País: Portugal Brasil
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)

Powered by V a n i l l a

•  
      FD
    • 4 Janeiro 2010
     # 1
    Já construiram? Já habitam? E que tal dizerem o que é que hoje, depois de tudo concluído, fariam de forma diferente para ajudar quem por aqui anda a penar com pensamentos e ideias?
    Era um excelente contributo. ;)

Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandogaspar, hmspider

1.  # 2
    Olá!

Vou contribuir de certeza! Hoje já tenho o tempo apertado, mas prometo que não falho!

Acrescento já que teria diminuído a área de vidros! Grrr....
    • Jonh
    • 4 Janeiro 2010
     # 3
    Já construi mas ainda nao habito lá...

Pouco alterava naquilo que fiz (isto é bom sinal), ainda assim, não voltava a pagar a totalidade de um serviço que estava a 95%......para me virem fazer os restantes 5% foram 2 meses...mas apenas aconteceu nessa fase porque era pessoa amiga, mas...

A nivel de obra nao deixava a suite tão grande, tem 17,80m2, por mim chegava com uns 14m2, mas são gostos...

Muita gente se esquece disto:
    - Vejam onde vai ficar a antena de tv exterior, normalmente é na chaminé, abram um roço e passem um tubo na parede da própria chaminé...assim escusa de o cabo ficar esticado pelo telhado nem passado pelas telhas, esta será a ligação telhado/sotão....a ligação sotao/caixa de comunicações está sempre prevista....

Deixava um tubo oculto na parede para futura instalação de uma salamandra (moderna) na cozinha...

:)
  2.  # 4
    Já habito há um mês (vivenda individual - 340m2 de área útil + área dependente)
    Tb. tenho muitos vidros (mas poucos na fachada norte e muitos na fachada sul + pala).
    Xi....Mas alterava algumas coisas.
    Não punha escadas sem espelhos. Nem zonas com pés-direitos duplos. Acho que é muito bonito, mas torna a climatização mais complicada e funciona mal em termos acústicos...
    Pedia ao electricista para deixar mais cabos de reserva...
    Verificava e verificava ...cada cm das impermeabilizações das paredes enterradas, principalmente as zonas onde saem tubos para o exterior.
    Etc..
  3.  # 5
    A minha foi comprada, mas já sugeri ao construtor para futuras obras (e no caso dos vidros até ficou logo resolvido) :

1) vidro fosco nas janelas das casas de banho (os meus vizinhos são velhos e feios, nós somos jovens e bonitos, e se eles quiserem espectáculo, pois que vão à net ou assinem aqueles canais XXX ).

2) lâmpadas de halogéneo nas escadas, sim senhor, mas em sítios acessíveis. Ter que usar uma escada extensível para mudar 1 lâmpada, mal apoiada nos degraus da escada é chato. Cada vez que vou ao sótão benzo-me e penso quando me tocará esse belo petisco.

3) As portadas, mais propriamente o sistema de fixação na posição "aberta", da Domal. Engraçadito, mas frágil. Muito frágil. Neste momento uso tecnologia avançada, marca "seixo rolado com 1,5kg" para as manter abertas.
    • naar
    • 4 Janeiro 2010
     # 6
    Vale construção efectuada há 8 anos? Espero que sim, aqui vai:

O que eu faria se fosse hoje:

Uma moradia só de r/c, quanto muito com uma cave para garagem se o terreno fosse propício, mas sempre com acesso automóvel para o r/c.
    Uma moradia com áreas mais pequenas, apenas o necessário para não viver "apertado".
    Com o mínimo de terreno possível.
    Com ETICS (capotto), cobertura plana.
    Aquecimento hidráulico no pavimento.
    Paineis solares com termosifão.
    Vãos com dimensões "normais", janelas de PVC e estores eléctricos.
    Paredes interiores em pladur.

