Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

​Boas.

Em breve irão instalar-me fibra na minha moradia nova e tenho quase a certeza que não irei ter cobertura wifi em grande parte do piso de cima.

A minha questão é se a empresa instaladora ou a operadora são obrigados, nestas circunstância, a fornecer um repetidor de sinal ou outro equipamento que garanta a eficaz cobertura por toda a moradia.
  2.  # 2

Nao. Tu e que tens que comprar repetidores para esse proposito
  3.  # 3

Tenho conhecimento de um familiar a quem instalaram um repetidor (foi a Vodafone) sem cobraram mais nada mas não sabia se foi um caso isolado de cortesia ou se é de facto uma obrigação.

E já agora que tipo de equipamento aconselham nesta situação ?
  4.  # 4

Colocado por: amcsilvaTenho conhecimento de um familiar a quem instalaram um repetidor (foi a Vodafone) sem cobraram mais nada mas não sabia se foi um caso isolado de cortesia ou se é de facto uma obrigação.

E já agora que tipo de equipamento aconselham nesta situação ?

Tenho Vodafone smart router wifi6 e super wifi extra(access point) "oferecido" pela Vodafone.

Super wifi extra é opcional pago(oferta), não uma obrigação.
  5.  # 5

Não são obrigado a garantir wifi, isso seria impossível. Na vodafone eles costumam oferecer para primeiros contratos ou renovações da fidelização quando já terminou, de outro modo costumam alugar o repetidor. O novo repetidor com wifi 6 tem funcionado bem na minha casa e eliminou todos deadspots.
  6.  # 6

Já me fizeram a instalação e deram-me um Super Wifi Extender (é da Huawei) que ficou no piso de cima e parece-me estar a fazer o pretendido, agora no piso onde o router está a cobertura está mesmo fraca. Penso que não ajuda o facto do router ter ficado entalado no meio de imensos fios dentro da caixa ATI.

Acho que conseguiria resolver o problema com mais um aparelho e estou a pensar comprar um TP-Link RE700X mas não sei se posso ter wifi extenders de várias marcas.

Que me dizem ?
  7.  # 7

O interior da caixa ATI :
      imagem_2024-11-10_204538942.png
  8.  # 8

Colocado por: amcsilvaPenso que não ajuda o facto do router ter ficado entalado no meio de imensos fios dentro da caixa ATI.
    ?

Hehehe esse router está dentro dentro de uma gaiola de Faraday, parece-me natural :D
    O artista que lhe fez essa instalação merecia um prémio.

estou a pensar comprar um TP-Link RE700X mas não sei se posso ter wifi extenders de várias marcas.

É má ideia, esse TP Link só faz mesh com outros equipamentos TP Link. Dá para usar como extender mas nao recomendo nesta altura, Mesh é muito superior.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  9.  # 9

Colocado por: itchyO artista que lhe fez essa instalação merecia um prémio

Pelo que vejo, cumpriu o projeto o ITED na altura da construção.

Está lá um transformador dentro do ATI, isso é que não me parece que seja de origem.
  10.  # 10

Colocado por: Varejote

Pelo que vejo, cumpriu o projeto o ITED na altura da construção.

Está lá um transformador dentro do ATI, isso é que não me parece que seja de origem.

Estas caixas ATI são desenhadas para switches, não para routers wireless.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  11.  # 11

Colocado por: itchy

Estas caixas ATI são desenhadas para switches, não para routers wireless.

No ITED existem mínimos, o problema é que por norma projetam com os mínimos.

Essa instalação é ITED2, nessa altura já podia levar CATI, ou Bastidor.

Ainda nem ITED existia já eu instalava bastidores.

O projeto deve ser adequado às necessidades do cliente.

Em prédios para venda, o normal é cumprir os mínimos.

Nesse caso possivelmente colocava switch no ATI e o router na sala.

Isso é meter o Rossio na rua da Betesga.
    • itchy
    • 12 novembro 2024 editado

# 12

O projeto deve ser adequado às necessidades do cliente.

Em prédios para venda, o normal é cumprir os mínimos.

Exacto. Num país em que 99% dos utilizadores residenciais usam wifi para se ligar à internet não vejo como colocar um dispositivo Wifi dentro de uma caixa que por definição é suposto ser resistente a radiaação electromagnética uma boa ideia.
    O meu problema aqui não é com o projecto ou sequer execução, é mesmo com o técnico da Vodafone que achou que era boa ideia meter um router dentro do ATI.

Nesse caso possivelmente colocava switch no ATI e o router na sala.

Óbvio, o manual ITED até faz um desenho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
      Screenshot 2024-11-12 at 10.46.30.png
  12.  # 13

O ITED 4, já prevê espaço adicional para ativos.
    • itchy
    • 12 novembro 2024 editado

# 14

Colocado por: VarejoteO ITED 4, já prevê espaço adicional para ativos.

Certo, já concordámos com o posicionamento do switch. De access points WiFi também?
  13.  # 15

Colocado por: itchyDe access points WiFi também?

Os equipamentos Wifi, pela sua natureza julgo que serão uma exceção, pois o seu desempenho será sempre afetado ao estar fisicamente dentro de um ATI. Mas estes casos acontecem porque os equipamentos fornecidos pelos operadores são tudo em um...
  14.  # 16

Certo, já concordámos com o posicionamento do switch. De access points WiFi também?

Que tem o wifi, fiz ITED 4 e tenho bastidor, pontos de rede com fartura, UPS e pontos de rede nos tetos para access points POE.
  15.  # 17

Que tem o wifi, fiz ITED 4 e tenho bastidor, pontos de rede com fartura, UPS e pontos de rede nos tetos para access points POE.

Desisto. Não há problema nenhum. Aliás, para quem tenha casa mais antigas sem ATI sugiro que montem os vossos routers WiFi dentro do microondas, fica mais aconchegado e trabalha melhor assim.
  16.  # 18

Desisto. Não há problema nenhum. Aliás, para quem tenha casa mais antigas sem ATI sugiro que montem os vossos routers WiFi dentro do microondas, fica mais aconchegado e trabalha melhor assim.

A casa tinha 30 anos, as instalações foram todas novas.

Já agora desiste de quê?
  17.  # 19

Cheguei a colocar esta questão noutro tópico mas não o encontro.

Então, eu tenho o router do operador e coloquei um router TP-link dentro do quadro do ItEd.

A ideia seria o TP link servir de switch para alimentar as tomadas Ethernet das divisões, e aproveitar e reforçar também o sinal Wi-Fi..

Esse solução não funcionou, porque o router dentro do ATI envia pouco sinal, e porque nunca consegui verdadeiramente configurar.

A ideia é tirar o router e colocar um switch (para não haver confusão de redes WI-FI, e depois mas divisões que eu quisesse colocava um extender ligado por cabo à tomada Ethernet.

Conseguem dar um exemplo desses aparelhos?

Eu tenho extender Wi-Fi, e sempre achei que a porta Ethernet desses extenders fosse uma entrada mas é na verdade uma saída,
    Para ligar por exemplo um PC ou coisa assim.. na verdade esse PC vai apenas usar a quantidade de NET que o extender conseguir captar
    • HFSF
    • 15 fevereiro 2025 editado

# 20

Este é o AP de gama mais baixa que a unifi tem. Há alguns mais antigos no olx que podem ainda ser configurados com a app.

https://store.ui.com/us/en/category/wifi-flagship/products/u6-plus

A melhor solução é ter router da operadora com o wifi desactivo -> switch no ATI -> X APs iguais na casa

Se o switch que colocar foi PoE não precisa dos transformadores e provavelmente fica mais barato.

0.0215 seg. NEW