Colocado por: cifroesDesculpem a pergunta basica...
Ou estou a ver aqui qualquer coisa mal ou isto é uma chulice de todo o tamanho, já percebo porque se foge tanto aos impostos…
Colocado por: cifroesDesculpem a pergunta básica mas estou a achar isto um encargo tão grande que queria esclarecer:
Imaginemos que vendo a minha casa por 400.000 para comprar uma de 500.000. Vou ter de pagar IMT sobre os 500.000, certo? Não é sobre os 100.000 da diferença ou outro truque qualquer para baixar esse valor?
Do que li percebo que sim mas estou a achar uma coisa bizarra. Se por exemplo não gostar da casa de 500k depois de la viver uns meses e querer comprar outra até por 500.000 na mesma, o estado vai novamente mamar IMT de 500k da minha compra mais do comprador da casa 2?
Ou seja cada vez que se vende uma casa paga-se sempre IMT do valor total?
Ou estou a ver aqui qualquer coisa mal ou isto é uma chulice de todo o tamanho, já percebo porque se foge tanto aos impostos…
Colocado por: hangasNão é à toa que já muito tempo que é chamado do imposto mais estúpido do mundo.
https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/24464/1/Artigo%20IMT%20para%20Estudo%20Geral.pdf
Meia volta lá alguem tenta acabar com ele..https://www.publico.pt/2023/09/07/politica/noticia/il-propoe-fim-imt-citando-guterres-imposto-estupido-mundo-2062532
Colocado por: cifroes
O que acho muito estupido
Colocado por: cifroes500.000
Colocado por: jorgemlflorencioQuando qualquer governo decidir abolir o IMT, essa poupança vai diretamente para os bolsos dos vendedores, que inflacionarão o preço para aproveitar a situação. Por isso mais vale ter lá o IMT...
Colocado por: Pickaxe
Grande teoria, não se baixa IMT porque vai para o bolso dos vendedores, não se baixa IVA porque vai para o bolso dos vendedores, não se baixa o ISP porque vai para o bolso dos vendedores, ... já vi que há quem goste é da subida dos impostos.
Colocado por: Bragas VMas consegue-me dizer o que acontecia aos preços nos hipermercados de o IVA baixasse de 23% para 20%?A pergunta não foi para mim mas, eu respondo :-)
Colocado por: Bragas VNo curto prazo o impacto pode ser zero por causa do aproveitamento de quem vende, mas a médio prazo começa a sentir-se..
Colocado por: Bragas VTambem Nao me parece muito inteligente comprar uma casa de 500k e passado um mês decidir que não se gosta..
Colocado por: cifroes
E sem dúvida nenhuma que o IMT faz com que haja muito menos 'circulação' de casas a vender e comprar e a um aumento do valor das casas quase permanente.