Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa para remodelar. é no norte, com paredes resistentes em pedra aparelhada à mãe (bem antiga).
    tem 2 pisos, logo, só aproveitando as paredes, tenho de fazer laje de piso e cobertura.

    Gostava de saber o que é mais caro: laje em betão, com pilares ou estrutura toda em madeira (madres, barrotes e afins)?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Meu caro, o preço não é tudo nesse tipo de intervenção, claro que o betão é mais caro pela tipologia de materiais. Mas se encontrar quem faça madeiramento artesanal não vai alterar a traça original, correto? Faça piso duplo com caixa preenchida com "Leca" com algum material de ligamento e o telhado também em madeira com forro de encastrar e janelas de madeira e paredes interiores forradas em pladur com isolamento tipo "Olmate"
  3.  # 3

    Depende.

    Mas uma casa com estrutura em madeira por 850€/m2 é muito superior (isolamento termico e acusticos) a uma de betão armado pelo mesmo preço.

    Se quiser uma proposta para casa com estrutura em madeira, sistema HofHouse, pode visitar o site:

    www.hofhouseportugal.com
  4.  # 4

    DEPENDE do que pretende.
    Porque o preço final até pode ser muito semelhante.

    EU prefiro refazer o interior todo em Betão Armado, desde as fundações até à cobertura (ok,.. a placa do telhado poderá ser em lage aligeirada).

    Há quem goste do interior da casa em madeira apesar do menor isolamento acústico e da maior necessidade de conservação dos materiais.
    E há sempre aquelas trapalhadas quando se pretende colocar uma casa de banho num primeiro andar com estrutura em madeira (o esgoto da sanita bate sempre no sítio em que está uma viga de madeira!) :-)
  5.  # 5

    meu caro,

    para fins iguais e com caracteristicas acusticas, termicas e de estabilidade também similares - o betão é mais o barato, mas uma boa estrutura em madeira não tem igual.

    Ab
  6.  # 6

    Amigo Luis K.W.

    Em termos de qualidade uma casa com estrutura em madeira é muito melhor que uma em betão armado.
    Além de ser uma construção amiga do ambiente.

    Em Março 2010 irei iniciar a construção de uma moradia com 300m2, colocarei aqui fotografias durante a obra.
  7.  # 7

    Colocado por: vasco tomeEm termos de qualidade uma casa com estrutura em madeira é muito melhor que uma em betão armado.
    «Qualidade» em que aspecto?
    Resistência ao fogo? Resistência aos sismos? Resistência à água? Isolamento acústico (lembre-se de ruídos no quarto do 1.º - passos, etc. - que se ouvem perfeitamente na sala do r/c)? Durabilidade sem necessidade de manutenção?
    Não creio.

    Além de ser uma construção amiga do ambiente.
    E nisto ainda tenho maiores dúvidas.
    Trata-se de abate, corte, tratamento - com produtos ecológicamente duvidosos - e transporte de árvores, "Versus" uma mistura água, areia e rocha moída e cozida, com uns ferritos no meio.
  8.  # 8

    Qualidade» em que aspecto?
    Resistência ao fogo? Resistência aos sismos? Resistência à água? Isolamento acústico (lembre-se de ruídos no quarto do 1.º - passos, etc. - que se ouvem perfeitamente na sala do r/c)? Durabilidade sem necessidade de manutenção?
    Não creio.

    Nessas todas que referiu...

    São amigas do ambiente, porque as árvores são seleccionadas e abatidas, sendo outras plantadas novamente.

    Em relação a entulhos, é muitooooooooo menor em relação a uma construção de betão armado e alvenaria.
  9.  # 9

    caro luis,

    não podemos comparar batatas com cebolas

    ambas as casas devem obedecer às normas, portanto a qualidade será igual

    quanto à manutenção aceito mas nada mais.

    ab
  10.  # 10

    Colocado por: bettencourtambas as casas devem obedecer às normas, portanto a qualidade será igual
    No caso de remodelação, não.
    Não tem de obedecer às mesmas normas que uma casa (re)construída em betão.

