Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,
Na imagem, parece que a garagem só tem 5,40m de profundidade. É mesmo assim?
Não pode colocar um print da zona com mais envolvente? Com a garagem e cozinha completas? E algo do exterior... como é feita a transição do desnivel fora de casa? Uma planta nunca deve ser vista às prestações. Acho que esse acesso entre garagem e hall ocupa demasiado espaço. Nunca considerou ter os degraus dentro da garagem? Ou melhor, ter a porta corta fogo à mesma altura das outras... esse buraco causa certa disrupção no hall...
Colocado por: marco1bolas, tá difici8l
qual é a duvida de alinhar a parede e deixar a escada tal qual como está apenas encurtando o patim logo a seguir á porta da garagem
ou seja só altera o alinhamento da parede da cozinha.
Colocado por: JCoimbraOlá. Sim, só tem 5.40m. Podia ter mais, mas preferi assim porque quero ter espaço para ter carros entre a garagem e o portão da entrada no lote.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim, eu dizia reduzir à cozinha/despensa. O portão ficaria onde está.
Ou reduzir só mesmo à despensa, para 1.00m. Tipo isto:
Colocado por: JCoimbranunca tinha olhado com olhos de ver
Tem que experimentar estacionar um carro num espaço com 5,40 e depois tentar contorná-lo a pé.
Fazer uns testes e tal...
Colocado por: JCoimbraBoas, volto a este tópico para dizer que optei apenas por alinhar a parede que vinha da lavandaria reduzindo assim o espaço em frente a porta da garagem em cerca de 30cms.
Mas agora surgiu-me uma dúvida, esse espaço tinha 1.20m por 1.20m.
Todo o resto da casa está a mesma cota excepto esta parte. Em termos de acessibilidades não terei problema, certo?
Não questiono o meu arq com isto porque ele tornou-se um poucoinacessívelquando percebeu que não iria ser o fiscal nem CS da obra... por isso, quero o mínimo de conversa com ele.
Agradeço a ajuda que deram.
Cumprimentos
Colocado por: JCoimbraNão questiono o meu arq com isto porque ele tornou-se um poucoinacessívelquando percebeu que não iria ser o fiscal nem CS da obra... por isso, quero o mínimo de conversa com ele.
Ehehehhe, você conversa quer... e muitas dúvidas irão surgir do decurso da obra. Não quer é pagar :)
Quanto a essa questão, depende do que está no Plano de Acessibilidades, se a garagem faz parte ou não do percurso acessível... versus, como é o acesso à porta principal. Só pela imagem, não deu para entender. Ainda assim, eu não me preocuparia muito com isso. Afinal, se já decidiu...
Colocado por: marco1que disparate
essa zona não faz parte do percurso acessivel escusa de ter plataformas e as dimensões apenas tem de cumprir com os minimos do rgeu
Colocado por: marco1claro não vai fazer uma porta com 50 cm de largura, um corredor com 70 de largura, uma altura de degrau com mais de 19 cm por ai...
esse seu arquiteto...
Colocado por: JCoimbraPagar? Como assim? A obra está em execução e não devo 1cent ao arquiteto... ele fez o que era suposto e eu paguei. Aqui não se trata nada de pagar ou não pagar... claro que na elaboração do projeto tudo correu relativamente bem. Mas depois, penso que ficou "chateado" por perceber que não iria ser o fiscal e coordenador de segurança... pelo que sempre que falei com ele desde essa altura, ele responde, sim, não e pouco mais.
Talvez pelo curta que era a minha frase, não se percebeu o sentido. Não era para levar a peito.
A questão que coloca, não é do âmbito da fiscalização ou segurança. É do acompanhamento técnico. É uma questão que está ligada ao licenciamento, mas numa fase posterior, e muito sinceramente, já não cabe no âmbito do projecto para a Câmara ou daquilo que eventualmente pagou. Pois sobre esse, o Arquitecto tem uma obrigação de o ajudar ou a prestar esclarecimentos, mesmo durante a obra.
Daí, ser tudo menos surpreendente que "o evite" ou chute para canto qualquer pergunta.
Não que isso seja educado, mas é compreensível também. Ora, você desata a mudar o projecto em obra... obra que este certamente não acompanhará. E não me refiro à fiscalização, pois, isso em bom rigor, até deveria ser outro técnico independente. Refiro-me ao acompanhamento técnico.