Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Nenhuma destas três faria aumentar a despensa, mas eliminava degraus em triângulo, o buraco e a "gradezinha" no átrio, fica a sugestão. O patamar quadrado (último degrau) podia ser todo ele um tapete... Talvez as paredes à volta da escada tivessem que engrossar (isolamento). Eu até consideraria diminuir à cozinha ou despensa, de modo a aumentar aqueles 5,40m de profundidade na garagem... se estaciona de frente à esquerda com um carro maiorzito, precisa de deixar o portão aberto para contornar o carro a pé ao entrar e sair do veículo... se tá no sofá e esqueceu algo na bolsa da porta do conductor, tem que abrir o portão da garagem... ou atirar-se pela porta do lado direito... Um Audi Q7, já mede uns 5,07m por exemplo. Talvez até não fosse pior dividir a despensa a meio... metade para a cozinha e a outra metade ao nivel da garagem para arrumos... ou com acesso apartir do patamar das escadas ficando no nivel elevado... numa garagem pouco profunda é complicado deixar as bicicletas, corta relva, mangueiras, ração do cão, adubos, etc... na frente dos carros... e lateralmente a garagem não é generosa tampouco. Mas lá está, é complicado opinar sem maior contexto ou envolvente...
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
      03.JPG
      02.JPG
      01.JPG
  2.  # 22

muito bom Miguel
    Concordam com este comentário: JCoimbra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 23

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,
    Na imagem, parece que a garagem só tem 5,40m de profundidade. É mesmo assim?
    Não pode colocar um print da zona com mais envolvente? Com a garagem e cozinha completas? E algo do exterior... como é feita a transição do desnivel fora de casa? Uma planta nunca deve ser vista às prestações. Acho que esse acesso entre garagem e hall ocupa demasiado espaço. Nunca considerou ter os degraus dentro da garagem? Ou melhor, ter a porta corta fogo à mesma altura das outras... esse buraco causa certa disrupção no hall...

Olá. Sim, só tem 5.40m. Podia ter mais, mas preferi assim porque quero ter espaço para ter carros entre a garagem e o portão da entrada no lote.

Não posso colocar print da totalidade da planta. Não pedi autorização ao seu autor. Percebo a ideia, realmente não dá para ter ideia do quadro geral, mas também não pretendo que venham agora dizer, agora fazia assim ou de outra forma. A planta está fechada.
    Apenas me saltou aquele pormenor.
  4.  # 24

Colocado por: marco1bolas, tá difici8l
    qual é a duvida de alinhar a parede e deixar a escada tal qual como está apenas encurtando o patim logo a seguir á porta da garagem
    ou seja só altera o alinhamento da parede da cozinha.

Olá, foi isso que quis dizer... que talvez só alinhasse a parede e retirava esses 30cms no espaço a seguir a porta... não sabia que se chamava patim
  5.  # 25

Colocado por: JCoimbraOlá. Sim, só tem 5.40m. Podia ter mais, mas preferi assim porque quero ter espaço para ter carros entre a garagem e o portão da entrada no lote.

Sim, eu dizia reduzir à cozinha/despensa. O portão ficaria onde está.
    Ou reduzir só mesmo à despensa, para 1.00m. Tipo isto:
      04.JPG
  6.  # 26

Colocado por: N Miguel Oliveira

Sim, eu dizia reduzir à cozinha/despensa. O portão ficaria onde está.
    Ou reduzir só mesmo à despensa, para 1.00m. Tipo isto:
      04.JPG

Obrigado Miguel, mas isso já seriam muitas alterações... e a planta está ao nosso gosto, apenas queria melhorar um pouco e não haja dúvida que isso foi conseguido com a abertura do tópico. Porque nunca tinha olhado com olhos de ver para aquela parede desalinhada. E com o alinhamento dessa parede, ganha-se bastante espaço na cozinha.
  7.  # 27

Colocado por: JCoimbranunca tinha olhado com olhos de ver

Tem que experimentar estacionar um carro num espaço com 5,40 e depois tentar contorná-lo a pé.
    Fazer uns testes e tal...
    Concordam com este comentário: JCoimbra
  8.  # 28

Tem que experimentar estacionar um carro num espaço com 5,40 e depois tentar contorná-lo a pé.
    Fazer uns testes e tal...
    Concordam com este comentário:JCoimbra

Já para não falar que pra alguns fica impossível de abrir a bagageira, principalmente carrinhas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  9.  # 29

Boas, volto a este tópico para dizer que optei apenas por alinhar a parede que vinha da lavandaria reduzindo assim o espaço em frente a porta da garagem em cerca de 30cms.

Mas agora surgiu-me uma dúvida, esse espaço tinha 1.20m por 1.20m.
    Todo o resto da casa está a mesma cota excepto esta parte. Em termos de acessibilidades não terei problema, certo?

Não questiono o meu arq com isto porque ele tornou-se um pouco inacessível quando percebeu que não iria ser o fiscal nem CS da obra... por isso, quero o mínimo de conversa com ele.

Agradeço a ajuda que deram.

Cumprimentos
  10.  # 30

Colocado por: JCoimbraBoas, volto a este tópico para dizer que optei apenas por alinhar a parede que vinha da lavandaria reduzindo assim o espaço em frente a porta da garagem em cerca de 30cms.

Mas agora surgiu-me uma dúvida, esse espaço tinha 1.20m por 1.20m.
    Todo o resto da casa está a mesma cota excepto esta parte. Em termos de acessibilidades não terei problema, certo?

