Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, esta é a minha primeira participação no fórum e preferia não ter que a fazer, mas a vida é mesmo assim e espero que alguém me consiga ajudar.

Recentemente perdi o meu pai e os meus avós paternos, que só tinham dois filhos (o meu pai e a irmã). Tinham as partilhas apalavradas, mas nunca passaram nada para o papel, até porque os meus avós tinham vários prédios rústicos sem escritura (foram comprados há décadas e nunca colocaram os terrenos no seu nome).

Entretanto a minha tia, como cabeça de casal da herança (presumo que seja esta a designação), pediu-me uma cópia do CC para fazer a habilitação de herdeiros (já passaram vários meses desde que lhe entreguei a cópia).
    Recentemente, sem ninguém o prever, perguntou-me se não estava interessado em vender a minha parte, que ela tratava depois de legalizar os terrenos em seu nome (os tais que os meus avós nunca registaram, mas que exploraram toda a vida), e se não queria vender em conjunto as duas casas que eram dos meus avós (duas casas em um único artigo nas finanças, estando as mesmas no mesmo terreno), uma que seria para o meu pai e a outra para ela.

A minha questão é tentar perceber, porque sou um leigo na matéria, se isto é possível, ou seja, vender à minha tia os prédios rústicos (sem que os mesmos estejam em meu nome) e colocar as duas casas à venda (desconfio que na matriz predial esteja apenas uma casa, que era a que o meu pai ia herdar), mais uma vez sem que a casa esteja em meu nome e no nome dela (passando diretamente dos meus avós para o comprador).

Peço desculpa desde já se não fui muito explícito, mas esta tia, infelizmente, nunca foi muito próxima, nem sequer parece ser muito transparente, dificultando o acesso a qualquer tipo de informação sobre o património dos meus avós.
  2.  # 2

Acho que a primeira pergunta que impera é … já fez a habilitação de herdeiros ?
    Tem 3 meses para o fazer …
    Foi efectuado levantamento de bens ?
    Vá às finanças e trate dos procedimentos , não esteja á espera de alguém que na sua perspectiva não está a ser transparente.

Só depois dos procedimentos efectuados é que pode sentar-se com calma e avaliar as hipóteses em mãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: misilva
  3.  # 3

Sim, a minha tia supostamente fez, mas sempre que lhe peço para ver, consultar, muda de conversa. Posso ir diretamente às finanças, ou através do portal online, e verificar se efetivamente está feita? O levantamento de bens também posso consultar nas finanças, caso tenha sido feito?
    Basicamente são os prédios rústicos e as duas casas.
  4.  # 4

Colocado por: SolivaAcho que a primeira pergunta que impera é … já fez a habilitação de herdeiros ?
    Tem 3 meses para o fazer …

3 meses para comunicação do óbito e relação de bens às finanças.

Habilitação de herdeiros não tem prazo, mas sem ela ninguém mexe em nada.
  5.  # 5

E já comunicou o óbito da seu pai às finanças?
    O melhor mesmo é contratar um solicitador para tratar disso, porque já dá para ver que a sua tia está a dificultar-lhe a vida.
    Se ela já comunicou o óbito às finanças e fez a relação de bens a misilva pode pedir uma cópia da declaração.
  6.  # 6

Sim, o óbito do meu pai já foi comunicado por nós. Dos meus avós foi ela que comunicou.
    Posso pedir a cópia da declaração em qualquer balcão, ou eventualmente no portal das finanças?
  7.  # 7

A herança já tem NIF?
  8.  # 8

Palhava essa é precisamente uma das questões que já coloquei à minha tia, disse que já tinha tratado de tudo, para não me preocupar, mas a verdade é que nem à caderneta predial da casa tive acesso, nem aos extratos bancários, à habilitação de herdeiros, nada mesmo. Não vi ainda um único documento, apesar de já ter pedido para ver.
    Será melhor então entrar em contacto diretamente com as finanças? Tem que ser a do concelho onde os meus avós moravam?
  9.  # 9

Peça através do ebalcao, costumam responder rápido.
    Caso eles não possam fornecer a relação de bens, encaminham para o local correto.
  10.  # 10

Colocado por: misilvaSim, o óbito do meu pai já foi comunicado por nós. Dos meus avós foi ela que comunicou.
    Posso pedir a cópia da declaração em qualquer balcão, ou eventualmente no portal das finanças?

Faça o que o sognim lhe diz .. ou vá presencialmente a um balcão das finanças .
    Respondem e facultam -lhe todos os documentos que está a precisar.
    Para obter a cópia das certidões de herdeiros julgo que só é possível num cartório com balcão de heranças.
  11.  # 11

eu não me chateava com nada e vendia tudo

os terrenos rústicos valem pouco ou nada. Se for bom para a agricultura 1€ por metro quadrado já é bom, se for mato e pedragulhos ainda valem menos. pelo menos a venda retirava-lhe a responsabilidade de os limpar.

as casas, mediante o estado delas, podem valer mais alguma coisa. Pelo menos na minha zona existe alguma procura por essas casas. Os empreiteiros compram, fazem obras de recuperação e voltam a vender. A falta de casas obrigou o mercado a mexer-se.

no seu caso eu esperava que a sua tia lhe fizesse uma proposta para comprar a sua parte e depois via o que fazer.
  12.  # 12

Obrigado a todos, vou fazer isso.

Quanto às outras questões, nomeadamente a possibilidade de vender diretamente a minha parte à minha tia (prédios rústicos que os meus avós nunca mudaram o registo de propriedade) e a(s) casa(s) a alguém interessado (diretamente, ou através de agência imobiliária), é possível? Ou terei primeiro que ter tudo em meu nome?

0.0149 seg. NEW