O mais importante e impossível: Construção no centro de Torres Vedras! :)
  4.  # 7
    Colocado por: naarVale construção efectuada há 8 anos? Espero que sim, aqui vai:

O que eu faria se fosse hoje:

Uma moradia só de r/c, quanto muito com uma cave para garagem se o terreno fosse propício, mas sempre com acesso automóvel para o r/c.
    Uma moradia com áreas mais pequenas, apenas o necessário para não viver "apertado".
    Com o mínimo de terreno possível.
    Com ETICS (capotto), cobertura plana.
    Aquecimento hidráulico no pavimento.
    Paineis solares com termosifão.
    Vãos com dimensões "normais", janelas de PVC e estores eléctricos.
    Paredes interiores em pladur.

O mais importante e impossível: Construção no centro de Torres Vedras! :)

Realmente no centro é complicado :-))
  5.  # 8
    Moradia habitada desde Maio de 2009...O que eu mudaria (dentro do que teria sido possível mudar, claro):
    - "Brise-soleil" na fachada principal, sem blackouts por dentro;
    - Recuperador com entrada de ar exterior (ainda falei nisso, mas não insisti o suficiente);
    - Outra solução para o chão da casa de banho da suite (branco foi um grande erro);
    - Teria "apertado" com os electricistas, que me cobraram um valor absurdo pelos extras;
    Não me lembro de mais nada para já...
  6.  # 9
    Viva,

Ainda não estou a morar, mas já estou na fase de acabamentos.
    Coisas que fiz e que acho que ficaram bem:
    - Zonas de luz natural. Tenho 3 veluxs automáticas que produzem um efeito e poupança de luz espectacular.
    Uma delas é a GGL10 das maiores que existe que está sobre o hall das escadas.

- Tenho uma lage com 50cm de altura extensível nos 200m da cave com respiros. Tinha uma mina de agua por baixo...
    - Janelas de arejamento na cave.
    - Renovador de ar nos roupeiros (ideia do picheleiro bacana)

Coisas que teria alterado:
    - teria colocado elevador.

Coisas que tive de alterar:
    - Abrir rasgos exteriores para embutir as calhas dos estores de laminas orientáveis da metalunic/griesser
    - Abrir rasgos interiores para ter todos os rodapés embutidos.

Coisas que devo alertar:
    P.f. avaliem a necessidade de portadas em vidro enormes. Os arqts desenham riscos e rabiscos e o meu, desenhou vãos de 4,5m com 2,65 de altura: Consequência:
    Por uma diferença de 10cm podia optar pelo orçamento de alumínios de 10.000€. O acréscimo de 10cm que o arqt desenhou obrigou a colocar uma série com mecanismos eleváveis pelo que o orçamento disparou para o dobro: 19.900€

grrr...

Quando me lembrar de mais coloco...
  7.  # 10
    era desse tipo de estores que eu queria, foram muito caros?? :/

muito bom este tema, parabéns pela ideia :)

Colocado por: pcarneiroViva,
    estores de laminas orientáveis da metalunic/griesser
  8.  # 11
    Se querem a casa acabada no prazo estipulado, prevejam penalizações no contrato para o caso do prazo não ser cumprido.
  9.  # 12
    Colocado por: ouriçaViva,
    estores de laminas orientáveis da metalunic/griesser

Olá ouriça,

Sim, para mim, efectivamente estes estores são muito caros, infelizmente.
    Contudo, só o facto de ficarem TOTALMENTE exteriores (apenas passa 1 fio para dentro) é excelente a nível de isolamento.
    Também são excelentes pelo facto de serem robustos e terem lâminas orientáveis.
    Por exemplo, no Verão não precisas de ter o estore todo fechado para proteger por exemplo a sala dos raios solares. Basta orientar as laminas e o sol não entra, mas entra luminosidade.
    No meu caso, ainda os tenho ligado à domótica o que permite outras "programações"...
    Sou novato por aqui e não sei se se pode divulgar a empresa onde os comprei, mas se precisares dizes que eu divulgo.