    Aliás, eu já vi cálculos de estabilidade aos sismos de uma casa a remodelar (reconstruir) em madeira... e deixavam muito a desejar!

    A qualidade não será, portanto, igual. Já nem digo melhor nem pior. Mas será seguramente muito diferente... tal como as "batatas e as cebolas".

    Eu já disse qual seria a minha opção. O Vasco Tomé (e muitos outros) apontam para outra.
    Não vejo qualquer problema em haver divergências de opinião nesta matéria...
    A opção final terá de ser do dono de obra, pesados os prós e os contras, e tendo em conta as preferências pessoais.
  11.  # 11

    Colocado por: vasco tome Em relação a entulhos, é muitooooooooo menor em relação a uma construção de betão armado e alvenaria.
    Este comentário é só para me meter consigo, Vasco. :-)

    Como creio que sabe, eu tive uma carpintaria. Encomendava a madeira em toros. Você nem faz ideia da quantidade de madeira que ia para o lixo (oopS! Digo, reciclagem), e se transformava em serradura ("reciclável", claro!) ;-)
    A percentagem de madeira que era efectivamente aproveitada, depois de removida a casca, o borne, serrada, aplainada, etc. era pouco mais de 50%.

    Por outro lado, o «entulho» das obras de alvenaria é óptimo para drenar os caminhos como os que recentemente foram transformados em lamaçais.
  12.  # 12

    Amigo Luis, as paredes já vêm montadas, tipo "lego", os materiais que sobram são reaproveitados para outros produtos usados na construção.

    A floresta onde as árvores são abatidas é tudo controlado e substituidas por outras novas.
  13.  # 13

    Caro Vasco,

    Eu também já vi paredes em betão prontinhas a montar em obra, que já vêm montadas com janelas, vãos de portas, canalização de casa de banho, etc....
  14.  # 14

    Colocado por: vasco tomeAmigo Luis, as paredes já vêm montadas, tipo "lego", os materiais que sobram são reaproveitados para outros produtos usados na construção.


    Atenção que também se utiliza betão "reciclado" para outros produtos na construção!

    Se me dessem a escolher, entre madeira e betão, prefiro betão. Se quiser muito a madeira, faço um revestimento em madeira (sobre o betão).
  15.  # 15

    A situação é que uma casa HofHouse por fora é igual a uma construida em betão armado, mas com uma capacidade termica muito superior ao betão.

    Qual a capacidade termica de uma parede em alvenaria dupla com tijolo furade de 11+15?

    Eu deppois coloco aqui a de madeira e com acabamento fermacell.
  16.  # 16

    Por acaso estou interessada em ver isso para o meu "acrescento". E as paredes ficam bastante mais leves do que alvenaria tradicional, não é?
  17.  # 17

    Colocado por: vasco tomeA situação é que uma casa HofHouse por fora é igual a uma construida em betão armado, mas com uma capacidade termica muito superior ao betão.

    Qual a capacidade termica de uma parede em alvenaria dupla com tijolo furade de 11+15?


    Mas estamos a falar de estruturas ou de revestimentos/paramentos ?
    E a acústica onde fica? E a resistência à flexão, entre outras?
  18.  # 18

    Muito superior a uma construção em alvenaria.

    Se tiver interessado posso enviar alguma informação.
  19.  # 19

    Na minha opinião tem a ver com o que pretende usufruir no final da obra, e com a traça original que irá manter. Já vi reconstruções com madeiras nobres que meu amigo... é de se tirar o chapéu. Estive na casa de campo do ministro da agricultura angolano, Dr Almeida Mateus, casa senhorial com interiores todos em madeira, meus amigos quem quer estilo tem que ter estilo
  20.  # 20

    Colocado por: rui coutinho ... quem quer estilo tem que ter estilo

    Não quererá dizer: quem quer estilo tem que ter DINHEIRO ?
 
0.0181 seg. NEW