Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Peço a vossa ajuda na seguintes questões:
    o que devo fazer para me salva guardar ao arrendar(a alguém) uma casa?
    e já agora vantagens e desvantagens em arrendar a casa a estudantes?
    ouvi falar em colocar a renda a ser paga no banco, há alguma vantagem?
    posso pedir fiadores?
    obrigado
  2.  # 2

    Na minha opinião deve fazer um contrato redigido por um advogado.
    Não há vantagens em receber a renda através do Banco, a menos que more longe como nós e não lha possam ir pagar a casa.
    Pode e deve pedir um fiador, mas não faça como a minha irmã. Pediu um fiador, disseram-lhe que não havia problemas e quando apareceram no gabinete para assinar o contrato, o fiador tinha apenas 19 anos. Ficou de boca aberta, teve vergonha de recusar e acabou por não dizer nada. É evidente que o fiador deve de receber o ordenado mínimo, não deve de ter trabalho certo e se o inquilino não puder pagar, não será certamente o fiador que o poderá fazer.
    Discuta esse assunto quando pedir o fiador. É necessário que o fiador possa pagar.
    •  
      MartaD
    • 16 fevereiro 2010 editado

     # 3

    Eu pago a minha renda pelo banco e dá-me muito mais segurança.
    1º Pago sempre a horas porque não corro o risco de não apanhar o senhorio.
    2º Tenho provas de como paguei (bastante importante).
    3º Não perco tempo em deslocações pois pago pela net ou por depósito bancário.

    Quanto aos fiadores, a mim não me pediram nenhum. Nao creio que pedir fiadores seja a segurança absoluta de receber sempre a renda todos os meses. Um fiador também pode deixar de ter capacidades financeiras, tal como toda a gente. Imagine que ficava toda a gente desempregada incluindo o fiador. De nada lhe servia.
    Ter fiador é uma falsa segurança. Também pode acontecer os seus inquilinos serem desempregados mas pagarem a renda a tempo e horas. Há de tudo.
    No entanto, claro que pode pedir fiadores se se sentir melhor. Mas isso reduz as probabilidades de você arrendar a casa depressa. Nem toda a gente tem fiadores para apresentar.
    É uma questão de sorte encontrar os inquilinos ideais.

    Sempre tive a impressão que arrendar a estudantes é mais problemático. Pode ter azar com os estudantes e calharem-lhe daqueles que estão constantemente em festas. Pode dar problemas com os vizinhos. Claro que há pessoas (sem serem estudantes) que também estragam e fazem barulho.
  3.  # 4

    - Faça sempre contracto de arrendamento (peça ajuda a um advogado se não tiver a certeza de como o deve preencher);
    - Peça fiador
    - Peça uma fiança em dinheiro que lhe assegure algum investimento quando o arrendatário se for embora, ou seja, se algo estiver estragado essa quantia servirá para cobrir a despesa. Normalmente eu aconselho a pedir o equivalente a um mês de renda...por exemplo, 300 euros já servem para um frigorífico novo, ou uma pintura geral à casa mais uma torneira, etc, etc...
    •  
      MartaD
    • 16 fevereiro 2010 editado

     # 5

    Supostamente não temos que deixar a casa como a encontrámos? Se estragarmos, pagamos. Pelo menos falo por mim, que se não comprar a casa onde habito neste momento, já sei que vou ter que mudar alguns alumínios que a minha cadela roeu. Se no contrato diz que temos que deixar tudo em bom estado, se não estiver, temos que arranjar. Digo eu. Ou sou boazinha demais ou sou ingénua.
    Não me passa pela cabeça sair de uma casa e deixar coisas estragadas para o senhorio arranjar. Até devia ser proibido.
  4.  # 6

