Iniciar sessão ou registar-se
    • nmex2
    • 6 março 2017 editado

     # 1

    Sendo Portugal um pais privilegiado pelo sol que tem - e por nos "queixarmos" de não termos recursos naturais (petróleo, etc...) aqui fica um tópico sobre uma temática interessante - e que pouco tenho lido/visto debatido por aqui recentemente , principalmente nas novas construções - tanto da parte dos DO (preocupados com os ACs, PRH, BC, etc..), como dos profissionais.


    http://www.lneg.pt/download/4117/Conceitos%20Bioclimáticos.pdf
    • emad
    • 7 março 2017

     # 2

    Quais os conceitos básicos? Não consegui abrir a página.
  1.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021temos um projecto em mãos,em que o homem responsável é quase doutorado no tema.....bioconstrução e arquitectura bioclimatica


    " quase" ? então, faltou a alguma aula?
  2.  # 4

    Colocado por: emadQuais os conceitos básicos? Não consegui abrir a página.


    por motivos que desconheço - não consigo acertar com os códigos deste forum, especialmente os dos links

    (esperemos que a administração de uma mãozinha)

    no entretanto, copy past para o browser e abre certamente
  3.  # 5

    e que diz ele e/ou o James, no caso, sobre o assunto?
    • emad
    • 7 março 2017

     # 6

    Quando o orçamento e ilimitado nem o céu é o limite.
    Mas não é preciso ir muito longe. Os arquitectos já tem alguma sensibilidade nesta matéria. P.e. a orientação solar e a base de qualquer construção sustentável. Na minha casa o arquitecto colocou as zonas técnicas a norte, de forma a aproveitar o sol nas divisoes que precisam de mais conforto.
  4.  # 7

    Sem duvida, mas tendo viajado recentemente de comboio, por varias zonas do pais e entretido a observar a quantidade e variedade das soluções arquitectónicas que tem surgido nos últimos anos, alguma realmente ha, mas parece-me pouca :)
    • emad
    • 7 março 2017

     # 8

    As próprias caixilharias já apresentam rupturas termicas.
    Nas divisoes dos quartos e sala quando subo as brisas o sol entra e fica retido. No inverno nota-se logo um conforto natural que permite a subida da temperatura e retém esse calor.
  5.  # 9

    óptimo :)

    mas não se esqueça de dar o feedback no verão ;)
    • emad
    • 7 março 2017

     # 10

    Colocado por: nmex2óptimo :)

    mas não se esqueça de dar o feedback no verão ;)

    No verão com as brisas fechadas não se sente calor. No verão passado com 40 graus tive temperaturas as 18h de 23 e 24 graus.
    A conclusão que cheguei e que em princípio não vou ter necessidades de arrefecimento.
  6.  # 11

    parece bem. e com as brisas fechadas, tem vista para a rua?

    já lá vai passar este verão em casa, certo? :)
    • emad
    • 7 março 2017

     # 12

    Quando eu digo fechadas, apenas a cortar a luz directa.
    Semi- fechadas. Sim.e ve-se para fora.
    Se correr bem.este verão devo passar lá.
  7.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021

    de momento ainda não podemos dizer mais do que isto.

    só posso dizer que o drone já fez o levantamento.....e pronto já falei demais.
    Você anda sempre à frente e não gosta de coisas vulgarizada. Aposto que anda na crista da onda das passive houses
  8.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021

    não....isso é mais com a Patricia.
    Então estou curioso com o que andará a fazer....acho que os PRH já não lhe dão a mesma pica que há 7 ou 8 anos atrás, como você diz foi uma coisa que vulgarizou.
    • nmex2
    • 8 março 2017 editado

     # 15

    tabus?
    eu chamar-lhes-ia "sacred cows"

    sempre houve e provavelmente sempre haverá - a falta de "dessiminação" da informação assim o induz

    uma imagem de um livro editado em 1987 - se hoje o público (DO, etc..) em geral sabe pouco sobre o assunto, ha 30 anos atrás, imagine-se....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      image24.jpg
  9.  # 16

    Temperatura das paredes, mas também "simplificar" para a temperatura das janelas nessas orientações
      image39.jpg
  10.  # 17

    radição
      image40.jpg
  11.  # 18

    Colocado por: nmex2tabus?
    eu chamar-lhes-ia "sacred cows"

    sempre houve e provavelmente sempre haverá - a falta de "dessiminação" da informação assim o induz

    uma imagem de um livro editado em 1987 - se hoje o público (DO, etc..) em geral sabe pouco sobre o assunto, ha 30 anos atrás, imagine-se....
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    O Pormenor C, é uma boa proposta de Melhoria para muitas construções existentes, algumas delas com poucos anos...
  12.  # 19

    exactamente, especialmente quando "padecem" do que se vê no pormenor B
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0185 seg. NEW