Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Dentro de poucos meses, irei começar as obras de remodelação de um apartamento. O apartamento é um T4+1 e tem cerca de 20 anos. Na sala tem uma lareira "à moda antiga" e esta situa-se no centro da parede. A minha dúvida é se seria possível colocar um recuperador de calor para aquecer a sala num dos cantos da parede de forma a poder colocar a TV no lugar da lareira.

    Espero ter-me explicado bem.

    Muito obrigado desde já.

    Cumprimentos. Luis
  2.  # 2

    normalmente não.
  3.  # 3

    Segue a imagem:
      Captura de ecrã 2017-01-08, às 19.44.50.jpg
  4.  # 4

    E colocar a TV na parede da chaminé?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: senkipt
  5.  # 5

    lprolog isso passo-me pela cabeça mas não sei até que ponto o calor do recuperador será controlado de formar a não danificar a TV e penso também que a TV ficaria muito alto, logo, estaríamos a ver TV numa posição desconfortável.
  6.  # 6

    Colocado por: senkiptlprolog isso passo-me pela cabeça mas não sei até que ponto o calor do recuperador será controlado de formar a não danificar a TV e penso também que a TV ficaria muito alto, logo, estaríamos a ver TV numa posição desconfortável.


    Com um suporte de parede poderia ficar mais perto ou mais longe da parede para evitar muito calor mas a posição poderia ser realmente desconfortável.
  7.  # 7

    Colocado por: senkiptseria possível colocar um recuperador de calor para aquecer a sala num dos cantos da parede de forma a poder colocar a TV no lugar da lareira
    Talvez sim.
    Mas recomendo colocar essa questão a uma empresa forncedora/representante de recuperadores de calor.
    Concordam com este comentário: YYY
    Estas pessoas agradeceram este comentário: YYY
    • YYY
    • 8 janeiro 2017

     # 8

    É possível
  8.  # 9

    o maior problema será certamente a extracção dos fumos, se calhar, o recuperador irá ficar muito longe da chaminé, e isso pode inviabilizar a extracção natural sem o auxilio de nenhum mecanismo auxiliar, mas com um bom extractor de fumos o problema terá solução. quem lhe for instalar o recuperador saberá que hã-de fazer.
  9.  # 10

    O problema disso será ter curvas e troços horizontais no tubo de evacuação, que podem impedir que este funcione convenientemente (ou de todo).

    Sistemas com evacuação de fumos controlada mecanicamente, como as salamandras a pellets, são mais tolerantes neste aspecto (o que não significa que tolerem tudo e todas as asneiras...).
  10.  # 11

    Peça ajuda a um profissional da especialidade que se desloque ao apartamento.
    À primeira vista será possível, no entanto sem ver como é a chaminé e respectiva ligação ao exterior é muito difícil opinar.
    Utilizando a saída existente teria de fazer uma "corete" para ocultar a tubagem, sendo certo que ficaria uma ligação horizontal que tornaria a extracção de fumos mais difícil.
 
0.0115 seg. NEW