Contudo acho muito importante referir que é difícil definir CARO.
    O que é caro? Para mim pode ser caro, mas para os outros não.
    Nada como sermos nós próprios a aferir.
    Ao dispor,

Olá zedasilva,

Espero responder às tuas duvidas sobre o renovador de ar nos roupeiros. O modelo que instalei é o VENTURIA-E da S&P.
    A ideia é por exemplo, todos os dias às 16h ele renova o ar (liga-se) e após 5 min. desliga.se.

È um aparelho que instalei num roupeiro que contem serpentinas (condutas próprias para o ar) ligadas aos roupeiros e que tem como função renovar o ar.

a imagem é esta:

ao dispor,

Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod

SPventuria-e.jpg
  10.  # 13
    Olá a todos.
    Obrigada a todos por partilharem as vossas experiências nesta tarefa complicada que é construir uma habitação.
    Dos vários problemas que tenho na minha casa, há um que gostava de resolver com urgência. Tenho uma sala com cerca de 70 m2, com pé direito duplo, com mesanine. É um facto que não consigo aquecer a sala. Tenho um recuperador de calor a lenha na sala que me aquece os radiadores (28 elementos) e 2 ares condicionados de 18 mil btus cada, mas nada. O termómetro não passa dos 17,5 graus. Se alguém tiver alguma solução para o meu problema, vou agradecer-lhe para o resto da vida.

Obrigada pela atenção
    • naar
    • 6 Janeiro 2010
     # 14
    Assim de repente! Feche o "buraco" da mezanine! Não?
  11.  # 15
    sofia s,
    Já lhe respondi no outro tópico.
  12.  # 16
    olá pccarneiro

se a empresa das laminas orientáveis trabalhar para a zona norte do país agradecia-lhe que me enviasse o contacto, pois em princípio colocarei mesmo as lâminas, pouparei na colocação de cortinados ou blackouts.
    a alternativa seriam as brisas solares, no entanto pelo que sei não funcionarão tão bem no que diz respeito ao isolamento.

Uma coisa que também faria diferente na minha futura casa (apesar de ainda não lá estar a morar) era a pré-instalação de uma salamandra ou recuperador de calor (basicamente deixar os tubos de exaustão atá à cobertura)

lsobral
    Não punha escadas sem espelhos.

Ora explique-me lá como são as suas escadas... e o porque se arrepende de não terem espelhos.
    talvez sejam como as minhas.... :/
  13.  # 17
    Colocado por: ouriça
    olá pccarneiro
    se a empresa das laminas orientáveis trabalhar para a zona norte do país agradecia-lhe que me enviasse o contacto, pois em princípio colocarei mesmo as lâminas, pouparei na colocação de cortinados ou blackouts.
    a alternativa seriam as brisas solares, no entanto pelo que sei não funcionarão tão bem no que diz respeito ao isolamento.
    ...

Viva,
    A empresa é em Braga e chama-se PintoSol.
    Pode contactar o sr. João Pinto através de 917520399 e sem duvida, veja em funcionamento no showroom deles e peça claro um Orçamento.

Ao dispor,
    Pedro Carneiro.
  14.  # 18
    Obrigado :)
  15.  # 19
    Já tinha estado para abrir este tópico anteriormente. :)

Na fase em que a minha está, detecto uma ou outra coisa que alteraria.

Localização dos quadros eléctricos para longe da parede de entrada (mau olho do eng. das especialidade, do arquitecto e do electricista...)
    Material usado na cantaria. Em vez do Mármore Extremoz Branco, optaria por usar apenas Lioz. :)

Se depois me lembrar de mais alguma coisa, aviso :)

Coisas da Casa
  16.  # 20
    lsobral
    Não punha escadas sem espelhos.

