Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Estou a construir a minha moradia actualmente.
    Gostaria de saber opiniões acerca das seguintes marcas de tijolo: Lusoceram ou Prélis? (tenho dúvidas qual hei-de escolher)
    Tenho marcado no projecto rofmate de 4cm em cima das placas da casa. A minha questão é a seguinte:
    - Se vou optar por isolar o telhado (abobadilha de eps e placa), o que não estava previsto no projecto, será que faz sentido eu estar a colocar o rofmete na placa do 1.º andar? O sotão não é aproveitado.

    Obrigado
  2.  # 2

    Boas

    Se vou optar por isolar o telhado (abobadilha de eps e placa), o que não estava previsto no projecto, será que faz sentido eu estar a colocar o rofmete na placa do 1.º andar? O sotão não é aproveitado.

    Se o sótão não é aproveitado não faz sentido isolar a cobertura. Devia isolar pela placa detecto.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    acha então que a solução que pretendo é um erro?
    existe alguma desvantagem na solução que pretendo efectuar, uma vez que isolado fica sempre?
    era melhor não isolar o telhado e isolar só a placa?
    isolar o telhado e a placa é pior?
  4.  # 4

    Boas

    Acho que é um erro : só se justifica isolar a cobertura inclinada só quando o sótão é habitável, caso contrário deve isolar a placa de tecto.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Colocado por: j cardosoBoas

    Se vou optar por isolar o telhado (abobadilha de eps e placa), o que não estava previsto no projecto, será que faz sentido eu estar a colocar o rofmete na placa do 1.º andar? O sotão não é aproveitado.

    Se o sótão não é aproveitado não faz sentido isolar a cobertura. Devia isolar pela placa detecto.

    cumps
    José Cardoso

    para mim isso é que é um grande erro, quer dizer que quando me apetecer aproveitar o sótão tenho de fazer obras levantar telha e colocar isolamento.
    uma casa é um todo deve ser isolada logo no primeiro contacto com o exterior.
    o comportamento térmico deve ser logo estudado nessa situação.
  6.  # 6

    Boas

    o comportamento térmico deve ser logo estudado nessa situação.

    Não deve não senhor, como pode verificar no RCCTE onde se estabelece e justifica a diferença entre os conceitos de Envolvente Exterior e Envolvente Interior.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    Ninguém diz nada sobre o tijolo?
    Eu tenho ouvido que o tijolo da Preceram não é muito bom, pois a palete trás muitos partidos. Quanto aos outros fabricantes não sei.
    Cá em Sines usa-se maioritáriamente Lusoceram, mas também há quem use Ceramica Avelar e Cerâmica Outeiro do Seixo.

    Cumpts,

    Nuno
  8.  # 8

    Lusoceram ou Prélis? (tenho dúvidas qual hei-de escolher)


    Quais as suas duvidas? Existirá assim tanta diferença entre dois tijolos?? Não será demasiado preciosismo? É que se for assim, faço ideia quando for para escolher a marca das colheres dos pedreiros... Digo isto em tom de brincadeira, mas é frequente ver pessoas a perder tempo com pormenores insignificantes e depois não reparam em erros graves de projecto/execução.

    Quando ao isolamento, eu tinha tal como você. Contudo, vários construtores, o engenheiro que segue a obra e outros consultados, indicaram a solução de poliuretano projectado, como sendo mais eficaz. Isto porque aplicar apenas as placas de XPS deixa aberturas, os pilares e outras superficies são mal isolados, etc...

    Deve é garantir uma altura de poliuretano uniforme e com espessura suficiente!

    Coisas da Casa
  9.  # 9

    A menos que pretenda vir a utilizar o desvão do telhado mais tarde, estar a isolar termicamente as pendentes do telhado e a laje de esteira é como usar cinto e suspensórios. Em termos de projecto RCCTE só é contabilizado o isolamento na esteira. Em termos práticos, a relação custo/benefício do isolante nas pendentes não deve andar longe da do TGV.
  10.  # 10

    uns andam de burro e gostam de andar todos os dias
    eu também gosto de burros mas para passear ao fim de semana.
  11.  # 11

    um arquitecto a dizer coisas destas?
    falta citar a Margarida Rebelo Pinto
  12.  # 12

    e um dia caiem as calças...a passar a terceira pontezinha do tejo de jumento feito cavalinho sobre vermelho.
  13.  # 13

    Boa noite
    Desde já agradeço todos os comentários, passo a referir o seguinte:
    Eu nunca irei utilizar o telhado pois o mesmo apenas tem na parte mais alta 1,70m de pé direito. Concordo que apenas se vai contabilizar o isolamento do tecto do 1.º andar para efeito de emissão de certificado energético.

