Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Começaram as obras num terreno vizinho. O terreno tem sido aterrado ao longo de dois anos. Na verdade, camiões foram descarregando para lá terra, mas esta nunca foi devidamente espalhada e compactada.
    Começam as obras, espalham um pouco da terra e montam a grua. Hoje, uma máquina está a escavar na área de implantação da casa. Estes terrenos são compostos essencialmente por terra argilosa, daí o vizinho, muito provavelmente, vai optar por ensoleiramento geral.
    Para meu espanto, a grua foi montada muito perto da área da implantação da casa. Ou seja, já escavaram perto de 1m junto a duas das sapatas da grua. Na construção da casa ao lado, já me deitaram um muro abaixo e, como gato escaldado de água fria tem medo, começo a ficar seriamente preocupado com este cenário.
    A minha casa fica na esquina, no sentido da sapata que parece mais descalça. Como não quero ser o vizinho chato, nem quero atrasar a vida de ninguém, gostaria de perguntar ao forum se, perante o cenário descrito e a imagem anexada, existe um risco real de queda da grua.
  2.  # 2

A mim (que sou leigo na matéria) , só baseado no bom senso parece perigoso como está , se começa a chover então....
    È esperar que venha alguem com mais conhecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  3.  # 3

Colocado por: pvieira91existe um risco real de queda da grua.

Qualquer obra tem que ter um Diretor de Técnico e um coordenador de segurança. Algumas estão obrigadas a ter também fiscalização.
    A montagem de alguns equipamentos como por exemplo a grua, está obrigada à existência de um termo de responsabilidade pela instalação.
    No caso das gruas, esse termo é por norma emitido pelo técnico que a monta. O Diretor técnico (técnico da responsabilidade do empreiteiro) está obrigado a garantir que a montagem e utilização da grua cumpre todos os requisitos, nomeadamente a existência do termo de montagem.
    O coordenador de segurança e o Diretor de fiscalização (técnicos da responsabilidade do Dono de obra) estão obrigados a garantir que o Diretor técnico garantiu todos os procedimentos.
    Ou seja, num cenário ideal, a segurança da montagem dessa grua foi acautelada.
    Na realidade, muito provavelmente isso foi montado pelo empreiteiro sem controlo algum.

Assim, se está preocupado, deve contactar o diretor de fiscalização ou o coordenador de segurança da obra e perguntar se a montagem cumpre as regras de segurança. Dev fazer este pedido de forma formal (email)
    Não obtendo resposta ou uma resposta que não "responda" deve contactar a policia municipal ou a proteção civil do seu município.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Qualquer obra tem que ter um Diretor de Técnico e um coordenador de segurança. Algumas estão obrigadas a ter também fiscalização.
    A montagem de alguns equipamentos como por exemplo a grua, está obrigada à existência de um termo de responsabilidade pela instalação.
    No caso das gruas, esse termo é por norma emitido pelo técnico que a monta. O Diretor técnico (técnico da responsabilidade do empreiteiro) está obrigado a garantir que a montagem e utilização da grua cumpre todos os requisitos, nomeadamente a existência do termo de montagem.
    O coordenador de segurança e o Diretor de fiscalização (técnicos da responsabilidade do Dono de obra) estão obrigados a garantir que o Diretor técnico garantiu todos os procedimentos.
    Ou seja, num cenário ideal, a segurança da montagem dessa grua foi acautelada.
    Na realidade, muito provavelmente isso foi montado pelo empreiteiro sem controlo algum.

Assim, se está preocupado, deve contactar o diretor de fiscalização ou o coordenador de segurança da obra e perguntar se a montagem cumpre as regras de segurança. Dev fazer este pedido de forma formal (email)
    Não obtendo resposta ou uma resposta que não "responda" deve contactar a policia municipal ou a proteção civil do seu município.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91

Obrigado caro forista. Na verdade a grua foi montada antes das escavações. E estas escavações, do que vejo, têm sido levadas a cabo apenas por uma empresa subcontratada para o efeito.
  5.  # 5

Colocado por: pvieira91já escavaram perto de 1m junto a duas das sapatas da grua

Que profundidade tem essa escavação?
  6.  # 6

Que profundidade tem essa escavação?

