Tenho uma marquise virada a sul, no último andar, onde sentimos maiores oscilações de temperatura e o ruído é bastante intenso e este último é o que mais me preocupa.
Depois de investir em caixilharia de PVC, vidro duplo, estores elétricos e painel sandwich no teto, continuamos a ter problemas de isolamento térmico e acústico, especialmente na parede interior e na bandeira fixa da marquise, pelo que me parece.
Para minimizar o impacto das temperaturas e do ruído, estou a considerar as seguintes soluções (anexo uma foto numerada para ilustrar cada ponto):
(ver primeira foto)
Proposta de Solução para Isolamento da Marquise:
1 - Bandeira Inferior - Fechar a bandeira com XPS e lã de rocha para melhorar o isolamento. Considerar a aplicação de uma membrana acústica adicional se viável? apesar de não ser visivel esta bandeira de cerca de 3 metros e apesar de bom isolamento térmico suspeito que seja o ponto fraco ao nivel acústivo, onde deve passar a maior parte do ruído exterior ( isto é um "4 ThermoFloat - Baixa Emissividade Temo Painel liso 24mm") ou seja é mais fino que a parede e temos mais espaço para "reforçar".
2 - Caixa do Estore - Ao abrir a caixa deparei que isto é nada mais nada menos que um plástico de 1 a 2mm sem qualquer reforço térmico ou acústico, a limitação é que só temos +/- 1 cm entre o plastico e o estore quando fechado, queria saber o melhor material de 1 cm com vista à melhoria acustica e eventualmente térmica.
3 - Parede Interior - Aplicar uma camada de XPS, seguida de uma câmara de ar e lã de rocha para maximizar o isolamento sem ultrapassar os 5 cm. Esta parede terá em volta de 10 cm, devo referir que em dois pontos debaixo da pedra já tenho pequenas manchas de bolor, e esta parede foi repintada em Março deste ano! Tentarei tapar no exterior algumas fissuras debaixo da pedra, aplicar produto no interior, e colocar produto repelente da água no exterior também, a solução deve acautelar a formação de bolor no futuro. Devo referir que a parede fica a ferver no verão e gelada no invero.
Anexo também um PDF com uma solução que encontrei aqui no forum noutro Post, de selamento de parede semelhante. Mostra como este tipo de isolamento pode ser feito, infelizmente não consigo ir muito além de 5cm, por isso procuro saber a melhor proposta de materiais e implementação para esta limitação que terá que ser forçosamente de tamanho reduzido.
(ver segunda foto)
Um ultimo ponto que nao apontei (4) como nao tinhamos parede superior, ficou um painel sandwich na cobertura e coloquei à posteriori um tecto falso com lã de rocha, pois passava muito ruído também, e não posso descartar que continue a ser fonte do problema, se fosse hoje teria colocado também uma "membrana acústica Tecsound" não sei se ainda consigo mexer nesta área.
Sei que estes materiais podem não resolver o problema, especialmente em termos de ruído, pois o pvc e o proprio vidro podem continuar a ser fonte do problema.. mas queria tentar minimizar o ruído ao máximo.
Desculpem se cometi algumas gaffes, não sou nada entendido no assunto, e escrevi com base em algumas coisas que fui lendo..
Agradeço sugestão de qualquer material ou solução para cada um destes pontos a serem atacados, muito obrigado!
está a duplicar o isolamento desnecessariamente sendo que mais importante tambem seria impermeabilizar aquele 1.3 cm de caixa de ar não servem para nada a não ser criar ali condensação tambem convem isolar por dentro de alguma forma o peitoril caso contrario aquele ponto será sempre um problema
Colocado por: marco1nto desnecessariamente sendo que mais importante tambem seria impermeabilizar aquele 1.3 cm de caixa de ar não servem para nada a não ser criar ali condensação
Ok, o que recomenda para não duplicar o isolamento da parede?
E o que posso fazer para isolar este peitoril? Posso fazê-lo apenas no interior?
acho que basta a la de rocha se impermeabilizar bem a parede, senão basta apenas o xps mas sem caixas de ar o peitoril é para isolar apenas por dentro claro, não é fácil mas possivel tem de ser conjugado com o perfil inferior da caixilharia para não comprometer a abertura da janela.