Aquilo a que habitualmente se chama "ganância" (e que mais não é que a vontade de melhorar) é o motor do desenvolvimento económico e humano.
Colocado por: j cardosoAgora sim, percebi os seus argumentos. O problema deve ser mesmo meu já que teria vergonha de defender ou subscrever uma afirmação desse tipo.
José Cardoso
Colocado por: luisvvClaro. Poderemos sempre ser hipócritas e supor que as sociedades vivem do altruísmo e da vontade de contribuir para um "bem comum" difuso, que se sobrepõe aos desejos individuais, mas toda a história nos diz o contrário. Os motores do desenvolvimento humano são a liberdade e oself-interest.
Colocado por: j cardosoBoasJ Cardoso,Aquilo a que habitualmente se chama "ganância" (e que mais não é que a vontade de melhorar) é o motor do desenvolvimento económico e humano.
Agora sim, percebi os seus argumentos. O problema deve ser mesmo meu já que teria vergonha de defender ou subscrever uma afirmação desse tipo.
Não me diga que ainda acredita que o que nos levou à Índia foi o desejo de difundir a Fé...
Colocado por: j cardoso Ou seja, só porque não concordo consigo sou hipócrita e considero-me moralmente superior?
Colocado por: j cardosoDaí a estabelecer a ganância como motor do desenvolvimento vai um passo que não quero dar.
O problema é que começa por se atribuir uma etiqueta com conotação negativa a algo
Aquilo a que habitualmente se chama "ganância" (e que mais não é que a vontade de melhorar)
Em todo o caso, o motor do desenvolvimento é, por mais que não o queira admitir, a liberdade e o direito à propriedade privada .....
... Se conhecer outro, faça o favor de no-lo dar a conhecer.
Colocado por: j cardoso
Pode falar por si: para mim ganância é algo de muito diferente e não tem nada a ver com liberdade ou propriedade privada. Acho estas duas indispensáveis mas acho a ganância algo de vergonhoso.
Acha então que o sistema actual não pode ser melhorado? Pessoalmente acho que pode e deve ser melhorado. Acho que o agravar da disparidade na distribuição da riqueza e principalmente no acesso às oportunidades, conjugado com a pressão demográfica dos países subdesenvolvidos, vai ser o motor de futuros problemas a que ninguém vai escapar; por acaso acho que muito disto tem a ver com a ... ganância.
Colocado por: euJá agora, fala muito da ganância de alguns, mas asseguro-lhe que sefosse vocêa gerir um banco, fazia exactamente a mesma coisa. ;)
Colocado por: FDColocado por: euJá agora, fala muito da ganância de alguns, mas asseguro-lhe que sefosse vocêa gerir um banco, fazia exactamente a mesma coisa. ;)Não é bem assim. O MRui poderia gerir um negócio/banco de forma perfeitamente "humana". Eu fi-lo.
Só durou foi 3 anos. Não consegui alimentar a minha família ao fazê-lo porque, ao contrário do mito de que o cliente é que é o "pobrezinho", existe muito cliente que não é "humanamente" orientado.
Porque se fosse, não existiriam hipermercados mas sim e unicamente lojas de bairro de comércio justo e socialmente responsável.
Colocado por: luisvvCreio que confunde um pouco as coisas e os conceitos. Se fizer o favor de voltar a ler o que escrevi, verá que me refiro ao funcionamento dos mercados, que de facto não pode ser diferente, por radicar naquilo que é próprio da natureza humana.
Colocado por: luisvvAquilo a que habitualmente se chama "ganância" (e que mais não é que a vontade de melhorar) é o motor do desenvolvimento económico e humano.
Colocado por: luisvvA "construção de sistemas" peca à partida por admitir que é possível intuir, de cima, as necessidades e desejos de todos. .
Colocado por: luisvvExiste uma generalizada e profunda incompreensão do que é e como funciona a economia
Colocado por: luisvva liberdade e o direito à propriedade privada - que muitos tendem a chamar "ganância".
Colocado por: j cardosoAcho que o agravar da disparidade na distribuição da riqueza e principalmente no acesso às oportunidades, conjugado com a pressão demográfica dos países subdesenvolvidos, vai ser o motor de futuros problemas a que ninguém vai escapar; por acaso acho que muito disto tem a ver com a ... ganância.
Colocado por: MRuiCreio que não confundi nem as coisas nem os conceitos, mesmo depois de o ter voltado a ler. Pode ter lógica dentro da sua lógica, mas essa não é a única lógica. Pode insistir em que "não pode ser diferente", mas isso não altera as realidades mesmo que para si só exista uma natureza humana.
Penso que deve ter querido dizer ambição em vez de ganância. São coisas diferentes. Os gananciosos nunca melhoram nada a não ser a sua situação pessoal e às vezes nem isso, porque quando dão cabo das coisas muitas vezes também dão cabo deles, tal é ganância.
Colocado por: MigRRE se o dinheiro fosse emprestado por voces? O que faziam?
Colocado por: CMartinE face à resistência inicial, note-se bem – inicial, do meu Banco B, optei por mudar de banco. Escolhi o Banco S. O Banco S deu-me um spread ao nível que eu pretendia
Na prática, a coisa pode ser diferente. O banco aos meus olhos tornou-se quase “humano”, errou tanto que sinto que o Banco é um humano cheio de defeitos à espera que eu o corrija no sentido dos meus direitos! E tenho direitos, sim. E defendo-os.E agora digam-me como é esperado “mas esse Banco S, é uma anormalidade, é diferente dos outros, não age correctamente, erra em demasia”. E digo-vos, - são todos - e só não apresentamos os nossos direitos e argumentos ao banco se não tivermos do nosso lado a verdade e a honestidade intelectual para o fazer, o banco não defende os seus clientes, pode colaborar com eles, se lhe interessar (contrapartidas e ganhos financeiros, sim, correcto como diz o luisvv) ou se o cliente tiver razão no que expõe (foi o meu caso).
Foi isto que eu quis dizer ao carlos coelho: Tente,exponha, debata, negoceie.Eu sempre o fiz e estou satisfeita com a minha insistência perante os aparentes impasses que por vezes surgem.Qual foi o grande mal que eu lhe sugeri, ò luisvv? E o que foi que o luisvv lhe sugeriu para a situação dele, alguma coisa de concreto para além das suas teorias sobre a grande Verdade?
Toda a gente sabe o que são mercados financeiros, e toda a gente sabe que os mercados financeiros falham. Vemo-lo todos os dias (nos jornais que o luisvv tanto lê). Há que por em causa, há que questionar, se não, não passamos de ignorantes (aqui sim luisvv podemos usar a expressão adequada!). Sejam honestos nas vossas opiniões antes de chamarem os outros de ignorantes, sem saber da Grande Verdade (as vossas teorias do mercado financeiro) e também as pequenas verdades (as experiências reais das pessoas como clientes de um banco).Até lá, não são ninguém para fazê-lo.