Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    • TZW
    • 7 julho 2017

     # 42

    Colocado por: mafgod@TZW, tendo em conta a pequena dimensão do tanque/piscina, será viável uma piscina biológica?
    Tenho lido pela net valores desde 150m^2 até 50m^2.....

    Para uma zona de banhos na casa dos 15m^2, a zona das plantas deverá de ser quanto?

    Eh pah, sinceramente não sei, para cumprir um sistema ecologicamente auto sustentavel talvez seja isso, a ideia era mais o visual depois os complementos seriam convencionais/alternativos.
  2.  # 43

    Colocado por: treker666Deverá ter o dobro, sensivelmente.

    Mas tem a certeza de que é viável uma piscina biológica com uma área tão pequena? Tudo o que tenho lido contraria isso.
  3.  # 44

    Colocado por: mhpinto
    Mas tem a certeza de que é viável uma piscina biológica com uma área tão pequena? Tudo o que tenho lido contraria isso.


    Viu as fotos do Raul? Que área pensa que ocupa aquela piscina?
  4.  # 45

    Aqui, a piscina biológica é bem pequena e, aparentemente, funcional.
    Há mais info no site dele aqui.

    This pool covers an area of 48 squrare metres (6mx8m) with a 2.2m deep swimming or plunging zone measuring 4 metres by 2 metres.

    Ou seja, a piscina ocupa 48m^2 com 2,2m profundidade com uma área de banhos de 8m^2.
  5.  # 46

    Colocado por: branco.valterViu as fotos do Raul? Que área pensa que ocupa aquela piscina?

    Não consigo perceber se a sua intenção é ou não dar-me razão, mas claramente que a piscina do Raul apenas reforça a minha descrença de que se possa fazer uma piscina biológica de pequena dimensão sem mais nada.
  6.  # 47

    Eu não quero dar razão a ninguém, até porque não faço menor ideia da dimensão total da piscina do Raul e da área de banhos da mesma. Quero apenas mostrar um caso real às pessoas que estão a participar no tópico.
  7.  # 48

    Colocado por: mafgodOu seja, a piscina ocupa 48m^2 com 2,2m profundidade com uma área de banhos de 8m^2.

    Ou seja, mesmo assim muito superior àquilo que quem criou o tópico pretende. Mas se bem percebo essas são piscinas biológicas "with a twist", que é aquela bomba artesanal para manter a circulação de água.
  8.  # 49

    A maioria das piscinas biológicas terão sempre um Sistema de circulação de água para permitir a oxigenação da mesma. Águas paradas é que não pode ocorrer. Daí se usarem bombas ligadas a um painel solar. E são poucos watts, não é nenhuma bomba de tirar água do poço. Ou podem usar sistemas de ar, que então ainda menos potência necessita e com a tubagem colocada de forma adequada efectuam a circulação de água tal e qual.

    Aumentando a profundidade reduz o perímetro necessário para a piscine biológica. Ao criar uma zona mais funda, a água já não irá aquecer tanto com o espelho de água mais pequeno.
  9.  # 50

    Se a questão da grande área necessária para as piscinas biológicas passarem por ter de usar uma bomba com recurso a um painel solar para oxigenar a água (fazer bolhas de ar), para mim seria óptimo :-)
    Mas será mesmo? :-)
  10.  # 51

    Colocado por: mafgodMas será mesmo? :-)

    Não sei se há uma formula concreta para tal mas será um pouco por aí. Há duas questões a ter em conta. Oxigenar para eliminar a possibilidade de parasitas ali se desenvolverem. E plantas em número suficiente para competir com as micro algas na busca por alimento, daí não se usar terra na zona de plantação, mas sim argila expandida e a camada superior de godo ou seixos. Quanto maior, mais fácil de estabilizar, tal como com os aquários. Ao aumentar a profundidade e diminuir a superfície total, o volume poderá até ser o mesmo, o que poderá ajudar a estabilizar o Sistema, ainda que não seja totalmente linear.

    A utilização das bolhas de ar no interior de tubos vai criar a circulação de água necessária e com menor potência exigida por parte do painel e arejador. Basta procurar por modelos utilizados nos lagos, com várias saídas, e verá que com cerca 100w faz a festa.

    Edit: Alguns até expelem ar e água em diferentes saídas, permitindo desta forma criar uma circulação de água na superfície do lago de maneira a que se crie uma corrente na direcção do skimmer .
  11.  # 52

    Boa tarde a todos
    Desculpem a ausência.

    Estive a ler atentamente os vossos comentários e os posts sugeridos e fiz ainda alguma pesquisa mais noutros sites.
    Mais uma vez se confirma que o custo de uma piscina inteiramente biológica é extremamente elevado para mim.
    Também me parece que neste espaço não conseguiria fazê-lo, pelas dimensões.

    No entanto, retiram-se sempre algumas ideias, e de facto, custa-me ter uma envolvente tão espectacular e massacrá-la com um "tanque" quadrado.

    Pelo que começando pelas vossas sugestões:

    TZW penso que os tubos não poderiam ficar nessa zona que na parte lateral chegada à casa, nunca tem água e na parte dianteira, pelo contrário, em situações de grande chuva chega quase ao limite da pedra inferior.
    Vou tentar captar imagens de outra maneira para dar uma ideia mais clara.

    De qualquer forma, penso que a ideia de poder criar uma piscina mais sinuosa, eventualmente, se tal pudesse ser, com algumas plantas para oxigenação, mas com recurso a filtros de areia, seria uma boa aposta para o local.

    Vou seguir a sugestão e abrir uma nova publicação mais específica para a nova situação em vista.
    Colocarei aqui o link.

    Obrigada a todos pelas sugestões e espero que possam continuar a ajudar.
    • TZW
    • 9 julho 2017

     # 53

    A ideia dos tubos era apenas para não interromper o curso de agua que não sei de onde para onde corre, e com isso poder expandir a piscina, referia-me a tubos tipo manilhas...
    Fico a aguardar o novo link!
      tubos-de-concreto11.jpg
  12.  # 54

 
0.0149 seg. NEW