    MartaD, eu passei a aconselhar as pessoas a quem arrendo a casa a faze-lo porque tive que passar 2 vezes pela vergonha de não saber explicar aos proprietários da casa que lhes tinha arrendado, porque estava tudo destruido... na 2a vez até as portas arrancaram... levaram tudo, portas, lampadas, tomadas e alguns azulejos da cozinha! E olhe que pareciam ser pessoas 5*!
    Não é que o valor até possa ser significativo em termos de quantidade, mas pelo facto de tal existir "já tira as intenções" de muito boa gente, antes de arrendar e leva a pensar 2 vezes em cuidar melhor das coisas depois de arrendar.
  5.  # 7

    ricardo_gt: Acho isso impressionante!!! E o dono da casa não põe um process nas pessoas que violaram o contrato?? É que no contrato costuma dizer que tudo tem que ficar como estava.
    As aparências geralmente enganam , é verdade. Por isso é que não se pode fazer uma grande avaliação dos futuros inquilinos, antes de arrendar. Exactamente porque as aparências enganam. Como disse, é uma questão de sorte.
    Eu tenho vergonha na cara, mas isso falta à maioria das pessoas.
  6.  # 8

    ".. No entanto, claro que pode pedir fiadores se se sentir melhor. Mas isso reduz as probabilidades de você arrendar a casa depressa."
    Desiluda-se. As casas arrendam-se com muita facilidade, pode ter a certeza. Tudo depende da casa e da renda que se pede.
    •  
      MartaD
    • 16 fevereiro 2010 editado

     # 9

    Colocado por: Jacinta".. No entanto, claro que pode pedir fiadores se se sentir melhor. Mas isso reduz as probabilidades de você arrendar a casa depressa."
    Desiluda-se. As casas arrendam-se com muita facilidade, pode ter a certeza. Tudo depende da casa e da renda que se pede.


    Não tinha a ideia que toda a gente tem fiadores para apresentar. Não é qualquer um que é fiador, é um "cargo" de muita responsabilidade.
    Pode arrendar na mesma claro. Mas o que eu disse foi que BAIXA as probabilidades, porque não é toda a gente que tem fiadores. Imagine alguém que queira arrendar e não tem fiador, já não pode arrendar. No entanto, pode aparecer logo um que tenha fiador. Sorte.
    •  
      FD
    • 17 fevereiro 2010 editado

     # 10

    Retirado daqui:

    Faça como as seguradoras e os bancos: analise o risco e seleccione muito bem o arrendatário.
    Essa é a sua única garantia, não se fie em tribunais, advogados e outros especialistas. Não é que não resolvam mas ficam caros e demoram muito tempo.

    Para avaliar/diminuir o risco, escolha algumas ou todas as seguintes opções:
    -> peça cópia do contrato de trabalho (para conhecer o risco de ficar desempregado)
    -> peça cópia da última declaração de IRS (para conhecer a taxa de esforço entre o que recebe e o que paga de renda)
    -> peça cópia do último recibo de vencimento (para saber que está a trabalhar)
    -> peça fiador (para garantir que alguém paga a renda em caso de incumprimento)
    -> peça caução (para garantir a boa conservação do imóvel)
    -> peça tantos meses quanto possíveis de adiantamento (2 é o que diz a lei, mais do que isso significa mais garantia)
    -> peça referências (dos familiares, do empregador, do anterior senhorio, dos fornecedores, dos clientes, do papa, etc., servem para aferir a credibilidade/honestidade e para futuros contactos)
    -> elimine à partida grupos de risco (deixo à sua consideração descobrir quais são)
    -> opte por arrendar a profissionais deslocados (professores, estudantes, pessoal médico, construção, etc., sabe de certeza que não ficarão para sempre no imóvel)

    Se algum dia o arrendatário estiver em incumprimento:
    -> não facilite, ponha o processo em tribunal quanto antes
    -> utilize as referências que recolheu antes para "anunciar aos quatro ventos" o incumprimento (a vergonha social pode resultar em alguns casos)
    -> dificulte a permanência no imóvel (faça obras, faça fiscalizações, etc.)

    Além de tudo isto, lembre-se que existem profissionais do arrendamento: fazem vida de pagar 2 ou 3 rendas para ficar em incumprimento com 6 ou mais. Enquanto as pessoas normais pagam 12 rendas por ano, estes mudam-se levemente - apenas precisam de um tecto e procuram casas completamente mobiladas/equipadas - e pagam 3 ou 4 rendas por ano. É um bom negócio!

    Existe uma boa ferramenta que deve ser utilizada sempre que possível: lista pública de execuções.
    A partir desta base de dados é possível saber se determinada pessoa foi executada e se a respectiva execução foi frustrada - na prática, pessoas que ficam a dever, não têm bens e os credores ficam sem o dinheiro.
    Pesquise também na Lista de Devedores do Fisco e da Segurança Social.

