso orçamento. Mas claro infelizmente pelo que tenho lido quase nunca bate o orçamento com o que solicitamos. Eles podem ser muito bons mas não sabem o preço dos materiais.
    Eu gostava de saber se alguém fez recentemente uma casa e conseguiu que ficasse pelos 1000 euros m2 em condições semelhantes a nossa.
    • HFSF
    • 7 janeiro 2025

# 12

Só pela area é muito dificil de adiantar muita coisa

Provavelmente o seu arquiteto tem uma ideia do preço na zona fale com ele para conseguir optimizar para o custo que tem em mente.

A minha arquiteta falou com alguns construtores que tem de referencia e pediu-me para pedir uns orçamentos para garantir que estavamos no caminho certo antes de meter o projeto na camara.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 13

Colocado por: CasaBragaÓbvio que varia com os acabamentos

É nisto que os DO são enganados.
    O tipo de acabamento é apenas uma das variáveis que influenciam o custa da construção. Por norma nem sequer é a variável que tem mais peso.
    Eu consigo construir com acabamentos de gama alta e qualidade de construção medíocre. Aliás esta é a receita para a grande maioria das nossa construções.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, ClioII
  12.  # 14

Eu estou a construir neste momento em Braga e 1000€/m2 não chegam nem que eu faça piruetas.
    Não é chave na mão, não vou ter PRH, os vãos são moderados, tenho sim piscina e é térrea mas com declive (o que faz com que tenha um desvao generoso) e mede 250m2 já com garagem fechada.

Uma das coisas que não percebo no seu caso é a garagem aberta, não é o preço das paredes em blocos e o portão que o vão levar a falência... Mas posso estar a ver mal a coisa... E sim mais algum €€ mas que para mim se justifica.

p.s. se por acaso for ver os meus posts ou tópicos, a casa/planta não está actualizada, pelo caminho aumentei ao terreno, meti outra alteração ao loteamento e alterei a casa para térrea.
    • snob
    • 7 janeiro 2025

# 15

Eu também construí em Braga. Claro que a qualidade da construção influencia muito o preço, bem como os acabamentos e demais sistemas de climatização.
    Diga lá qual é a área total da construção e qual é o seu orçamento, o pessoal diz-lhe já se é possível ou não.
    Conte sempre que a estrutura (vulgo esqueleto) representa somente cerca de 25% do custo total da obra. Vai ter muitos empreiteiros que lhe vão propor primeiramente o orçamento da estrutura e depois acertam o restante, na ótica de você aceitar e ficar presa a eles. Mas sabem perfeitamente que os problemas e os custos da obra disparam nas fases seguintes...
  13.  # 16

Fresias, no dia a dia sei que não vamos usar o portão fechado, são opções, a estrutura vai ficar feita mas o portão sem colocar hihi
    Vi na sua discussão que a casa terá:

“Consegui encontrar as medidas da "casota"
    No piso R/C:
    -Pelas paredes exteriores sem a churrasqueira e a entrada 164,8m2
    -Com a churrasqueira e a entrada 175,5m2.

-Garagem 186 m2 🫣”

Ou seja, total: 361,5 por 300k tinhas colocado, já saiu do orçamento é isso?
    Nesse valor dos 300k, contavas com o quê? Terreno, muros, arquitetura, somente a casa, electrodomesticos, portões, piscina? … ;)

Obrigada pela ajuda. De facto neste grupo às vezes tens esperança e outras é, onde me estou a meter! 😳
  14.  # 17

Contamos com 180 rês chão (dos quais 40garagem e mini alpendre entrada) + 115 andar de cima. E cave (que ficará em bruto) somente para matar o declive do terreno e dar estrutura a casa.
  15.  # 18

Snob fizeste com alguma empresa chave na mão de Braga?
    • snob
    • 7 janeiro 2025

# 19

Colocado por: CasaBragaSnob fizeste com alguma empresa chave na mão de Braga?

Não, eu fiz com adjudicação direta das diferentes especialidades (em fiz uma moradia em banda). Contudo, reconheço que quem não for da área e tiver poucos conhecimentos da arte de construção, é melhor contratar "chave na mão". Fica mais caro, mas trabalha com mais segurança.
    Estamos a falar em cerca de 300 m2. Se optar por um pequeno empreiteiro (com qualidade duvidosa a não ser que seja seu conhecido e amigo), e optar por acabamentos medianos e sistemas de climatização económicos (por exemplo se optar por AC para climatização), acredito que consiga construir por cerca de 1000 € + IVA por m2.
    Se optar uma empresa de construção de renome e acabamentos razoáveis, poderá bater facilmente nos 1500 € + IVA.
    Tenha presente que o seu terreno, logo à partida vai implicar gastos com o desaterro e eventual transporte da terra.
    Contudo, digo-lhe que se tiver um orçamento limitado, vai sofrer muito no decurso da construção, pois vai ter de encontrar um pequeno empreiteiro e estes implicam ainda mais cuidados e cautelas. Outra coisa importante, a construção de uma casa é um risco brutal, pode correr bem, mas também pode correr mal. Temos de ter um bom arquiteto do nosso lado, a apoiar todas as decisões, ser muito esclarecidos e precavidos para não sermos enganados. Investigue e procure esclarecer-se sobre tudo. Boa sorte
  16.  # 20

Colocado por: CasaBragaO meu arquiteto sabe o nosso orçamento. Mas claro infelizmente pelo que tenho lido quase nunca bate o orçamento com o que solicitamos. Eles podem ser muito bons mas não sabem o preço dos materiais.

Mas o que significa "sabe"?
    Interessa é saber se o projecto é feito à medida do orçamento, ou em função dos seus requisitos.
    Porque muitas vezes, as duas coisas não estão em sintonia. Deve haver um balanço.

O que significa "eles não sabem os preços dos materiais"? "Pelo que tenho lido?"
    Se apenas tem um projecto de licenciamento, não é que eles não saibam os preços. Eles não sabem é que materiais!

Repare, com um projecto de licenciamento, os Arquitetcos terão, na melhor das hipóteses, uns 20% de informação que lhes permita estimar o custo total com rigor. Basicamente sabem as áreas, os volumes, os metros lineares. Sabem a quantidade de ferro, areia e cimento. De resto, sabem que a sala tem m2 de azulejo. Mas se não sabem qual é o azulejo... Como espera que eles saibam quanto gastará em azulejo e mão de obra para a sala?
    Se você tem um projecto de execução, em que tem todos materiais definidos... não estou a ver como falha um Arquitecto. Tem as quantidades, e têm os preços. É só multiplicar. Até você pode fazer isso. É matemática da primária. Se tem projecto de execução peça ao Arquitetco que calcule uma estimativa. Se não confia, pegue no proj. de execução e peça isso a um Medidor Orçamentista.
    E mesmo com isso, entrarão outras variáveis que o Arquitecto ou Orçamentista não controlam mas podem estimar, inflação, falta de matéria prima ali, falta de mão de obra acolá, etc... E isso vai muito do mercado local de onde é a obra.

Ora... você nos seus Arquitectos não confia.
    Mas pergunta-nos a nós, que só dispomos da área de cada piso?
    Acha que é suficiente? Que respostas espera encontrar?
    Se quiser digo-lhe quanto custaram umas 4 ou 5 casas prontas com áreas parecidas em Braga... mas verá preços tão díspares que a resposta não lhe servirá para rigorosamente nada. Não é assim que se faz.

0.0210 seg. NEW