Boa noite. O empréstimo bancário que contraí para pagamento da minha casa é o que se chama um T30, ou seja, 30% do valor do empréstimo, será o valor da última prestação. Se eu quiser amortizar a minha dívida, o valor que entregar será amortizado no capital diferido. Se o fizer, o valor da prestação atual deverá sofrer alteração, não será assim? Não estou a amortizar o capital deferido nas prestações actuais, mas estou a pagar juros sobre todo o empréstimo. O banco não me está a esclarecer.
Ao amortizar está sob o capital em dívida. Os juros serão recalculados. Pode amortizar e tem duas opções: diminuição do prazo ou diminuição da prestação.
Na minha opinião pessoal, sempre que a prestação é confortável e podemos pagar então diminuiria no prazo.
Colocado por: nielskySe abate ao capital em dívida a prestação tem de ser recalculada.
Sim, isso acho que irá sempre acontecer. Mas acho que a duvida era para em que componente do capital, regular ou deferido é que a amortização vai incidir.
Ai acho que vai depender do produto. Mas numa proposta, ramo automovel, que analisei, a amortização antecipada iria primeiro abater no capital deferido. Claro que isso teria um impacto na componente de juros das prestações regulares, porque a componente juros, que incide sempre sobre o total ia ser menor. Mas o abate ao capital nas prestações regulares mantinha-se na mesma.
Mas na pratica, como é que se processa tecnicamente é irrelevante. O que interessa é que ira dever menos, logo pagar menos juros, logo ou uma prestação mais baixa ou redução do tempo.
Logo a não ser por mera curiosidade do OP, a forma como se processa é irrelevante. O que interessa é que faz uma amortização antecipada e é tudo recalculado.