Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a iniciar o processo de compra de uma casa através de uma imobiliária, e a situação atual está a gerar algumas dúvidas. A casa foi construída antes de 1951 e está no processo de dispensa de licença junto da Câmara Municipal. Ao solicitar a documentação da casa, apenas me foi mostrada uma foto da caderneta predial, e a consultora da imobiliária informou que a casa ainda não possui certidão permanente enquanto o processo de dispensa de licença não estiver concluído. Além disso, não possui certificado energético.

A imobiliária diz que as áreas da casa serão atualizadas assim que a dispensa de licença for emitida e que, embora atualmente a documentação indique uma área de 50 m², a área real da casa é de 100 m². Querem que assinemos o contrato de promessa de compra e venda já na próxima semana, prevendo um prazo de cerca de 3 meses para a obtenção da dispensa de licença. Foi-nos solicitado um sinal de 10% do valor da casa, e teremos de recorrer a crédito habitação para o financiamento.

No entanto, ao verificar comentários sobre a imobiliária no Google, deparei-me com várias críticas negativas, incluindo casos em que a espera pela licença ultrapassou os 5 anos, quando inicialmente era previsto um mês. Gostaria de saber se a situação de não haver certidão permanente é normal neste tipo de processo e que cuidados devo ter antes de prosseguir.

Agradeço desde já a vossa ajuda e orientação.
    • NLuz
    • 10 novembro 2024

# 2

Vai pedir credito ao banco para adquiri esse imovel ? Boa sorte, depois diga-me qual o banco que lhe concedeu credito para um imovel sem licença e sem certidão permanente...

Faça um favor a si mesmo e não pague nada a ninguém enquanto isso não estiver resolvido.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 3

no caso da casa obtiver a dispensa da licença(que seria previsto um prazo de 3 meses no cpcv) iriamos pedir o crédito assim que eles apresentassem a documentação toda
    • NLuz
    • 11 novembro 2024

# 4

Então quando tiverem a a licença faça o CPCV...
  3.  # 5

Mande a imobiliária dar uma volta e tente o negócio diretamente com o vendedor, ele depois que se entenda com a imobiliária.
    Não pague rigorosamente nada à imobiliária ou no nome desta.

0.0095 seg. NEW