Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Pesquisei muito neste fórum mas não encontrei nenhum tópico parecido com o meu problema.

Sou senhoria de uma moradia com 3 andares.
    A moradia tem +/- 600m2 de terreno de cultivo que ninguém utiliza então sempre que necessário vou lá cortar as ervas e recolher o lixo.

Também tem calçada com espaço para estacionar +/- 7 carros.

O estacionamento é comum para todos, portanto sempre que necessário rapo ervas que nascem e lavo tudo.

O meu problema é que tenho um caseiro que tem vindo a reclamar por eu utilizar a água dele ao lavar o estacionamento.

Queria saber se há algum problema no que eu faço visto que é uma área comum e ninguém quer limpar e este caseiro também não quer que utilize a água dele.

Já pensei em deixar a limpeza e o corte das ervas ao critério deles mas acho que isso só ia causar mais problemas e acumular mais sujidade. Também não quero que o terreno fique ao abandono porque dá mau aspeto e tenho medo de vir a levar alguma multa por não estar limpo.

Obrigada a todos.
  2.  # 2

Para solucionar o problema do corte das ervas no terreno já pensei em seguir os conselhos do fórum e colocar manta geotêxteil e uma camada de brita por cima.
    Já agora, 5cm são suficientes?
  3.  # 3

Colocado por: Cláudia11O meu problema é que tenho um caseiro que tem vindo a reclamar por eu utilizar a água dele ao lavar o estacionamento.

e com razão, se o espaço é comum todos devem comparticipar nessas despesas.
  4.  # 4

Umas vezes uso a água de um outra vezes uso a água de outro
  5.  # 5

A não ser que passe 2 ou 3 horas com a mangueira na mão, isso é avareza.

Os principais interessados em que limpe as coisas são os inquilinos.. ainda se queixam por 2 ou 3 euros de água..
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  6.  # 6

Ainda teve a lata de me dizer que da próxima vez que pagar a renda vai descontar o valor da água.
    Também não sei até que ponto é que a lei me permite utilizar a água dele. Não encontro nada acerca deste assunto em concreto.
    Se deixar de gastar da água dele e começar a usar só dos outros não vai ajudar porque aí vão ser ou outros a queixarem-se...
  7.  # 7

O que permite é o bom senso..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  8.  # 8

Se deixar de limpar já sei o que vai acontecer.
    Fica ao abandono e com o passar do tempo fica cada vez mais sujo e com mau aspeto... Para não falar de manchas de óleo e e.t.c
    •  
      NTORION
    • 13 novembro 2024 editado

# 9

Se tem contador de água, é medir antes de usar de no fim e pagar o consumo...
  9.  # 10

Se ele estiver dentro de casa a utilizar água ao mesmo tempo o consumo já não bate certo... Não terei simplesmente direito a utilizar a água sendo que estou a fazer a manutenção dos espaços comuns de onde ele habita? Porque nenhum deles me paga as horas de trabalho que tenho para limpar tudo.
  10.  # 11

Isso nem sequer condomínio é. Portanto, nem está no seu direito de andar lá em volta da casa "deles" sempre a importunar secalhar.
    Quem costuma fazer controlo de ervas daninhas em estacionamento que pertencem ao domínio público (que acho que deve ser o caso), normalmente o pessoal da junta faz isso e as chuvas fazem o resto.
    Se o estacionamento é interior e pertence à casa, então o bom senso seria serem eles a adotar comportamentos de manutenção dos espaços ou chegarem a um consenso e formarem condomínio.
    • size
    • 13 novembro 2024 editado

# 12

Colocado por: Cláudia11
    Se ele estiver dentro de casa a utilizar água ao mesmo tempo o consumo já não bate certo... Não terei simplesmente direito a utilizar a água sendo que estou a fazer a manutenção dos espaços comuns de onde ele habita? Porque nenhum deles me paga as horas de trabalho que tenho para limpar tudo.

Não, não pode utilizar sem a devida autorização do titular do contrato de abastecimento de água, caso seja ele a pagar as facturas,
    Tratando-se de um arrendamento dos espaços em questão, esta sua questão deveria ter ficado acordada no respectivo contrato de arrendamento.
    Convém acordar com todos os arrendatário no sentido de estabelecer quem tem que fazer e como, a manutenção do espaço comum
  11.  # 13

Sr. pedrodmsousa, a calçada é dentro do terreno, não é pública e eu não estou a importunar ninguém, até porque também corto a erva dos 600m2 de terreno que ninguém utiliza e ninguém se queixa. Mas quanto a isso vou colocar brita em tudo e está feito, assim não tenho trabalho e sempre dá para aproveitar melhor terreno.

Realmente nunca falei sobre a limpeza dos espaços comuns com os inquilinos porque nunca tive alguém que se importasse que eu utilizasse água para limpar o que é de todos.

De qualquer das maneiras agradeço a todos, acho que o melhor será daqui em diante deixar logo escrito no contrato que têm que me autorizar a utilizar a água para limpeza de áreas comuns. Assim quem não concordar não assina.
  12.  # 14

Se alguém tiver alguma situação semelhante agradecia que me dessem dicas.
  13.  # 15

Fácil não renova o contrato, de futuro deixa isso escrito mas deve ser por implicação pura.
    Ou deixa responsabilidade deles a limpeza
    Concordam com este comentário: Cláudia11

0.0145 seg. NEW