Ora explique-me lá como são as suas escadas... e o porque se arrepende de não terem espelhos.
    talvez sejam como as minhas.... :/

Se arrependimento matasse...
    Mais logo ponho fotos para explicar a minha decepção quanto às escadas. Atenção acho que são lindíssimas (afisélia com acabamento em verniz aquoso) e que todo o vão de escadas é muito bonito. O problema é a acústica no vão que entretanto comunica em aberto com o escritório e o hall dos quartos. Toda essa zona fica muito barulhenta. E tb. fria devido ao pé direito, apesar dos tectos falsos terem por cima isolamento em wallmate.
  17.  # 21
    Algo que é optimo nas casas com mais de um piso: passagem directa das roupas para lavar até uma tulha na lavandaria. Funciona lindamente. É muitíssimo prático, roupa suja sempre no sítio próprio, sem sem necessário descer escadas.
    Vou colocando ideias à medida que me vou lembrando.
  18.  # 22
    Olá,
    Isso da roupa, é excelente, também coloquei e permite enviar a roupa do 1º piso para a lavandaria, mas acho que se for em tubo de INOX a roupa deslizará melhor.

Outra coisa que tenho e recomendo aos amantes do home-cinema, é a colocação de uma tela motorizada na sala.
    Comprei no ebay por cerca de duzentos euros uma tela de 2,6 metros.
    A minha esposa estava receosa e sempre a "ralhar" comigo, mas agora, depois dos tectos em pladur prontos, apenas se vê uma frincha que ninguém dá por ela.
    O projector também já tenho em FULL HD.
    Falta a máquina das pipokas...
    • naar
    • 7 Janeiro 2010
     # 23
    Colocado por: pcarneiroOlá,
    Isso da roupa, é excelente, também coloquei e permiteenviar a roupa do 1º piso para a lavandaria, mas acho que se for em tubo de INOX a roupa deslizará melhor.

Outra coisa que tenho e recomendo aos amantes do home-cinema, é a colocação de umatela motorizadana sala.
    A minha esposa estava receosa e sempre a "ralhar" comigo, mas agora, depois dos tectos em pladur prontos, apenas se vê uma frincha que ninguém dá por ela.

E os copos da KOKA-KOLA! :))
  19.  # 24
    Mais 4 coisas que me lembrei:

1 - Como tenho poço, pedi ao picheleiro para instalar + uma rede de águas separada só para os autoclismos.
    2 - Desde que ardeu 70% da casa de um amigo meu por ter deixado o telemóvel a carregar no quarto (segundo ele, graças às baterias chinesas), mandei colocar um sistema de alarme de incêndio (em quase todo o lado) e de inundação (cozinha, wcs, lavandaria e cave).
    É mais uma rodinha branca que fica no tecto, que no inicio parecia incomodar, mas agora, nem damos por ela....
    3 - Para a piscina, coloquei um alarme constituído por "IR-bornes" (4 barreiras em cada ponta da piscina), com 2 feixes de infravermelhos cada (um deles detecta as crianças mesmo a rastejar, o outro é mais alto).
    4 - Duas das 5 casas de banho, tem TV na banheira. ebay ebay ebay...

até breve,
    • naar
    • 7 Janeiro 2010
     # 25
    Colocado por: pcarneiroMais 4 coisas que me lembrei:

1- Como tenho poço, pedi ao picheleiro para instalar + umarede de águas separada só para os autoclismos.
    2- Desde que ardeu 70% da casa de um amigo meu por ter deixado o telemóvel a carregar no quarto (segundo ele, graças às baterias chinesas), mandei colocar um sistema dealarme de incêndio(em quase todo o lado) e deinundação(cozinha, wcs, lavandaria e cave).
    É mais uma rodinha branca que fica no tecto, que no inicio parecia incomodar, mas agora, nem damos por ela....
    3- Para a piscina, coloquei umalarmeconstituído por "IR-bornes" (4 barreiras em cada ponta da piscina), com 2 feixes deinfravermelhoscada (um deles detecta as crianças mesmo a rastejar, o outro é mais alto).
    4- Duas das 5 casas de banho, temTV na banheira. ebay ebay ebay...