Não questiono o meu arq com isto porque ele tornou-se um poucoinacessívelquando percebeu que não iria ser o fiscal nem CS da obra... por isso, quero o mínimo de conversa com ele.

Agradeço a ajuda que deram.

Cumprimentos
      escadas.png
  11.  # 31

que disparate
    essa zona não faz parte do percurso acessivel escusa de ter plataformas e as dimensões apenas tem de cumprir com os minimos do rgeu
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 32

Colocado por: JCoimbraNão questiono o meu arq com isto porque ele tornou-se um poucoinacessívelquando percebeu que não iria ser o fiscal nem CS da obra... por isso, quero o mínimo de conversa com ele.

Ehehehhe, você conversa quer... e muitas dúvidas irão surgir do decurso da obra. Não quer é pagar :)

Quanto a essa questão, depende do que está no Plano de Acessibilidades, se a garagem faz parte ou não do percurso acessível... versus, como é o acesso à porta principal. Só pela imagem, não deu para entender. Ainda assim, eu não me preocuparia muito com isso. Afinal, se já decidiu...
  13.  # 33

Ehehehhe, você conversa quer... e muitas dúvidas irão surgir do decurso da obra. Não quer é pagar :)

Quanto a essa questão, depende do que está no Plano de Acessibilidades, se a garagem faz parte ou não do percurso acessível... versus, como é o acesso à porta principal. Só pela imagem, não deu para entender. Ainda assim, eu não me preocuparia muito com isso. Afinal, se já decidiu...

Pagar? Como assim? A obra está em execução e não devo 1cent ao arquiteto... ele fez o que era suposto e eu paguei. Aqui não se trata nada de pagar ou não pagar... claro que na elaboração do projeto tudo correu relativamente bem. Mas depois, penso que ficou "chateado" por perceber que não iria ser o fiscal e coordenador de segurança... pelo que sempre que falei com ele desde essa altura, ele responde, sim, não e pouco mais.
  14.  # 34

Colocado por: marco1que disparate
    essa zona não faz parte do percurso acessivel escusa de ter plataformas e as dimensões apenas tem de cumprir com os minimos do rgeu
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

O percurso acessível é pela porta de entrada que aparece na imagem... e tem acesso a todos os quartos, wcs, cozinha/sala, exterior...

Mas quando diz "dimensões apenas tem que cumprir com os minimos do rgeu"?
  15.  # 35

claro não vai fazer uma porta com 50 cm de largura, um corredor com 70 de largura, uma altura de degrau com mais de 19 cm por ai...
    esse seu arquiteto...
  16.  # 36

Colocado por: marco1claro não vai fazer uma porta com 50 cm de largura, um corredor com 70 de largura, uma altura de degrau com mais de 19 cm por ai...
    esse seu arquiteto...

Ha isso, claro que não... até tenho a mais que os mínimos. Mas naquele patamar, reduzi de 1.20 para 0.90 para ter maior profundidade de armários na cozinha e não ficar com uma parte de armários faz-de-conta
  17.  # 37

Colocado por: JCoimbraPagar? Como assim? A obra está em execução e não devo 1cent ao arquiteto... ele fez o que era suposto e eu paguei. Aqui não se trata nada de pagar ou não pagar... claro que na elaboração do projeto tudo correu relativamente bem. Mas depois, penso que ficou "chateado" por perceber que não iria ser o fiscal e coordenador de segurança... pelo que sempre que falei com ele desde essa altura, ele responde, sim, não e pouco mais.

Talvez pelo curta que era a minha frase, não se percebeu o sentido. Não era para levar a peito.

A questão que coloca, não é do âmbito da fiscalização ou segurança. É do acompanhamento técnico. É uma questão que está ligada ao licenciamento, mas numa fase posterior, e muito sinceramente, já não cabe no âmbito do projecto para a Câmara ou daquilo que eventualmente pagou. Pois sobre esse, o Arquitecto tem uma obrigação de o ajudar ou a prestar esclarecimentos, mesmo durante a obra.

Daí, ser tudo menos surpreendente que "o evite" ou chute para canto qualquer pergunta.
    Não que isso seja educado, mas é compreensível também. Ora, você desata a mudar o projecto em obra... obra que este certamente não acompanhará. E não me refiro à fiscalização, pois, isso em bom rigor, até deveria ser outro técnico independente. Refiro-me ao acompanhamento técnico.
  18.  # 38

Talvez pelo curta que era a minha frase, não se percebeu o sentido. Não era para levar a peito.

A questão que coloca, não é do âmbito da fiscalização ou segurança. É do acompanhamento técnico. É uma questão que está ligada ao licenciamento, mas numa fase posterior, e muito sinceramente, já não cabe no âmbito do projecto para a Câmara ou daquilo que eventualmente pagou. Pois sobre esse, o Arquitecto tem uma obrigação de o ajudar ou a prestar esclarecimentos, mesmo durante a obra.

Daí, ser tudo menos surpreendente que "o evite" ou chute para canto qualquer pergunta.
    Não que isso seja educado, mas é compreensível também. Ora, você desata a mudar o projecto em obra... obra que este certamente não acompanhará. E não me refiro à fiscalização, pois, isso em bom rigor, até deveria ser outro técnico independente. Refiro-me ao acompanhamento técnico.

Compreendo o que quer dizer, mas após o projeto de licenciamento entrar na CM poucos contactos houveram. Além do mais, tenho duas visitas a obra que fazem parte dos honorários do projeto de licenciamento, mas sinceramente, nem faço questão de as usar visto a inacessibilidade do tipo.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira

0.0229 seg. NEW