Numa de boas intenções, acho que criei um problema grave no meu jardim com potencial para afetar a minha saúde, as dos meus e dos meus vizinhos.
Comprei meia barrica para recolher as águas pluviais, que vão lá parar por um tubo de queda das caleiras. O que acontece é que esta água acaba por ficar parada e recentemente com estes dias de calor já tenho larvas dentro de água e pequenos mosquitos.
Não me posso dar ao luxo de ir todos os dias remexer a água para evitar a proliferação destes bichos e eventualmente outros.
Que me aconselham a fazer? Já pesquisei e poderia usar o hipoclorito de sódio, sem garantia de resultados, e se quiser algo mais forte, talvez o cloro, mas não sei mexer em cloro e como pretendo utilizar esta água para rega (só flores, nada de agricultura), o cloro está fora de hipótese.
Há outras hipóteses?
Preciso mesmo de um conselho de quem tenha já passado por isto e com resultados satisfatórios.
O importante é ter isso tapado para evitar a reprodução de insetos. Em alternativa, e caso a água nunca chegue ao fim, coloque umas gambúsias que em poucos dias limpam a bicharada toda da água e reproduzem-se que nem coelhos.
Acho que já decidi. Vou tirar a água toda e colocar terra e meter aquilo com plantas. Faço meia dúzia de buracos no fundo, meto rede e coloco 10 ou 15cm de casca de pinheiro ou pedras no fundo e o resto solo bem drenado.
Continuar com água, mesmo tapada também não é solução. A água começa a cheirar mal e depois atrai bichos (ex. melgas).