até breve,

E o que faria de diferente se fosse hoje?
  20.  # 26
    Eu sugiro que se separem os tópicos...o que faria de diferente (este) e um outro - o que voltaria a fazer hoje na nova casa!
  21.  # 27
    Colocado por: pcarneiroDuas das 5 casas de banho, temTV na banheira. ebay ebay ebay...
    Ou seja, não punha, ou colocava em todas? ;-)
    • naar
    • 8 Janeiro 2010
     # 28
    Colocado por: becasEu sugiro que se separem os tópicos...o que faria de diferente (este) e um outro - o que voltaria a fazer hoje na nova casa!

E um 3º para quem quiser dizer o que tem em casa :)
  22.  # 29
    Tão poucos comentários.. ou a malta não alterava nada, ou alterava tudo....heh

Ou entâo o post não se vê bem :|

Coisas da Casa
  23.  # 30
    Eu por acaso ando com uma dúvida que quem já construiu poderia esclarecer (ou reforçar):

No projecto da minha moradia está pensado (a meu pedido) para ter a 3 divisões à "americana", isto é sem parades a dividi-las: Cozinha, Sala de Refeiçoes e Sala de Estar (a Cozinha terá portas de correr para separar a divisão se necessario).

Quem é que já construiu desta forma? é util? prática?
  24.  # 31
    Eu não gosto do conceito...mas é mesmo uma questão de gosto e de estilo de vida (e de família). Pessoalmente, gosto de ter uma divisão "cozinha" e uma divisão "sala comum". No entanto, entre a sala e a cozinha tenho uma porta de correr, de dimensões normais, que está sempre aberta quando estou/estamos na cozinha....assim consigo o melhor dos dois mundos: contacto visual com quem está na sala (geralmente as filhas) e separação dos espaços (fecha-se a porta e não interessa a confusão ou o ruído que está em cada lado).
  25.  # 32
    Colocado por: moraisddEu por acaso ando com uma dúvida que quem já construiu poderia esclarecer (ou reforçar):

No projecto da minha moradia está pensado (a meu pedido) para ter a 3 divisões à "americana", isto é sem parades a dividi-las: Cozinha, Sala de Refeiçoes e Sala de Estar (a Cozinha terá portas de correr para separar a divisão se necessario).

Daqui a... três meses digo-lhe o que acho.
    É algo que aconselho a quem realmente quer e se identificar com o conceito.
  26.  # 33
    Aqui vai:
    -Como tenho caldeira para aquecimento de água em depósito, em vez de ter uma rede tipo estrela, ou seja um tubo a derivar do depósito para cada torneira, fazia um circuito tipo bus para circulação da água quente, para que em vez de ter que esperar cinco minutos para ter água quente no duche, não tivesse que esperar de todo, desperdiçando água.
    Genericamente um tubo de retorno á caldeira para cada torneira.
    -Deposito para águas da chuva para regas.
    -Reutilização de águas interiores, (com excepção sanitas) para regas.
    -Teria acompanhado os acabamentos da obra...
  27.  # 34
    viva,

Hoje reparei que me esqueci de uma coisa: a caixa de correio.
    Agora tenho o muro pronto e vou ter de abrir para embutir uma caixa de correio de forma a só se ver a "tampa".

Por isso, não se riam, dado ser uma coisa tão básica, mas o que é facto é que me esqueci.
    por isso, não se esqueçam.
    Cheers,
    • naar
    • 12 Janeiro 2010
     # 35
    Colocado por: pcarneiroviva,

Agora tenho o muro pronto e vou ter de abrir para embutir uma caixa de correio de forma a só se ver a "tampa".

