Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desculpem a pergunta básica mas estou a achar isto um encargo tão grande que queria esclarecer:

Imaginemos que vendo a minha casa por 400.000 para comprar uma de 500.000. Vou ter de pagar IMT sobre os 500.000, certo? Não é sobre os 100.000 da diferença ou outro truque qualquer para baixar esse valor?

Do que li percebo que sim mas estou a achar uma coisa bizarra. Se por exemplo não gostar da casa de 500k depois de la viver uns meses e querer comprar outra até por 500.000 na mesma, o estado vai novamente mamar IMT de 500k da minha compra mais do comprador da casa 2?

Ou seja cada vez que se vende uma casa paga-se sempre IMT do valor total?

Ou estou a ver aqui qualquer coisa mal ou isto é uma chulice de todo o tamanho, já percebo porque se foge tanto aos impostos…
  2.  # 2

Se viver numa barraca ilegal já não paga imt.
    De resto a unica forma de não pagar a totalidade era no caso de se fazer uma permuta, mas de momento não sei se ainda se aplica.
  3.  # 3

Colocado por: cifroesDesculpem a pergunta basica...

Ou estou a ver aqui qualquer coisa mal ou isto é uma chulice de todo o tamanho, já percebo porque se foge tanto aos impostos…

Eu acho que tem razao. Isto é uma verdadeira chulice. Eu até acho que quem compra uma casa de 500k nao devia pagar nada, porque ja paga muitos impostos.
    E acrescento que quem compra casas de 500k nao deveria sequer pagar irs.
    Os 90% de portugueses que estao abaixo deste patamar é que sao a maioria e deveriam ser eles a levar no corpo.
    P.s. se comprar uma casa como HPP ate 92.000€ está isento de IMT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • NLuz
    • 11 novembro 2024

# 4

Colocado por: cifroesDesculpem a pergunta básica mas estou a achar isto um encargo tão grande que queria esclarecer:

Imaginemos que vendo a minha casa por 400.000 para comprar uma de 500.000. Vou ter de pagar IMT sobre os 500.000, certo? Não é sobre os 100.000 da diferença ou outro truque qualquer para baixar esse valor?

Do que li percebo que sim mas estou a achar uma coisa bizarra. Se por exemplo não gostar da casa de 500k depois de la viver uns meses e querer comprar outra até por 500.000 na mesma, o estado vai novamente mamar IMT de 500k da minha compra mais do comprador da casa 2?

Ou seja cada vez que se vende uma casa paga-se sempre IMT do valor total?

Paga sempre IMT de cada vez que compra uma casa, ponto final.
    Só fica isento, como já foi dito, de imoveis até os 101.000(foi atualizado o valor)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cifroes
    • hangas
    • 11 novembro 2024 editado

# 5

Não é à toa que já muito tempo que é chamado do imposto mais estúpido do mundo.

https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/24464/1/Artigo%20IMT%20para%20Estudo%20Geral.pdf

Meia volta lá alguem tenta acabar com ele.. https://www.publico.pt/2023/09/07/politica/noticia/il-propoe-fim-imt-citando-guterres-imposto-estupido-mundo-2062532
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cifroes
  4.  # 6

Colocado por: hangasNão é à toa que já muito tempo que é chamado do imposto mais estúpido do mundo.

https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/24464/1/Artigo%20IMT%20para%20Estudo%20Geral.pdf

Meia volta lá alguem tenta acabar com ele..https://www.publico.pt/2023/09/07/politica/noticia/il-propoe-fim-imt-citando-guterres-imposto-estupido-mundo-2062532

Eu nem chego aí mas ao menos para HPP, pagar apenas sobre a diferença de valor da casa antiga para a nova.

Porque isto tem um efeito brutal até na inflação das casas. Se compro uma casa de 500k já a tenho de vender por 530 para não perder dinheiro.

O que acho muito estupido é que seja pago sempre pelo valor total em qualquer compra. Se não gostares da casa e tiveres de vender/comprar outra em pouco tempo, estas a pagar uma enormidade de dinheiro ao estado.

E também faz com que haja muito menos movimento de casas, porque la está. Vender e comprar nova tem mais este extra de custo….

Isto tudo enquanto as empresas de compra e vende não pagam nada de IMT….
    Concordam com este comentário: hangas, Zé Meirinho
  5.  # 7

Colocado por: cifroes
    O que acho muito estupido
    Concordam com este comentário:hangas

Tambem Nao me parece muito inteligente comprar uma casa de 500k e passado um mês decidir que não se gosta..

Comprar uma casa não é o mesmo que comprar uma camisola..
    Concordam com este comentário: Dias12, jorgemlflorencio
    • hangas
    • 12 novembro 2024 editado

# 8

Imagino que não será o “não gostar” literal.

É não será comprar uma camisola, mas poderá ser pouco mais que comprar um carro.

