tem ai um trabalho que merece alguma sensibilidade, preservar certas coisas, o soalho principalmente, não retirar a totalidade dos azulejos, "criar" uma nova cozinha e muito mais....
Eu os azulejos não os queria tirar, apenas "esconder". Creio que retirar aquilo tudo além de fazer muita sujidade acabava por não compensar. Digo eu.
O soalho não é para mexer. Deu me muito trabalho a colocar e está impecavel, sem bicharada nenhuma ( Muito cuprinol levou ) No maximo seria escurecer um pouco, mas acho que nem isso.
na cozinha se os azulejos estiverem bons não mexa, a não ser que precise de renovar todas as redes ( agua gás eletricidade e esgotos) portanto basta mudar os armários e bancada, e aproveitar aquele móvel solto que hoje em dia já vem sendo uma raridade. ah e tirar também o friso em madeira no topo dos azulejos.
Isso tem que ser pensado como um todo, se for o próprio a executar arranje alguém que no local veja bem o espaço e lhe faça um relatório do que deve aplicar em cada sitio, depois se precisar de ajuda com as aplicações nós cá estamos para dar algum apoio. Isso dá para tapar, dá para colar novos em cima, dá para pintar, etc. O que importa antes de mexer é decidir como vai ficar tudo, porque ás pingas vai dar borrada na certa.