Por isso, não se riam, dado ser uma coisa tão básica, mas o que é facto é que me esqueci.
    Cheers,

Pode colocar uma exterior, já existem modelos bem giros em inox por ex.
    • Jonh
    • 13 Janeiro 2010
     # 36

Cheers,

Aconteceu me o mesmo, acabei por comprar uma já feita, em chapa...
  28.  # 37
    Colocado por: Jonh

Cheers,

Aconteceu me o mesmo, acabei por comprar uma já feita, em chapa...

Idem, mas comprei uma m***** de uma caixa de correio que deixa entrar água e já tem o fecho meio encravado. Lá tenho que comprar outra...mas o pior vai ser arranjar alguém que me fixe a "coisa" à parede....
  29.  # 38
    Caixas do correio?
    Que tal uma coisa do género?
      casa 023.jpg
    •  
      MRui
    • 13 Janeiro 2010
     # 39
    Esta caixa de correio tem email e tudo... aparentemente esqueceram foi o número de polícia na porta. :-)
  30.  # 40
    Não colocaria recuperador de calor - acende-se meia duzia de vezes ao ano e suja muito - tenho aquecimento central.
    Escada de acesso à parte privada da casa (1ºandar, quartos e wcs), fora do Hall de entrada.
    Isolamento exterior, tipo capotto.
    Janelas PVC, vidro termico.
    Estores electricos
    cave abaixo do R/C (o terreno era propicio a isso)
    Quem tem filhos pequenos é util um quarto de brincar!
    Uma coisa que considero de vital importancia é a intervenção do arquitecto, de preferencia com bastante experiencia.
    • naar
    • 13 Janeiro 2010
     # 41
    Colocado por: MRuiEsta caixa de correio tem email e tudo... aparentemente esqueceram foi o número de polícia na porta. :-)

O ajudante do fotógrafo foi comprá-lo para o colar por baixo do rasgo :)

Mas está uma ideia original (para mim que nunca tinha visto nenhuma :))

Já a forra do portão se é fenólico, vai ficar feio depressa!:((
  31.  # 42
    Colocado por: paulo.krud...Isolamento exterior, tipo capotto.
    Janelas PVC, vidro termico.
    Estores electricos

Não colocaria, ou não tem e colocaria???
    E motivo de colocar ou de não voltar a colocar??
    •  
      LuB
    • 13 Janeiro 2010
     # 43
    Se construisse a minha casa hoje?

Eheheh...
    Colocava aparelhos de ar condicionado (em vez de caldeira a gás e radiadores para aquecer a casa que dão uma factura muito maior ao fim do mês e não arrefecem no verão....)
    Colocava as janelas grandes da casa viradas para sul e não para noroeste... a vista era melhor para NW mas o frio entra... e já nem aprecio a vista...lololo
    Colocava um piso flutuante de boa qualidade...
    Não fazia uma sala comum tão grande ... Parece que vivo num armazém
    Não fazia um telhado de quatro águas para agora poder aproveitar o sótão.
    ...
    •  
      LuB
    • 14 Janeiro 2010
     # 44
    Não sou obcecada pela Daikin... Não trabalho para eles :)))
    Eles têm uma inovação recente, que me safa! Vai-me permitir colocar água a 80.ºC nos radiadores sem recorrer a caldeira a gaz ou gasóleo (uma bomba Ar-água com um COP de aprox.3... só isso!)
    Se fosse hoje corria tudo a ar condicionado. Aliás numa outra casa que tenho, instalei há vários anos aparelhos de ar condicionado da Samsung, que têm tido bons desempenhos...
    Quanto a agressiva... As mulheres são mansas? lolololo
  32.  # 45
    Colocado por: moraisddEu por acaso ando com uma dúvida que quem já construiu poderia esclarecer (ou reforçar):

Daqui a... três meses digo-lhe o que acho.
    É algo que aconselho a quem realmente quer e se identificar com o conceito.

