Iniciar sessão ou registar-se
    • dijeie
    • 23 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Ola a todos,

    Tenho uma duvida sobre o seguinte:
    adquiri recentemente um terreno rustico, que será posteriormente para construçao de uma habitaçao;
    ora após explicar ao arquitecto o que pretendia la fazer, ele foi lá fazer um levantamento das dimensoes do terreno (entre outras coisas) e descobriu se que o terreno tem quase o dobro do tamanho sobre o qual foi escriturado e está registado nas finanças. Disse me que era uma situaçao recorrente nas terreolas mais pequenas e especialmente em terrenos comprados/registados ha mts anos, terrenos medidos a olho.
    Ora, eu só queria saber se isto me poderá trazer algum problema futuramente, principalmente em termos das finanças e da CM, e se alguém sabe se posso (ou devo) corrigir isto nestas instancias, se terá custos, etc.??

    Um Obg desde já,

    Cumps
  1.  # 2

    Boa NOite,

    Peça a um topografo ou ao arquitecto que lhe indique um, para lhe levantar a área do terreno, e indique nas finanças a área correcta, dado estar a pagar menos imposto do que deve dado o terreno ser maior, caso pretenda manter a situação como está, arrisca-se a pagar multa caso seja identificado que paga menos do que devia.

    Cumps
  2.  # 3

    Obg Luis,
    Entao a melhor soluçao será mesmo determinar a area exacta do terreno e ir ás finanças retificar é isso?
    Outra coisa que tenho duvidas é precisamente acerca dos impostos de que fala. Sou leigo neste campo, isso é coisa para ser paga anualmente, tem a ver com a dimensao do terreno, se é rustico ou nao, etc??

    Obg
  3.  # 4

    Estamos a falar do IMI, o dijeie paga sobre o tamanho do seu terreno ,dado que está ligado proporcionalmente ao valor do mesmo, a utilidade que o terreno tem viabilidade ou não de construção altera o valor do terreno logo mais uma vez o valor do IMI a pagar.
    O terreno que zona é ?

    Cumps.
  4.  # 5

    olhe dijeie

    se a realidade tem o dobro do que está registrado então corra a um solicitador pois seguramente poderá ter ai um artigo omisso, ele explica-lhe melhor e será porventura melhor que fazer uma rectificação de áreas dessa ordem.
  5.  # 6

    Colocado por: LuisFigueiredoEstamos a falar do IMI, o dijeie paga sobre o tamanho do seu terreno ,dado que está ligado proporcionalmente ao valor do mesmo, a utilidade que o terreno tem viabilidade ou não de construção altera o valor do terreno logo mais uma vez o valor do IMI a pagar.
    O terreno que zona é ?

    Cumps.


    Obg a todos mais uma vez..
    O terreno é na zona de Aveiro. O IMI é pago anualmente, certo?
    Aumentando/corrigindo o seu tamanho vai tb aumentar a parte tributavel se estou correcto?
    O mesmo vai acontecer, se , aquando da construçao o passar de rustico para urbano, pelo que ainda a ler, corrijam me se estiver errado ?


    Colocado por: marco1olhe dijeie

    se a realidade tem o dobro do que está registrado então corra a um solicitador pois seguramente poderá ter ai um artigo omisso, ele explica-lhe melhor e será porventura melhor que fazer uma rectificação de áreas dessa ordem.


    Nao creio nessa situaçao, este era um terreno bastante grande, da qual ja foi desagregada uma parcela para construçao de 2 casas e eu comprei o restante.
    Digamos que em vez de 1800m terá 2800m quad.
    Acham melhor corrigir isto nao?
    Outra questao que gostava de esclarecer é que, o terreno tem uma mina de agua, pelo que me disseram esta tem de ser declarada. Aonde e porque, alguem me saberá explicar?

    Mt Obg desde já..

    Cumps
 
0.0104 seg. NEW