Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites.

O meu pai, na década de 80 comprou um terreno a um senhor cá da terra. E na altura pediu ajuda a um primo do vendedor do terreno e foram as finanças passar para nome do meu pai o terreno. Ate aqui tudo bem. Meu pai cultivou terreno e entretanto eu herdei o..hj precisei de ir a Conservatória pedir informações sobre o terreno, por causa de uma situação e qual o meu espanto quando a funcionária me diz que aquele artigo tem outro dono! Pedi lhe pra me facultar a informação isso era estranho, e qual surpresa, deparo me que o antigo dono que vendeu terreno ao meu pai, tinha o já registado na Conservatória na altura e nós nunca soubemos e nem ele nos disse nada. Atualmente ele já faleceu à bastantes anos e no histórico do registo aparece uns 5 ou 6 sujeitos passivos depois do nome do homem e aparece mais uns 2 ou 3 como sujeitos ativos que dá ideia serem herdeiros do primeiro original..
    Quer dizer que legalmente não somos os donos, mas sim aqueles 2 ou 3 que nem sequer sei quem são??
    Como posso resolver situação? Efetuar escritura e publicitar novo registo ou tentar descobrir localização daquelas pessoas e ir tentar falar com elas e explicar situação? Nem elas sequer devem saber aquilo ta assim..

Como é possivel nas finanças estar em nome do meu pai e na Conservatória em possíveis herdeiros do outro homem?
    • size
    • 11 novembro 2024 editado

# 2

Presumo ser impossível que o mesmo artigo matricial esteja registado na Conservatória em titular diferente.
    Conferiu também como consta, actualmente, o registo na Finanças
    Existe ou não escritura da compra pelo seu pai?
    Elemento essencial para deslindar a possível irregularidade.
  2.  # 3

SMO, a compra pelo seu pai, deveria ter sido registada na Conservatória e não nas finanças..

Ainda que tenha que o fazer nos dois lados, a propriedade é conferida pela CRP..

Às finanças só querem saber quem é o titular, para saber a quem cobram os impostos da propriedade..

Mas isso não é assunto para se resolver num fórum..

Vai ter que tratar com um advogado e vai ser uma luta difícil..
  3.  # 4

Colocado por: sizePresumo ser impossível que o mesmo artigo matricial esteja registado na Conservatória em titular diferente.
    Conferiu também como consta, actualmente, o registo na Finanças
    Existe ou não escritura da compra pelo seu pai?
    Elemento essencial para deslindar a possível irregularidade.

Ele tinha ali um daqueles papeis azuis, assinado pelo tal homem lhe vendeu, é unica coisa como prova, alem da caderneta predial..
    Ja ouvi falar que antigamente havia estes erros, passavam nas financas mas ninguém ia a conservatoria confirmar nada..
  4.  # 5

Colocado por: Bragas VSMO, a compra pelo seu pai, deveria ter sido registada na Conservatória e não nas finanças..

Ainda que tenha que o fazer nos dois lados, a propriedade é conferida pela CRP..

Às finanças só querem saber quem é o titular, para saber a quem cobram os impostos da propriedade..

Mas isso não é assunto para se resolver num fórum..

Vai ter que tratar com um advogado e vai ser uma luta difícil..

Estou a ver que sim.. Não queria gastar € em advogados com isto, terreno quase nem vale pelo trabalho, mas pronto..
  5.  # 6

c

0.0112 seg. NEW