Eu construí assim. É preciso gostar do conceito. Eu gosto. Há maior proximidade entre as pessoas e, no pouco tempo em que estamos em casa estamos todos juntos. Nem sequer tenho portas de correr. É mesmo uma só divisão.
  33.  # 46
    eu?? Estou a construir... e para já só trabalho! Adjudiquei a primeira fase da obra a um empreiteiro de confiança e para já não corre mal :) ...mas já tenho uma cave que não estava programada e uma garagem com mais 2mts que o projectado.... e agora é que vão ser elas!!! 2011 chega depressa por favor!
  34.  # 47
    há uma coisa que eu fazia diferente, e muitas pessoas vão achar que foi um erro básico.
    pediria orçamentos para tudo, tudo, tudo, antes de começar a construir qualquer coisa, de modo a que tivesse logo tido definido os materiais que colocava, quem colocava e por que preço, assim conseguia definir logo onde e como podia poupar.
    fazer uma estimativa de custo de obra, com uns valores médios e estimados atirados para o ar não funciona, pois existem custos que não se encontram considerados quando se calcula um determinada trabalho por m2. por exemplo: colocação gesso projectado nas paredes, quando nos é dado o preço por m2 não nos dizem que os vãos das portas são considerados, para compessar a colocação das calhas e a amior mão de obra, e isso no final da obra são mais uns euros.
    há opções que tomamos logo no início como definitivas, e que realmente o são, mas quando se chega próximo do fim penso que se se opta-se por algo diferente podia ter conseguido controlar mais os custos.

Primeiro ultrapassa-se o limite definido para o custo total da casa e depois ultrapassa-se o valor que se pode gastar...
  35.  # 48
    Colocado por: ouriçahá uma coisa que eu fazia diferente, e muitas pessoas vão achar que foi um erro básico.
    pediria orçamentos para tudo, tudo, tudo, antes de começar a construir qualquer coisa, de modo a que tivesse logo tido definido os materiais que colocava, quem colocava e por que preço, assim conseguia definir logo onde e como podia poupar.
    fazer uma estimativa de custo de obra, com uns valores médios e estimados atirados para o ar não funciona, pois existem custos que não se encontram considerados quando se calcula um determinada trabalho por m2. por exemplo: colocação gesso projectado nas paredes, quando nos é dado o preço por m2 não nos dizem que os vãos das portas são considerados, para compessar a colocação das calhas e a amior mão de obra, e isso no final da obra são mais uns euros.
    há opções que tomamos logo no início como definitivas, e que realmente o são, mas quando se chega próximo do fim penso que se se opta-se por algo diferente podia ter conseguido controlar mais os custos.

Primeiro ultrapassa-se o limite definido para o custo total da casa e depois ultrapassa-se o valor que se pode gastar...

Resumindo, mandava fazer um projecto de execução.
  36.  # 49
    Colocado por: becas. No entanto, entre a sala e a cozinha tenho uma porta de correr, de dimensões normais, que está sempre aberta quando estou/estamos na cozinha....assim consigo o melhor dos dois mundos: contacto visual com quem está na sala (geralmente as filhas) e separação dos espaços (fecha-se a porta e não interessa a confusão ou o ruído que está em cada lado).
  37.  # 50

Ainda tentei mas não consegui convencer a outra parte.
  38.  # 51

Ainda tentei mas não consegui convencer a outra parte.

Pelo menos ficou com uma coisa que não tem preço, o direito ao "eu bem te disse..."
  39.  # 52
    Boas,

Felizmente ainda não construi pelo que tenho aproveitado todas as dicas...
    No meu caso e após uma longa batalha para lotear um terreno de 3500m2 em 3 lotes (condominio fechado) conto iniciar a construção da casa em Junho deste ano. Com um "senão", estou em Angola a trabalhar.

Cá vai o meu conselho mesmo antes de ter a casa feita.
    Antes do projecto de arquitectura entrar na camara pedir 1 ou 2 orçamentos (nem que tenha de pagar por isso), assim ainda vou a tempo de cortar alguma coisita!!!!

