Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite. O empréstimo bancário que contraí para pagamento da minha casa é o que se chama um T30, ou seja, 30% do valor do empréstimo, será o valor da última prestação. Se eu quiser amortizar a minha dívida, o valor que entregar será amortizado no capital diferido. Se o fizer, o valor da prestação atual deverá sofrer alteração, não será assim? Não estou a amortizar o capital deferido nas prestações actuais, mas estou a pagar juros sobre todo o empréstimo. O banco não me está a esclarecer.
  2.  # 2

Claro,

Se deve menos, paga menos juros, se paga menos juros, vai baixar a prestação..

A não ser que tivesse numa qualquer modalidade de prestação fixa, em que aí em vez de baixar a prestação aumentava o valor da amortização..

Mas normalmente, prestações fixas não compagina com capital diferido.. é uma questão de ler o documento complementar..
  3.  # 3

Não vejo a dúvida.
    Se abate ao capital em dívida a prestação tem de ser recalculada.
    Concordam com este comentário: hangas
  4.  # 4

Ao amortizar está sob o capital em dívida. Os juros serão recalculados.
    Pode amortizar e tem duas opções: diminuição do prazo ou diminuição da prestação.

Na minha opinião pessoal, sempre que a prestação é confortável e podemos pagar então diminuiria no prazo.
    Concordam com este comentário: Dias12
  5.  # 5

Se for CH variável têm que reduzir, já amortizei 3x e nota-se bem a diferença.
    Na 1 x foi 2000 só para testar e já aí se notou
    • hangas
    • 13 novembro 2024 editado

# 6

Colocado por: nielskySe abate ao capital em dívida a prestação tem de ser recalculada.

Sim, isso acho que irá sempre acontecer. Mas acho que a duvida era para em que componente do capital, regular ou deferido é que a amortização vai incidir.

Ai acho que vai depender do produto. Mas numa proposta, ramo automovel, que analisei, a amortização antecipada iria primeiro abater no capital deferido.
    Claro que isso teria um impacto na componente de juros das prestações regulares, porque a componente juros, que incide sempre sobre o total ia ser menor.
    Mas o abate ao capital nas prestações regulares mantinha-se na mesma.

Mas na pratica, como é que se processa tecnicamente é irrelevante. O que interessa é que ira dever menos, logo pagar menos juros, logo ou uma prestação mais baixa ou redução do tempo.

Logo a não ser por mera curiosidade do OP, a forma como se processa é irrelevante. O que interessa é que faz uma amortização antecipada e é tudo recalculado.

0.0103 seg. NEW