Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como residente na freguesia de Nossa senhora de Fátima e estudante universitário numa faculdade do Campus do Campo Grande da Universidade de Lisboa venho dizer o seguinte:
    1-o Empreendimento Praça de Entrecampos afigurava-se com uma oportunidade de revitalizar aquela zona da cidade que como outras(Palácio Sottomayor,5ªAvenida-Amoreiras Place e mais perto—Centro Comercial Gemini e Multicentro) poderá ficar condenada a ser um ermo no centro da cidade de Lisboa se não se proceder à realização das sugestões que eu como utente da zona acho que são úteis e imprescindíveis.
    2-A cidade de Lisboa neste momento enfrenta a competição por clientes para as lojas por parte dos grandes centros comerciais que se instalaram na periferia (Odivelas, Amadora, Loures, Almada e Seixal) e inclusivamente um pouco por todo o País(Santarém , Leiria, Coimbra e Sul).
    As lojas são iguais em todo o lado. Antigamente havia um certo “glamour” em vir passear-se a Lisboa ,mas inclusivamente no Chiado o comércio é igual a todos os outros centros comerciais…
    3- Projecto Entrecampos
    Só poderá ter viabilidade comercial se houver lojas ancora que chamem o público alvo (os estudantes universitários e os habitantes das redondezas —bairro de Santos/Rego, Gemini e os inúmeros automobilistas que passam nas avenidas que circundam a Praça de Entrecampos)
    Na minha opinião e já que infelizmente não haverá o Lisboa Arte Forum deveria ir para lá o Pingo Doce(que fechou no Gemini )e o McDonald´s(se bem que pouco saudável atrai muito público…) que chamaria sobretudo a população universitária que mal acaba as aulas mete-se no metro e vai procura divertimento e fazer compras noutras zonas da cidade. A praça de Entrecampos poderia ser uma boa alternativa para este público alvo. No entanto estive a ver a configuração arquitectónica e as lojas são em grande número e muito pequenas…e ainda por cima as lojas da fachada exterior não comunicam com os claustros, ou seja as lojas dos claustros não têm exposição nenhuma….

    Se não se fizerem passagens aéreas ou subterrâneas para a praça de Entrecampos haverá menos atractividade para atravessar as avenidas circundantes que são autênticas auto-estradas no centro da cidade e que são de difícil atravessamento às vezes demora-se mais de 10 minutos a atravessar devido aos semáforos
    Acresce ainda o facto de não haver nenhum caminho directo que vá da Reitoria/Faculdade de Direito até à praça de Entrecampos só mesmo ziguezagueando pelos Jardins do ISCTE e depois para nos depararmos com a dificuldade de atravessamento da Avenida das Forças Armadas(devia prevenir-se também o perigo de futuros atropelamentos construindo-se uma passagem superior).
    4-Dizia-se que ia ser um projecto para universitários e jovens licenciados mas nem sequer está projectado nenhuma residência universitária para o local. E os apartamentos são para que teve a sorte de os obter em sorteio pois nem sequer há a possibilidade de arrendamentos camarários.

    5-Atenção que daqui a pouco(depende dos tribunais…) tempo vai-se construir nos terrenos da ex-Feira popular. E haverá ainda maior competição para atrair gente para aquela zona.
    6-Não sou de Lisboa, nem tenho casa ou possibilidades de investir no local. Mas faz-me pena ver morrer Lisboa, ver que quem decide as coisas não se apercebe do respirar dos sítios que projectam. Estão nos seus gabinetes e não pensam em coisas simples como as que eu quis expor aqui.


    Obrigado por ter lido o que escrevi e espero que tenha despertado alguma possibilidade de mudança.
  2.  # 2

    Bem intencionado, está a ver bem umas coisas, mas está a ver outras de pernas para o ar.

    Realmente, não percebo isso de - num sítio daqueles! - não terem previsto (mais) uma residência universitária, nem (mais) apartamentos (camarários / universitários / ou outros institucionais) para arrendar a estudantes.

    Quem decide onde instalar um FastFood ou um Supermercado não são os urbanistas (da Câmara ou privados), são os investidores. E só irão para lá se o movimento o justificar (e não o contrário).

    Nota: Uma das coisas que atrai mais pessoas a centros/zonas comerciais são as salas de cinema, mas isto não deveria ser um problema porque temos as do Campo Pequeno (8salas) e Alvaláxia (11? salas) a 1 estação de Metro, e as da Praça do Saldanha (8 salas) a 2 estações de Metro de distância.

    O CCGemini foi «condenado» quando alguém teve a brilhante ideia de espetar com um bairro social numa das zonas mais caras da cidade, mesmo ao lado de um bairro que se pretendia ser constituído por prédios de elevada qualidade.
  3.  # 3

    A muitos anos foi decidido que a melhor maneira de acabar com as barracas era DAR casas as pessoas... e evitar a criação de mais espaços iguais ao de Chelas... assim passou a desenvolver projecto de integração de pequenos conjuntos de prédios por toda a Lisboa.
    Para quem não sabe na zona do Rego atrás do Mercado do Rego até a Bolsa era todo barracas e onde está o referido bairro social até a rotunda era todo barracas.