    Sr. AdrianoP não entendo nem concordo com os seus comentários. Sabe são estes preciosismos que fazem toda a diferença e sempre são descurados na construção, mais um exemplo, a colocação de telhas de ventilação no telhado em número suficiente, que ninguem faz.
    Sabe fiz o velho teste da absorção de água ao tijolo da PreLis e Lusoceram durante 48 horas submerso. Sabe qual foi o resultado? O tijolo da PreLis ficou mais pesado cerca de 100 gramas, o que é muito significativo, se é que me entende.

    Tenho a plena noção que se optar por isolar a lage de esteira e a cobertura irei gastar mais cerca de 2000 euros, que poderão ser escusados. Hoje mesmo contactei com vários peritos da bolsa da Adene os quais me disseram o seguinte:
    Prescindir do isolamento que prescinda da cobertura e nunca da lage, mas se optar por isolar tb a cobertura só o vai benificiar.

    Boa noite
  14.  # 14

    Colocado por: AdrianoPindicaram a solução de poliuretano projectado, como sendo mais eficaz. Isto porque aplicar apenas as placas de XPS deixa aberturas, os pilares e outras superficies são mal isolados, etc...

    Voltamos sempre ao mesmo... Compara uma aplicação boa de poliuretano com uma MÁ aplicação do XPS! Bem aplicado aonde ficam as aberturas e os "pilares e outras superfícies" mal isoladas??
    Para além de que o XPS tem uma espessura constante facilmente confirmável, e ao que parece melhor comportamento em relação à permeabilidade do vapor de água...
    Só não comparem trabalhos bem feitos com um produto com trabalhos mal feitos com outro! Não é justo...
  15.  # 15

    Voltamos sempre ao mesmo... Compara uma aplicação boa de poliuretano com uma MÁ aplicação do XPS! Bem aplicado aonde ficam as aberturas e os "pilares e outras superfícies" mal isoladas??


    É verdade, a comparação peca por isso. Simplesmente nunca vi um XPS numa cobertura bem aplicado, a circundar os pilares, tubagens que passem pela placa, entre outros obstáculos. E uma placa de sótão não habitável, é frequente haver essas irregularidades.

    Digo ver ao vivo, porque aquelas imagens da net que por vezes aparecem, podem induzir em erro ou falsos pressupostos. ;)

    Coisas da Casa
  16.  # 16

    Boas

    Simplesmente nunca vi um XPS numa cobertura bem aplicado, a circundar os pilares, tubagens que passem pela placa, entre outros obstáculos. E uma placa de sótão não habitável, é frequente haver essas irregularidades.


    Nunca viu mas existem, embora reconheça que a aplicação dá, em certos casos, mais trabalho que o projectado. Por outro lado a minha experiência com o projectado diz-me que muitas das vezes a espessura indicada não é cumprida e em geral não é uniforme. No fundo, tanto num caso como noutro depende da mão de obra que executa o trabalho e da respectiva fiscalização.

    cumps
    José Cardoso
  17.  # 17

    Boas

    existe um termo-isolante de cimento e poliestireno de regularização, para coberturas e pavimentos.

    Dados sobre isso? É homologado pelo LNEC?

    cumops
    José Cardoso
  18.  # 18

    Boas

    Mas quer mesmo?

    Claro que quero, qual a dúvida?

    cumps
    José Cardoso
  19.  # 19

    Boas

    Mas promete que não me ameaça depois è tiro?

    Não, desta vez vai de fisga!

    cumps
    José Cardoso
  20.  # 20

    Boas

    Diz-me o bom senso que não devia comentar mas, como dizia Oscar Wilde, " resisto a tudo menos à tentação ".

    uns andam de burro e gostam de andar todos os dias
    eu também gosto de burros mas para passear ao fim de semana.

    Frase interessante com sabor a mistura de sabedoria popular e filosofia de hora de ponta. É como certas mulheres, sabemos que são ocas e sem conteúdo mas não deixam de atrair os olhares. Por mim vou mais pelos clássicos e, não sendo um clássico na verdadeira acepção da palavra, não resisto a deixar algumas frases de Oscar Wilde que, a par de outros menos recomendáveis, tinha o vício de bem escrever e melhor compreender a natureza humana:

    " O povo grita contra o pecador e todavia não é o pecador, mas o estúpido, que é a nossa vergonha. Não há outro pecado além da estupidez "

    " Há apenas duas classes de gente realmente fascinante - os que sabem tudo e os que não sabem absolutamente nada "

    cumps
    José Cardoso
 
0.0227 seg. NEW