    O objectivo é: diminuir ao máximo o risco de incumprimento, tudo o que possa fazer para o conseguir, é de fazer. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, LuisaAlmeida, jorgesantos, maria carolina
  7.  # 11

    ruben barros,

    - O aluguer a estudantes, pode ser um pau de dois bicos. Se por um lado, pode ter os pais como fiadores do contrato, por outro, nunca se sabe como vão tratar a casa.
    - Para isso, é quase obrigatório pedir os 3 meses (sendo 1 de caução) adiantados.
    - Se alugar vários quartos a diferentes estudantes faça um contrato de arrendamento para CADA UM.
    - Peça a um Advogado para redigir o(s) contrato(s).
    - Pagamento por transferência bancária? Porque não? Estamos no século XXI ! E escusa de passar recibos.

    Outro problema é que, normalmente, não terá a casa alugada os 12 meses do ano, mas apenas 10 ou 11 meses. Mas isto até pode ser bom. É uma garantia que a casa não vai passar a "pertencer" ao inquilino, e poderá efectuar alguma manutenção e limpeza a fundo com regularidade.
  8.  # 12

    Acrescento a necessidade de ter em conta os prazos legais!
    O contrato de arrendamento para fins habitacionais tem de ser celebrado pelo prazo mínimo de 5 anos (excepto se se tratar de contrato para habitação não permanente ou fins especiais transitórios). Muitas vezes os proprietários utilizam minutas de contratos e preenchem com o prazo que entendem, mas não pode ser assim!

    Se o senhorio quiser por termo ao arrendamento, deve impedir a renovação automática do contrato, avisando o inquilino com 1 ano de antecedência.
    • clio
    • 30 junho 2010

     # 13

    PARA F.D ISTO TUDO E UMA TRETA.NAO TEM DIREITO PEDIR OU FAZER O QUE ESTA ESCRITO.ISTO ILEGAL SEI O QUE DIGO JA FOI INFORMADA. PARA RUBEN BARUS----SE ESTA COM MEDO FICA NA SUA, O ENTAO VAI GASTAR DINEIRO PARA ADVOGADO NO CASO TENHO DUVIDOS



    Para avaliar/diminuir o risco, escolha algumas ou todas as seguintes opções:
    -> peça cópia do contrato de trabalho (para conhecer o risco de ficar desempregado)
    -> peça cópia da última declaração de IRS (para conhecer a taxa de esforço entre o que recebe e o que paga de renda)
    -> peça cópia do último recibo de vencimento (para saber que está a trabalhar)
    -> peça fiador (para garantir que alguém paga a renda em caso de incumprimento)
    -> peça caução (para garantir a boa conservação do imóvel)
    -> peça tantos meses quanto possíveis de adiantamento (2 é o que diz a lei, mais do que isso significa mais garantia)
    -> peça referências (dos familiares, do empregador, do anterior senhorio, dos fornecedores, dos clientes, do papa, etc., servem para aferir a credibilidade/honestidade e para futuros contactos)
    -> elimine à partida grupos de risco (deixo à sua consideração descobrir quais são)
    -> opte por arrendar a profissionais deslocados (professores, estudantes, pessoal médico, construção, etc., sabe de certeza que não ficarão para sempre no imóvel)
  9.  # 14

    Colocado por: clioPARA F.D ISTO TUDO E UMA TRETA.NAO TEM DIREITO PEDIR OU FAZER O QUE ESTA ESCRITO.ISTO ILEGAL SEI O QUE DIGO JA FOI INFORMADA.


    Foi mal informada - espero que não tenha pago por essa informação. O fiador, a caução e as referências são coisas absolutamente básicas. A restante informação, cada um é livre de a pedir, da mesma forma que a outra parte é livre de não a fornecer. Em todo o caso, nada me impede de recusar arrendar-lhe uma casa, se a informação que você me fornecer não me convencer.


    PARA RUBEN BARUS----SE ESTA COM MEDO FICA NA SUA, O ENTAO VAI GASTAR DINEIRO PARA ADVOGADO NO CASO TENHO DUVIDOS


    A esta gostava de poder responder, mas só depois de conseguir perceber o que significa.
 
0.0170 seg. NEW