    Criaram-se sim mais edifício para estudantes e existe 2 descampados junto ao C. C. Gemini, um ao lado e outro grande em frente. O projecto do que esta previsto esta no Arquivo da Câmara para consulta...
  4.  # 4

    O terreno ao lado do gémini está à venda com um projecto para mais escritórios.
    À frente confesso que não sei o que está previsto.
    Já viu o absurdo taçado daquele "túnel do Rego"?
    Para quê fazer-se em ziguezague quando poderia vir directamente da Rua Sousa Lopes para o Curry Cabral?
    Sabe a minha opinião?Por um lado fizeram o bairro social,mas quiseram-no isolar do resto da cidade e também os residentes entre si(os prédios têm garagens mas estão vedadas a uso pelos habitantes dos prédios!!!).Não permitido a passagem mais facilitada das pessoas que percorreriam naturalmente o túnel a pé. Agora também há quem o faça pondo a vida em risco porque as bermas são altas e estreitas propositadamente para evitar a passagem dos peões.

    Este túnel revela-se quase inútir porque por exemplo quem vem de S.Sebastião da Pedreira depara-se com imensas dificuldades para chegar até lá.E quem sai da Santos Dumont por exemplo para ir para Benfica não tem passagem directa para a praça de Espanha e Palhavã. Tem sempre que ir à Av.de Berna. Ora para isso seria melhor continuar-se a usar a estrada das Laranjeiras...Pois há rânsito por todos os lados.

    Parece-me que esta zona está a ficar com falta de espaços verdes.Só garantidamente teremos sempre aquele jardim junto ao Tridente.
  5.  # 5

    Colocado por: Entrecampos Para quê fazer-se em ziguezague quando poderia vir directamente da Rua Sousa Lopes para o Curry Cabral?.
    Talvez para vencer as diferenças de cotas (para passar por baixo da linha de comboio)?
  6.  # 6

    http://www.epul.pt/concursos/archive/doc/Normas.pdf


    Quando vi os preços base das Lojas do "Empreendimento Praça de Entrecampos" nem quis acreditar...é mesmo para ficarem por vender,áreas tão pequenas e tudo a preços tão excessivamente exurbitantes.
  7.  # 7

    Colocado por: EntrecamposQuando vi os preços base das Lojas do "Empreendimento Praça de Entrecampos" nem quis acreditar...é mesmo para ficarem por vender,áreas tão pequenas e tudo a preços tão excessivamente exurbitantes.
    Como todas têm lugar de estacionamento e arrecadação, parece-me normal que quanto mais pequenas MAIS CARAS/M2.

    E os preços não me pareceram nada exagerados... (mas isto sou eu, que não vou comprar loja nenhuma!).
  8.  # 8

    Tanta falta de visão dos órgãos de decisão no que respeita ao aproveitamento dos terrenos públicos?
    No cruzamento da Av-Forças Armadas atrás do Hosp.Santa Maria a Câmara deveria era ter sido feito um bloco de Escritórios para dinamizar a zona e obter fonte de receitas com as rendas.
    Na zona da antiga Bolsa de Valores está prevista a construção do "Condomínio Jade" com apartamentos cujo preço previsto ronda os 5 milhões de Euros e que ao lado têm como vizinhos habitação social...
  9.  # 9

    Quem decide onde instalar um FastFood ou um Supermercado não são os urbanistas (da Câmara ou privados), são os investidores. E só irão para lá se o movimento o justificar (e não o contrário).


    Mas se antecipadamente não forem projectados os espaços comerciais não se podem alterar as tipologias posteriormente...imagine o que seria ter de se partir paredes de 20 lojas para as ligar para se ter a área suficiente para instalar um supemercado...
  10.  # 10

    Passados 7 anos volto ao tópico:
    -metade do projecto por concluir
    -lojas simpáticas
    -os "claustros" alojam start ups/projectos da Universidade de Lisboa
    -o aspecto de quem olha de longe é medonho ,com letras escritas a pincel e tinta a fazem propaganda às lojas
    -uma pessoa minha conhecida conseguiu lá apartamento através de "cunhas"
  11.  # 11

    A Santa Casa vai construir uma Residência Universitária nova na Avenida das Forças Armadas ao lado do Empreendimento Praça de Entrecampos.
    O terreno estava à venda pela Richard Ellis(CBRE).
    Com tantos edifícios que lhes foram doados em herança a cair, vão fazer obra nova...
  12.  # 12

    Colocado por: EntrecamposA Santa Casa (...) Com tantos edifícios que lhes foram doados em herança a cair
    Olhe que não...!!

    Colocado por: EntrecamposPassados 7 anos volto ao tópico:
    -metade do projecto por concluir
    Por QUÊ ?!?
  13.  # 13

    1-"Olhe que sim!Dr.Cunhal"

    2-Voltei lá passados alguns anos, para ir à lavandaria self-service numa altura em que esta em particular era pioneira em Lisboa.

    3-O projeto está por concluir, não será por falta de escoamento do produto caso já estivesse no mercado/a venda de apartamentos foi um sucesso.

    4-Está lá um grande parque de estacionamento em que se paga 2€/dia que daria lugar a mais 2 blocos/quarteirões semelhantes aos já construídos.(Rua da Cruz Vermelha)
  14.  # 14

    Há uma farmácia saltitona que já esteve localizada em 4 sítios diferentes mas agora parece que em definitivo na Praça de Entrecampos.
  15.  # 15

    Colocado por: Entrecampos3-O projeto está por concluir, não será por falta de escoamento do produto caso já estivesse no mercado/a venda de apartamentos foi um sucesso.


    Para quando a conclusão do projecto Praça de Entrecampos?
  16.  # 16

    talvez esteja á espera da super obra que vai nascer da fidelidade ai mais á frente.
 
0.0169 seg. NEW