Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Aqui o que me faz responder é o seguinte.
    Para que fique bem claro.

Existem imensas injustiças. Concordo
    Eu sempre paguei creche, e miúdos com pais empresários ou com grandes ordenados não pagavam. Só pq o meu filho era mais velho uns meses ...
    Neste apoio do vale eficiência é igual. Pode haver injustiçaa

Agora não concordo que digam que é para malandros... Isso não está certo.
  2.  # 62

Colocado por: rjmsilva

"Pobres, que nojo..."

Sempre fui pobre e não meto nojo.

O dinheiro não é de quem o ganha. É de quem o poupa
  3.  # 63

Colocado por: M@rques90Mas como é possível nao receber abono??

O 2º filho nasceu à poucos meses, se fosse pelos rendimentos do IRS do ano passado tínhamos direito mas agora é calculado com os rendimentos que vão caindo nas contribuições da SS. Como este ano recebemos um extra, ficamos 200€ acima limite do 5ª.
  4.  # 64

Colocado por: rjmsilvaUm casal que ganha o ordenado mínimo, que não tenha filhos não precisa de mais ajuda para pagar a energia, do que um casal que ganhe bem e que tem tarifa social só porque tem 3 filhos?

Se por um lado concordo e reconheço que um casal que ganhe o SMN e sem filhos façam parte do grupo dos menos favorecidos e apoiados por apoios, por outro lado tem que remeter à regra nº1 da sociedade como a conhecenos: são os filhos que temos que promovem o desenvolvimento da economia, são eles que nos vão pagar a reforma etc etc...
  5.  # 65

Vamos deixar pessoas passar dificuldades para que os meninos andem de Tesla com energia mais barata?
  6.  # 66

Quem quer dar o bom e melhor aos filhos, espera até poder ter 1 ou 2 para lhe dar uma vida digna e que possa pagar tudo o que a criança necessita e tem direito. Faz-se contas À vida para ter 1.

Quem tem 3, 4 de forma desenfreada é só dar apoios porque tadinhos, são muitos... Só espero que venham a ser contribuintes e não artistas :)

Conheço quem tenha casa (moradia) a valer quase 500K e tenha apoio da tarifa social de luz pelo menos. Já nem digo nada eheh
  7.  # 67

Colocado por: LrLisboaA minha família é classe média e usufrui do vale eficiência e, possivelmente, deste e-lar.

1)
    dado que Portugal não tem industria nem marcas propias de electrodomésticos, estamos a transferir dinheiro de impostos para outros países.
    faz sentido? na minha opinião, não.

2)
    estou de acordo com apoios à renovação de "maquinas" dependentes de energias fósseis (que nao temos) por outras dependentes de energia eléctrica (que temos). é uma opção estratégica por algo donde podemos controlar um bocadinho mais da cadeia de produção. agora electrodomésticos? porque seria isso estratégico? não é, e avalio mal os governos que vão em projectos de curto prazo para ganhar votos.

3)
    subsidios, subsidios...
  8.  # 68

Colocado por: AMG1

Mas não recebe porquê?
    Para os valores indicados a aplicação da tabela determina, smo, o quarto escalão de abono. Fiz com os valores constantes da tabela de 2022, os actuais ainda devem ser mais elevados. É melhor ver isso bem.
    Não esqueça que se tem dois filhos, para encontrar o escalão de abono tem de dividir o rendimento por três. (Numero de descendentes em idade de beneficiarem+1)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpacardoso

As contas para o apuramento desses valores não são só isso. Tenho dois filhos e não recebo abono. E vou só dar um exemplo de um valor que foram buscar para o apuramento.
    Tinha uma HPP (á data) e um lote (onde comecei a construir...), foram buscar 5% do valor patrimonial do lote (1500€ +/-)... mais 5% do dinheiro que tinha nas contas, etc.
    Ou seja, se eu por acaso não andasse num charuto a diesel com 15 anos e tivesse derretido todo o meu dinheiro num mercedes novo, já tinha tido direito a abono (120€ mensais +/-)... agora pergunto, vale apena descontar e trabalhar mais? Olhe, eu acho que NÃO!
  9.  # 69

Colocado por: pedrodmsousaQuem quer dar o bom e melhor aos filhos, espera até poder ter 1 ou 2 para lhe dar uma vida digna e que possa pagar tudo o que a criança necessita e tem direito. Faz-se contas À vida para ter 1.

