É como der mais jeito, essa regra da quente andar por cima da fria seria para tubos embutidos e chumbados e muito provavelmente não tinha em conta o isolamento da tubagem.
já agora, não é preferivel "montar" o traçado todo ou quase todo e só no fim cravar? é que carvando joelho a joelho depois qualquer acerto quando se fixa a tubagem, é mais complicado, ou seja "encurtar ou esticar" uns cm o tubo, tem que se fazer uma emenda.
Isso depois depende do trabalho em si, e de quem vai fazer o trabalho e em que local nao sei que diâmetros estamos a falar mas eu por exemplo normalmente faço as furações e coloco as fixações todas ou parte delas pelo traçado da tubagem, depois venho atrás a colocar a tubagem e a cravar assim ja sei que dali para trás esta cravado, quando chego a uma derivação dou folga ao tubo e corto no sitio pois como ja tenho as fixações sei onde tenho de cortar exactamente, mas já que o tubo vai andar no exterior tenha em conta que deve o proteger contra os raios uv e geadas
A uponor tinha o mettalic que dava um acabamento porreiro nessas tubagens à vista, se vai andar à vista no interior e se forem troços pequenos pode dispensar o isolamento ou entao colocar isolamento e ocultar a tubagem numa calha tecnica.
Se a canalizacao esta a ser feita na horizontal (nao vem por cima do teto), faz sentido respeitar a direcao de onde vem a tubagem: se vem da esquerda, agua quente por baixo se vem da direita o contrario
O objectivo 'e respeitar a norma nas torneiras misturadoras (agua quente do lado esq.) e evitar um tubo ter de sobrepor o outro ao descer ate a torneira