Colocado por: pedromdfCada vez me questiono mais se vale a pena o combate aos incêndios.
Colocado por: eu
Uma vez tive uma conversa com um atual alto responsável da proteção civil (na altura era apenas comandante distrital) , em que o questionei sobre os custos dos combates aos incêndios versus o valor que estaria a ser protegido.
E ele afirmou categoricamente que financeiramente não fazia sentido nenhum combater incêndios florestais, exceto no que respeita à proteção de vidas humanas, imóveis e infraestruturas. A floresta... não compensava de maneira nenhuma combater o incêndio e mais valia deixar arder.
Perante a pergunta: então porque continuam a combater os incêndios na floresta? Resposta: porque as populações não compreenderiam que não se fizesse esse combate e a indignação tomaria conta dos media.
Colocado por: treker666permitir que a frente de fogo evolua em demasia
Colocado por: eu
Nos grandes incêndios, quando há vento, é inútil tentar combater a frente de fogo nas zonas florestais. Não há qualquer hipótese de sucesso.
Só quando o fogo chega a zonas com menos combustível é que é possível controlá-lo...
Colocado por: euNos grandes incêndios, quando há vento, é inútil tentar combater a frente de fogo nas zonas florestais. Não há qualquer hipótese de sucesso.
Só quando o fogo chega a zonas com menos combustível é que é possível controlá-lo...
Colocado por: 21papaleguas
Infelizmente para os nossos bombeiros, os comandos operacionais nao entendem assim e colocam nós em situações extremamente perigosas, resultando em fatalidades. Se fossem eles a irem para a frente do fogo não decidiam dessa maneira.
Colocado por: pedromdf"Bombeiros denunciam "desnorte" no comando"
Fonte: jn
Telecomandados a partir de Carnaxide, só podia dar nisto ...
Colocado por: luisvvA ficção das árvores que não ardem e salvam casas...
Colocado por: branco.valterDepois das chamas, Mação criou um sistema de autodefesa e já é um exemplo internacional
Com um longo historial de incêndios e mais de 120% do território fustigado pelos fogos nas últimas décadas, o concelho de Mação desenvolveu um conceito de reordenamento do território florestal e deu armas de defesa e combate às aldeias. No entanto, a sua visão para o futuro do meio rural não é replicada em Portugal porque "falta coragem política", critica a autarquia.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/depois-das-chamas-macao-criou-um-sistema-de-autodefesa-e-ja-e-um-exemplo-internacional
Colocado por: zinnamolhar a vegetação , para quando chegasse ser mais fácil ....