Estou a ajudar o meu sogro a restaurar uma casa antiga, provavelmente com uns 60 a 70 anos. Agora estamos com um grande dilema.
Depois de iniciar as obras iniciais fomos ao sótão para tirar de lá a lixeira que o antigo proprietário deixou. Fiquei um pouco surpreso quando apenas ao andar no sótão, sentia o mesmo a vibrar bastante. Achei estranho e após retirar o reboco do tecto pude confirmar que o mesmo não tem vigas, e pelo que pude perceber o tecto é apenas composto por tijolos reforçado com uns ferros e cimento pelo meio.
O meu grande medo agora é que o meu sogro mandou duas paredes abaixo, de forma a ampliar a sala da casa. A sala neste momento há-de ter uns bons 9m x 4m.
Para piorar tudo, o telhado não está em grandes condições e o antigo proprietário já se tinha prevenido neste sentido. O que ele fez foi colocar pilares de madeira ao centro do telhado para dar mais suporte. E claro os pilares estão assentes no chão (tecto sem vigas) que agora está sem as paredes que eu penso que não sendo pilares davam alguma integridade à casa. Aliás os pilares em madeira estão colocados mesmo no sentido das paredes que agora não existem.
O que acham de toda esta situação. É normal e o tecto aguenta, ou devo ter medo que o tecto não aguente com tanta carga?
Tire um tijolo e fuja para os outros não lhe caírem em cima....isso foi uma tentativa de laje aligeirada, eu mandava a baixo e faria uma laje de vigotas no sentido dos 4m.
36m2*25€m2, gasta aproximadamente 1000euros para a laje. aproveita e reforça a parede exterior onde vai assentar a laje com um lintel em betão..
Obrigado pelos comentários apesar de confirmarem as minhas suspeitas.
Relativamente a colocar uma laje em vigotas, penso ser uma boa solução mas não tenho grande conhecimento para realizar uma obra desse calibre infelizmente.
Esse tipo de laje era muito comum nos anos 60/70.... pois as vigotas pré-esforçadas ainda não era conhecidas em muitos sítios...
A laje era feita com tijolos armados com ferros e uma argamassa....
No seu caso... não podia ter deitados as paredes abaixo e foi uma sorte isso não ter caído....
Nesse tipo de laje as paredes servem de suporte.... para serem deitadas abaixo, tem de se colocar uma viga a fazer o mesmo suporte das paredes.... não se pode deitar paredes de suporte abaixo.....
de resto como já lhe disseram ou reforça o suporte da laje nos sítios onde tinha as paredes.... ou então façam uma laje nova....
quanto ao processo de licenciamento... é daquelas coisas... em 99% dos casos não fazem para fazer uma laje... qualquer pedreiro que saiba o que está a fazer lhe faz o calculo ou mesmo a empresa das vigas... no entanto e obrigatório...!!!
E mais... eu não andava por baixo dessa laje sem ser escorada.... ainda por cima com as escoras de suporte do telhado...
Escorei hoje o tecto. Estou sem moral nenhuma não sei o que fazer.
O nosso orçamento não é grande e estava já tudo calculado quase ao cêntimo. Agora não sei o que fazer.
Hoje foi uma empresa lá fazer um orçamento para emcamisar as vigas do telhado de forma a podermos tirar as escoras do mesmo e assim retirar peso ao tecto e talvez fazer um novo.
Se por acaso houver alguém com conhecimentos para este projecto e que seja da zona de Gaia por favor contacte-me. Aceito todas as propostas e ideias.
acho que reforçar por baixo pode ser possível, e ate dependendo do tipo de telhado, será que se demolir essa "placa" e ficar apenas com o vão do telhado já poupa e pode fazer 2 coisas de uma vez(mesmo que seja estrutura de madeira o telhado), tire fotos ao telhado/estrutura e a placa da parte de cima
Antes de fazer o que quer que seja, arranje um engenheiro ou uma empresa de construção que terá um engenheiro ou alguém "equivalente". Se o cenário é como parece, teve muita sorte em isso não dar para o torto. Morrem pessoas nessas aventuras.
Há pouco tempo estive numa situação semelhante, onde só ao andar em cima da laje senti-a vibrar com o meu peso. Felizmente, naquele caso a estrutura de madeira da cobertura ia buscar o alinhamento das paredes resistentes de alvenaria que já vinham do r/chão.
Tente fazer a cobertura de madeira ir descarregar inteiramente nas paredes exteriores, aliviando a carga da laje. 4 metros de largura, muito mal feita que esteja, pode vibrar mas já não deve cair. Não verificaram, após a remoção das paredes inferiores, se haviam alguns pilares ou vigas a suportar a laje? Verificaram se existe estrutura de betão nas paredes exteriores? Quem sabe essas paredes que foram retiradas nem faziam parte da estrutura...