Mas pode acontecer comparar uma casa e uns 2 anos depois ter uma oportunidade profissional noutra localidade e estar de certa forma agarrado à casa.

No UK e na Alemanha há mais mobilidade profissional entre cidades.
    Não tem grandes problemas em mudar de cidade a cada 2 anos se for preciso.
    Por cá, por uma questão cultural, mas a questão do IMT tb ajuda bastante a pessoas vivem no mesmo concelho quase a vida toda.
  6.  # 9

Nesse caso, cultural será a posse/propriedade..

Acredito que nos países onde haja mais mobilidade, as pessoas optem por arrendar..
  7.  # 10

Quando qualquer governo decidir abolir o IMT, essa poupança vai diretamente para os bolsos dos vendedores, que inflacionarão o preço para aproveitar a situação. Por isso mais vale ter lá o IMT...
  8.  # 11

Colocado por: cifroes500.000

Há uns tempos quem os tinha era rico 🤑.

Agora quem os tem potencialmente para adquirir uma casa a crédito é classe média.

E ainda há 6 anos a mesma casa podia custar 250 mil e era para ricos.

Como aconteceu esta distorção?
  9.  # 12

Colocado por: jorgemlflorencioQuando qualquer governo decidir abolir o IMT, essa poupança vai diretamente para os bolsos dos vendedores, que inflacionarão o preço para aproveitar a situação. Por isso mais vale ter lá o IMT...

Grande teoria, não se baixa IMT porque vai para o bolso dos vendedores, não se baixa IVA porque vai para o bolso dos vendedores, não se baixa o ISP porque vai para o bolso dos vendedores, ... já vi que há quem goste é da subida dos impostos.
  10.  # 13

É o que é... Para não se reflectir no preço final, mais vale ir para o Estado.

Gostamos tanto do mercado para umas coisas, e tão pouco para outras...
  11.  # 14

Colocado por: Pickaxe
    Grande teoria, não se baixa IMT porque vai para o bolso dos vendedores, não se baixa IVA porque vai para o bolso dos vendedores, não se baixa o ISP porque vai para o bolso dos vendedores, ... já vi que há quem goste é da subida dos impostos.

Em parte concordo consigo.. não é a forma certa de pensar..

Mas consegue-me dizer o que acontecia aos preços nos hipermercados de o IVA baixasse de 23% para 20%?
  12.  # 15

Colocado por: Bragas VMas consegue-me dizer o que acontecia aos preços nos hipermercados de o IVA baixasse de 23% para 20%?
    A pergunta não foi para mim mas, eu respondo :-)
    O mesmo que passou para os bens de primeira necessidade quando passaram de 6% para 0% e depois voltaram para os 6% :-)
  13.  # 16

Pois..

Por isso digo.. mas não podemos pensar que não adianta os impostos descerem..

No curto prazo o impacto pode ser zero por causa do aproveitamento de quem vende, mas a médio prazo começa a sentir-se..
    Concordam com este comentário: Dias12
  14.  # 17

Colocado por: Bragas VNo curto prazo o impacto pode ser zero por causa do aproveitamento de quem vende, mas a médio prazo começa a sentir-se..

é isto.
  15.  # 18

O que define o preço é a oferta e a procura.

Podemos carregar de impostos o que quisermos, que havendo procura e pouca oferta o preço sobe.
    E se retirarmos os impostos todos, havendo procura e pouca oferta o preço sobe.
    Concordam com este comentário: mafgod
  16.  # 19

Colocado por: Bragas VTambem Nao me parece muito inteligente comprar uma casa de 500k e passado um mês decidir que não se gosta..

Acho que dava para entender que estava a hiperbolizar uma situação ao ridículo, apesar de muitas vezes acontecer, não um mês mas poucos anos: divórcios, mudanças de emprego, filhos, etc.

No entanto se imaginarmos um jovem casal que faça um compra 'sensata' e não ande a comprar mais casa do que precisam, facilmente podem comprar um T2 em início de vida, T3 com 1 filho, T4 com 2 filhos. Em 15 anos é perfeitamente sensato que comprem 3 casas.

Ao preço que as casas estão, mesmo para alguém muito bem na vida, o IMT pode representar umas dezenas de milhares valentes nessas casas.

Não digo acabar com o imposto mas pelo menos devias pagar IMT só da diferença entre a casa que vendes para a casa que compras, no caso de HPP.

E sem dúvida nenhuma que o IMT faz com que haja muito menos 'circulação' de casas a vender e comprar e a um aumento do valor das casas quase permanente.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  17.  # 20

Colocado por: cifroes

E sem dúvida nenhuma que o IMT faz com que haja muito menos 'circulação' de casas a vender e comprar e a um aumento do valor das casas quase permanente.

De certeza??

Será que se houvesse mais transacionalidade o preço não aumentava?

Imagine que em vez de 5 interessados, um
    Imóvel tinha 7 ou 8.. logo….

0.0226 seg. NEW