Quem tem 3, 4 de forma desenfreada é só dar apoios porque tadinhos, são muitos... Só espero que venham a ser contribuintes e não artistas :)

Conheço quem tenha casa (moradia) a valer quase 500K e tenha apoio da tarifa social de luz pelo menos. Já nem digo nada eheh

Na minha opinião ter filhos não é um ato de ter condições financeiras. Aquilo que eu compreendo que tenho de dar aos meus filhos é amor, atenção, orientação e proporcionar-lhes as ferramentas necessárias para que sejam adultos felizes e independentes.
    Sou trabalhador, desde sempre, fui à universidade já depois dos 30 (pós laboral), trabalhador conta de outrem e calhou o acaso de ter 4 filhos porque tinha 2 rapazes e havia vontade de ter uma menina ( e veio gémeos rapazes tb 😅).
    Abomino o tipo de conversa que está a ter, mas convivo bem com a sua opinião. Infelizmente não concordo com ela.
    É caricato, no entanto, que cada vez somos mais formados, com acesso a mais informação e com maior de compreensão da mesma e, no entanto, disparamos frases sem pensar nada no assunto. Aprofundar o pensamento e as matérias faz falta.

Colocado por: palmstroke

1)
    dado que Portugal não tem industria nem marcas propias de electrodomésticos, estamos a transferir dinheiro de impostos para outros países.
    faz sentido? na minha opinião, não.

2)
    estou de acordo com apoios à renovação de "maquinas" dependentes de energias fósseis (que nao temos) por outras dependentes de energia eléctrica (que temos). é uma opção estratégica por algo donde podemos controlar um bocadinho mais da cadeia de produção. agora electrodomésticos? porque seria isso estratégico? não é, e avalio mal os governos que vão em projectos de curto prazo para ganhar votos.

3)
    subsidios, subsidios...

Não estou a discutir a validade/eficácia destes programas. Pessoalmente discordo de todos. O que não invalida que os aproveite, como é óbvio.
  10.  # 70

Colocado por: rjmsilvaVamos deixar pessoas passar dificuldades para que os meninos andem de Tesla com energia mais barata?

Aqui a discussão já passa para as políticas e claro, há muito a discutir.
    Pode-se afirmar que nos últimos anos o SMN subiu até acima da inflação, o que tem provocado tb subida do salário médio, embora muito mais lento.
    A grande maioria dos teslas são em parte apoiados por abatimentos ao IVA (e isenções de outros impostos. IVA que nós pagamos às empresas que vão para carros elétricos.
    Parece-me que claramente a intenção é impulsionar o câmbio para ser utilizada uma energia que cada vez menos Portugal depende da importação.
    São políticas, é discutível.
    Diferente disso tudo seria nascer-me uma dor de cotovelo porque ando de Dacia (e transportes públicos) e há quem ande em carros melhores. Também convivo bem com isso.
  11.  # 71

Colocado por: LrLisboacalhou o acaso de ter 4 filhos porque tinha 2 rapazes e havia vontade de ter uma menina ( e veio gémeos rapazes tb 😅).

Offtopic: Ainda continua a procura da menina? A natalidade portuguesa precisa de aumentar 😅
  12.  # 72

Colocado por: LrLisboaParece-me que claramente a intenção é impulsionar o câmbio para ser utilizada uma energia que cada vez menos Portugal depende da importação.
    São políticas, é discutível.

As políticas sociais deveriam ser todas no sentido de quem pode, ajudar quem precisa mais. Os critérios de atribuição da tarifa social de energia subvertem esse princípio.
  13.  # 73

Colocado por: fpacardosoOfftopic: Ainda continua a procura da menina? A natalidade portuguesa precisa de aumentar 😅

Vontade não nos falta, felizmente. O que falta é energia física e mental para arriscar ir à menina 😅 os gémeos são exigentes
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  14.  # 74

Colocado por: rjmsilvapolíticas sociais deveriam ser todas no sentido de quem pode, ajudar quem precisa mais. Os critérios de atribuição da tarifa social de energia subvertem esse princípio.

Sim, concordo. Quanto a como isso pode ser conseguido, sinto que não tenho conhecimentos suficientes para opinar/propor.
    Mas é um problema antigo, quando eu andava na escola tinha colegas cujos pais aparentavam ter mais posses e que tinham escalão na escola. Eu não tinha, o meu pai motorista e mãe trabalhava num supermercado... Isto para concluir que somos nós enquanto povo, os primeiros a subverter a justiça social e a trafulhar. Os políticos são a nossa extensão, nunca o contrário. Se assim não fosse Isaltinos e Felgueiras desta vida nunca seriam re-eleitos, certo?
    Concordam com este comentário: rjmsilva, fpacardoso, ClioII

0.0251 seg. NEW