Não consegue ver a imagem que coloquei no primeiro post?
  7.  # 7

Colocado por: pvieira91
    Não consegue ver a imagem que coloquei no primeiro post?

Não me parece que aquela sapata esteja segura.
    • NGC
    • 11 novembro 2024

# 8

isso tem tudo para dar mal, fale com o dono de obra, e em ultimo caso com a proteção civil caso se sinta em risco
  8.  # 9

Enviei email à empresa de construção. Baixaram a lança de grua e prometeram construir um maciço a segurar aquela terra junto à grua a curto-prazo. Acho que vai ficar tudo resolvido a bem.
    Mais vale prevenir do que remediar.

Obrigado pelos vossos inputs foristas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 10

Colocado por: pvieira91Baixaram a lança de grua e prometeram construir um maciço a segurar aquela terra junto à grua a curto-prazo.

Demonstra alguma preocupação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

Reze para que não venha nenhum dia de temporal, com muita chuva e ventos.
    Se fosse a minha casa que estivesse em linha com a trajetória de uma possível queda, eu não ia estar à espera que eles fizessem o maciço.

Se já sabiam que naquela zona ia levar um desaterro, deviam ter colocado a grua mais para trás pois tinham espaço.
    • SrR
    • 11 novembro 2024

# 12

Colocado por: Andre309
    Se já sabiam que naquela zona ia levar um desaterro, deviam ter colocado a grua mais para trás pois tinham espaço.
    e depois a lança nao chegava ao extremo da obra
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  11.  # 13

Colocado por: Andre309eu não ia estar à espera que eles fizessem o maciço.

Ia você faze-lo?
    Não é preciso entrar em pânico, aquela grua parada nunca vai cair, o problema é se estiver com carga suspensa do lado da obra.
    Concordam com este comentário: falcon16
  12.  # 14

Colocado por: SrRe depois a lança nao chegava ao extremo da obra
    Concordam com este comentário:Pickaxe

Metiam uma grua maior, simples!

Colocado por: Pickaxe
    Ia você faze-lo?
    Não é preciso entrar em pânico, aquela grua parada nunca vai cair, o problema é se estiver com carga suspensa do lado da obra.
    Concordam com este comentário:falcon16

Mesmo não tendo carga, se houver o azar de aquela terra desabar devido a chuvas, ela vem ao chão na mesma.
    Mas é só a minha opinião, caso fosse a minha casa que ali estivesse com o meu dinheiro investido.
  13.  # 15

Isso com chuva ficando a terra mole, tem tudo para dar merd@
  14.  # 16

O que me assusta, é que metade das gruas que vemos nas obras, nem sequer tem a segurança dessa.. por isso imaginem.

Acho que a montagem de gruas é feita um bocado na fé..
  15.  # 17

Colocado por: Bragas VAcho que a montagem de gruas é feita um bocado na fé..

Grande parte das câmaras já está a exigir o certificado de montagem.
    Os acidentes com gruas são muito frequentes e por norma são graves
  16.  # 18

Olá, fale com o vizinho, juntamente com o director de obra (do empreiteiro). É uma questão de bom senso. Você não quer ser chato, mas imagino que o seu vizinho tampouco queira entrar no bairro com o pé esquerdo. Ele fará a pressão no empreiteiro.

Se tudo continuar assim, ligue para o departamento do urbanismo da câmara. Ou para a PSP, GNR...
  17.  # 19

Grande parte das câmaras já está a exigir o certificado de montagem.
    Os acidentes com gruas são muito frequentes e por norma são graves

Há semanas caiu uma em Gaia. Afetou 4 construções vizinhas, com diferentes graus de gravidade.
    Curiosamente, o prédio em construção a que a grua estava afeta saiu incólume.
  18.  # 20

Colocado por: ClioII

Há semanas caiu uma em Gaia. Afetou 4 construções vizinhas, com diferentes graus de gravidade.
    Curiosamente, o prédio em construção a que a grua estava afeta saiu incólume.

Claro, a queda foi estrategicamente planeada.

0.0230 seg. NEW