Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Já ouvi a opinião de algumas pessoas sobre este assunto. Basicamente, a coisa está dividida. Uns dizem que os produtos aquosos já são idênticos aos de base solvente no que concerne à penetração na madeira e na sua protecção, outros dizem que não, que os de base solvente penetram mais e que, como tal, protegem e duram mais. Por outro lado, os de base aquoso têm vantagens claras na não libertação de vapores tóxicos e na utilização de água para limpeza.

    Algumas pessoas também dizem que os produtos de base solvente vão desaparecer por completo a partir de 2010. Outras dizem que apenas vão ser reformulados e que os novos vão ser compatíveis com os antigos.

    Enfim, estou algo confuso e preciso de decidir isto porque todas as marcas têm produtos de base solvente e aquosa. Em principio tenciono usar ou os da Hempel ou os da Bondex.

    Qual a vossa opinião?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2010 editado

     # 2

    Lasures? O que é isso?

    (editado)

    Existem diferenças entre vernizes e lasures e as mesmas envolvem a espessura, durabilidade e facilidade de manutenção. Embora os vernizes tenham uma maior durabilidade e resistência, devido a uma maior espessura por demão, os lasures conferem à madeira um aspecto mais natural e tanto a sua aplicação como manutenção são mais fáceis, pelo que qualquer pessoa pode proceder a renovações.

    Se optar por um lasur, pode escolher os produtos da gama CIN Woodtec: Lasur Super acetinado, Lasur Classic acetinado, Lasur Classic mate. Os lasures CIN Woodtec penetram profundamente na madeira, realçando a beleza natural dos veios. Ao mesmo tempo que lhe conferem um efeito decorativo, protegem-na contra humidades e intempéries, tornando-a mais resistente e duradoura.

    Em todo o caso, deve ter em conta que, por um lado, os produtos aquosos são menos sensíveis às resinas e outras substâncias que saem de certas madeiras, por outro, os produtos à base de solventes têm uma maior capacidade de penetrar na madeira, o que os torna mais indicados para madeiras densas e pouco porosas, mas não resinosas, uma vez que os vernizes solventes são mais sensíveis às resinas das madeiras. Se optar por vernizes, dispõe do Exótico Aqua, um verniz aquoso com brilho acetinado, do Verniz Sintecin.

    http://www.cin.pt/portal/portal/user/anon/page/envext.psml?categoryOID=1C818080801588GC&contentid=4F80809F80CO&nl=pt

    Pronto. Menos uma ignorância na lista. :)
  2.  # 3

    Esse texto é interessante, mas lá está, no meu caso é uma madeira relativamente densa e algo resinosa (Riga Nova), embora aparentemente bastante estável.
  3.  # 4

    Boa noite,
    As principais diferenças entre um verniz e um lasur é a durabilidade e a manutenção. Um verniz tem uma durabilidade maior mas ao partir a película que o produto cria, tem que ser totalmente retirado e dar novamente 2 ou 3 demãos. No caso do lasur, tal nunca vai acontecer pois é um produto de impregnação (não cria filme). O lasur vai farinar e basta passar uma lixa fina e dar uma nova demão não sendo necessário retirar todo o produto. Os intervalos de manutenção variam entre 2 a 3 anos ( depende das agressões atmosféricas a que está sujeito).
    Todos os produtos que tenham como base resinas acrílicas são mais resistentes em exterior pelo que, juntando ao facto desta madeira ser um pouco resinosa, se aconselha a utilização de um produto aquoso.
    Os produtos de base solvente não vão desaparecer no mercado, têm é que ser reformulados para cumprirem os limites impostos pela União Europeia.
    No final de 2010 ( tal como aconteceu em 2007 )vai entrar em vigor uma nova directiva europeia que limita ainda mais os limites de COV's presentes nas tintas obrigando as marcas a procurar novas matérias primas e desenvolver novos produtos para cumprir a legislação.
    Espero ter ajudado.
  4.  # 5

    Tenho usado o Lasure da Cin e adoro! Mesmo um móvel banal em pinho fica formidável. Basta uma passagem. Não tem cheiro desagradável e o toque é muito bom.
 
0.0107 seg. NEW