Iniciar sessão ou registar-se
    • rample
    • 12 novembro 2024 editado

# 1

Boa tarde,

Vou instalar laminas de grande formato (3000 x 1000 x 3.5 mm ) da Magrês atrás da Salamandra.
    Está previsto a Salamandra ficar a cerca de 10cm da parede de cerâmica.
    A Salamndra é daquelas com ''bom/lindo'' acabamento ext que têm sitio para colocar a lenha por baixo, e tem revestimento de vermiculite .

Neste sentido coloco a questão qual o tipo de cola mais adequado a usar para este tipo de cerâmica, visto de ser de grande formato e levar com algum calor da salamandra.

Pelo que questionei á própria Magres, disseram que as laminas são resistes á temperatura não havendo porblema de instalar por tras da salamandra, apenas mencionaram que a cola teria de ser especifica para o efeito.

Feito isto tudo, qual sería a cola mais aconselhada para este caso em especifico ?

Obrigado a todos.
  1.  # 2

Colocado por: rampleBoa tarde,

Vou instalar laminas de grande formato (3000 x 1000 x 3.5 mm ) da Magrês atrás da Salamandra.
    Está previsto a Salamandra ficar a cerca de 10cm da parede de cerâmica.

2.  # 3

Percebo a sua reação e foi a minha também.
    Pelo que me explicaram não haveria problema porque estás salamandras mais recentes são mais isoladas que as antigas habituais e por isso não havia tantas transferências de calor para a parte de traz como acontecia com os modelos tradicionais de ferro fundido.

Tanto a empresa que vendeu a cerâmica como a que vendeu a salamandra indicou que não havia problema.
    Apenas que a cola teria de ser mais resistente a temperaturas.
    No entanto não sei se eles se estavam a referir a uma cola tradicional mais fraca ou se a H40 já serviria para o efeito. Daí ter aberto o tópico.
  3.  # 4

Cheguei a fazer algo parecido, mas eram peças de pequena dimensão (7,5x25, se não me engano) daí não ter receio de alguma descolagem ou queda. Nesses formatos aconselho a contactar diretamente a Weber/Fassa/Mapei para lhe indicarem a referência correta a utilizar, mais do que a marca de cerâmica ou a marca da salamandra.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 5

Mais que a temperatura , convém ser bastante flexível para absorver as dilatações dos materiais
  5.  # 6

No manual da salamandra tras as distancias mínimas a manter. Normalmente dizem 10cm no minimo.

Mas a própria empresa que vende a cerâmica deve saber qual a cola própria para esse caso não?
  6.  # 7

Colocado por: paulosNo manual da salamandra tras as distancias mínimas a manter. Normalmente dizem 10cm no minimo.

Mas a própria empresa que vende a cerâmica deve saber qual a cola própria para esse caso não?

Estive vários anos a trabalhar numa empresa que produzia cerâmica. A minha dica: não façam questões sobre cola a empresas de cerâmica, vão diretamente à fonte. Às empresas de cerâmica questionem sobre a cerâmica. Cada um tem a sua área de conhecimento e as técnicas e produtos evoluem.
    Concordam com este comentário: argo
  7.  # 8

Obrigado a todos pelos comentários.

Enviei hoje email para as diferentes marcas para saber o que aconselham.

Falei com algumas empresas que vendem salamandras e os mesmos disseram que não vou atingir grandes temperaturas na parte traseira da salamndra pois como tem vermiculite em toda a parte de trás não tem tendencia a aquecer muito para alem da propgação que vem da parte frontal.

Vou aguardar pela resposta das marcas de cola.

0.0097 seg. NEW