Cmps
  40.  # 53
    Katm, o que é que esse comentário tem a ver com o conteúdo e título deste post?? Porque não cria um novo? xiça

Estas pessoas agradeceram este comentário: pcarneiro

•  
      FD
    • 18 Janeiro 2010
     # 54
    Colocado por: AdrianoPKatm, o que é que esse comentário tem a ver com o conteúdo e título deste post?? Porque não cria um novo? xiça

Separado e criado/movido para aqui.
  41.  # 55
    Boas,

O que fazia de diferente se fosse hoje era definir o quanto antes como queremos a cozinha e respectivo layout.
    Tinha um desenho, mandei o electricista chumbar as tomadas, o picheleiro os respectivos tubos e agora, vou mudar o layout.
    Chiça! toca a fazer rasgos e a trocar tomadas.
    Para quem vai construir, pode achar-nos malucos ao pensar:
    "Esta malta não sabe o que quer... Parte, Abre e fecha rasgos, etc..."

Mas estas coisas acontecem mesmo.
    A mim aconteceu apenas por 1 pormenor que não gosto. E se nao gosto e como a casa é para mim e para toda a minha vida, tenho de ter as coisas como gosto.
    O que se passou foi o facto de no desenho 3D vermos 1 cozinha com os armários todos alinhados e agora na realidade o frigorífico estimado vai ficar cerca de 10 cm de fora para que as portas possam abrir... BAH.
    Imaginem um conjunto de armários que preenchem uma parece com 4,5m todos alinhados e na zona do frigorifico ficar de fora?
    Cheguei à conclusão de encastrar o frigorifico nas portas do armario, mas assim o desenho fica feio. Fica um bloco com 120cm com portas, outro igual e depois 1 de 60 com o forno e microondas e depois o resto dos armarios.
    por isso, toca a distribuir os electrodomesticos novamente...
    é assim mesmo a vida...

Cheers,

Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc

42.  # 56
    Colocado por: naar

Cheers,

Pode colocar uma exterior, já existem modelos bem giros em inox por ex.

Pvc's é o melhor, baratinhas e nunca enferrugam...ao contrário cá do tanso que meteu uma em Aluminio....

Abraços

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/

Estas pessoas agradeceram este comentário: kami

• kami
    • 25 Janeiro 2010
     # 57
    Boas

Aconselho a colocarem sempre uma chaminé/exaustor maior do que a placa. Tive uma chaminé de 90cm e a placa era de 60cm e mesmo assim os móveis superiores junto à chaminé tinham gordura...

Cumps
  43.  # 58
    Colocado por: pcarneiroOlá,
    Isso da roupa, é excelente, também coloquei e permiteenviar a roupa do 1º piso para a lavandaria, mas acho que se for em tubo de INOX a roupa deslizará melhor.

Outra coisa que tenho e recomendo aos amantes do home-cinema, é a colocação de umatela motorizadana sala.

Olá
    Estou a construir uma casa e também keria comprar um projector e uma tela motorizada.
    Está satisfeito? A qualidade da imagem é boa? Pode indicar-me a marca.

Obrigada

DMarques
  44.  # 59
    Olá, Viva.

A tela comprei no ebay (Alemanha).
    Quando chegou o caixote, quase desmaiava com o tamanho da caixa, mas agora no tecto, nem se nota que tem quase 3 metros...

Sobre o projector, comprei o Optoma HD20 Full HD.
    Acho-o muito bom, com uma imagem excelente.
    Como não sabia o que comprar, na altura, procurei nos estudos (reviews) na internet e li os produtos recomendados na categoria FULL HD (HOT Products Awards).

Veja aqui, por exemplo:

http://www.projectorreviews.com/optoma/hd20/index.php

Saudações,
    • Mac
    • 24 Fevereiro 2010
     # 60
    Gostaria de obter comentários de quem tem ilhas de cozinha.
    Se foi ou não boa ideia e porquê.
    Cumprimentos

0.0665 seg.