Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Paulo , bom dia . Minha situação é a seguinte : contrato com empreiteiro com início em 07.07.09 e entrega do imóvel pronto , com chaves na mão ( pintura , todo acabamento , enfim , pronto para morar ) em 04.01.10 . Sinal no início da obra e pagamentos quinzenais até a data de 31.12.09 sendo o restante , pago na entrega das chaves . Multa de 10% caso houvesse atraso no pagamento por minha parte e , 10% empreiteiro , caso ele atrasasse a entrega das chaves do imóvel . Foram efetuadas algumas modificações na obra , com um aumento de área a ser construída , onde fiz um aditivo ao contrato que diz que todas as demais cláusulas , continuam inalteradas ou seja ; o prazo de entrega do mesmo , continua 04.01.10 . Conclusão , não brequei os pagamentos quinzenais em 31.12.09 pois alegaram que não tinham como sobreviver e que me entregariam o imóvel no final de janeiro , que ouve atraso por conta das chuvas , etc . No final de janeiro , a obra também não terminou e continuei pagando quinzenalmente mesmo assim . Pois bem , eles iriam contratar profissionais para pintura , elétrica e hidráulica e não o fizeram pois o que tinham pra receber , não dava pra pagar esses serviços e acabaram eles mesmos por fazer essa parte também . O que ocorre é que a pintura ficou um lixo , as paredes todas com deformidade por falta de se lixar corretamente , minhas portas e janelas de madeira , todas passadas verniz polystein , sem lixar ( imagina como ficaram ) , cômodos da casa com pintura inacabada , instalação elétrica deu curto , água e esgoto sem terminar , não consigo passar fio para antena e internet de cima pra baixo ( sobrado ) pois não deixaram conduíte , os conduítes vêem da parte debaixo da casa , onde foi feito um aterro de laje de quase um metro de altura para construção do imóvel ( o que me custou quase 30 mil reais - quase erguia a casa com esse $ - mas a engª disse ser necessário pois o terreno fica em uma parte baixa da rua e é no mesmo nível da rua o terreno - achou melhor fazer para evitar futuros problemas com águas de chuva - concordo mas hoje , vejo que poderia ter sido feito de forma mais amena ) . Onde ele achou que eu vou colocar uma antena ? Em baixo da casa ? Não terminaram o aterro do terreno , levaram todas as minhas coisas que sobrou , fios , tintas , rolos , guia de passar fio , fita isolante , veda rosca , pregos , enfim , tudo . Pra você ter idéia , tirei uma das capas de interruptor de luz e não havia fiação , colocaram o interruptor , só pra me enganar , fio de telefone , colocarm fio de adsl ( internet)
    Enfim , tudo errado . Os ralos que descem da varanda na parte de cima , passam pra parte debaixo e vão pra debaixo da laje , onde não drenaram e sobe um cheiro horrível pelos ralos pois está tudo úmido nessa parte da laje onde foi feito o aterro . Eles me deixaram na mão , no dia 26.02.2010 . Me mandou o sogro dele e mais um eletrecista , pra consertar algumas coisas . Carregaram terra numa parte do quintal pra aterrar , mas ficou sem terminar e o eletrecista que ele me mandou , pra você ter idéia de como é bom , passou os fios de antena novamente pela parte debaixo da casa e na parede , tem 2 caixinhas , ele passou o fio da caixinha debaixo , para a caixinha de cima e disse que uma era pra telefone e outra , era pra antena , dá pra entender ? Um eletrecista que não sabe diferenciar um fio de telefone e de antena ? Não mexeram na pintura , não terminaram a fiação , não terminaram o aterro , partes de piso e azulejo sem rejunte , enfim , me deixaram na mão , na pior hora de uma obra e foram começar uma outra obra . Me falta pagar-lhes , a quantia de R$ 1.020,00 , os quais o sogro e o eletrecista , quiseram receber e eu não paguei . Disseram que ele iria lá ontem pra gente conversar mas ele não foi . Tudo bem , podem dizer que fui burra mas , fiquei com dó e ACREDITEI no ser humano , que me disse que não me deixaria na mão mas que se eu não continuasse pagando , ele abandonaria a obra . Mas , infelizmente , tanto ele , como a palavra dele , foram muito pequenos e eu , dancei . Pago R$ 1.000,00 de aluguel , é minha 1ª casa própria e nem vontade de morar lá , eu tenho mais . A engenheira , é outra . Paguei R$ 5.000,00 pelo projeto arquitetônico , elétrico e hidráulico . Pra ter idéia , a casa já está em pé e o alvará de construção , só saiu agora em 28.01.10 e não tenho cópia nenhuma de projeto elétrico e hidráulico . Diz ela , que a desenhista dela sumiu e que os arquivos dela , estão com a sumida em questão .A engª quem me indicou o empreiteiro , dizendo ser ótima pessoa e que tem acabamento impecável . Eu tô vendo , o quanto impecável é . E ela diz que não posso fazer nada , porque aumentei a área construída , mas como ? Se no termo aditivo ao contrato , todas as demais cláusulas permanecem inalteradas ? Eles , me deixaram na mão , ela evita falar comigo , não tenho o alvará de construção ainda , não pude pagar ISS , desculpa , nem sei ao certo se é isso , pois o empreiteiro tem registro em carteira em outra obra , a qual estava parada e pela qual , ele me deixou na mão e voltou pra tocá-la . Não reconheceu firma do contrato porque a engª disse que não havia necessidade . Ela também , desde o início da obra , não me deu estimativa nenhuma de gastos , só disse que com uns 90 mil , eu faria a casa . Eu já gastei por perto de 145 mil e peguei empréstimo essa semana de 20 mil , pra poder cumprir com os gastos que já fiz na obra e terminar o quintal e se bobear , ainda não vai dar . Eu tinha um polo , um bora , $ guardado , foi tudo . Fiquei a pé , sem $ e o que é pior , sem casa acabada .Isso , é só uma parte do que está ocorrendo . Preciso de ajuda pois não sei que rumo tomar . Fotografei tudo que está errado e mal feito na obra . Devo dar parte de roubo , do meu material que levaram ? Devo chamar um profissional pra fazer um relatório de todos os defeitos e do que falta ser concluído na obra ? É esse o caminho ? Desculpe ter escrito tanto mas precisava explicar pra poder ter um caminho correto a seguir . Obrigado pela oportunidade de me expressar .
    Abs Kathia
  2.  # 2

    Kathia
    Ainda nós nos queixamos de alguns empreiteiros em Portugal...

    Na minha opinião, não vale a pena estar com mais demoras. Fale urgentemente com um Advogado. Ele dir-lhe-à quais os passos mais correctos a tomar: queixa (em local próprio) do empreiteiro; queixa (em local próprio) da engenheira; pedido de indemnização em tribunal; etc.

    Provavelmente, nalguma altura do processo será preciso fazer uma peritagem aos trabalhos executados e orçamentar o que falta executar. Mas PRIMEIRO fale com um advogado.

    Mas não se esqueça de lhe pedir um orçamento escrito e detalhado dos honorários (do Advogado), e uma previsão para os custos com todos os aspectos burocráticos, etc... Não vá o Advogado ser ainda pior que os outros com quem se meteu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kathia
  3.  # 3

    Obrigada Luis .
    Essa semana vou procurar a ajuda de um advogado .
    Abs
    Kathia
    •  
      FD
    • 8 março 2010

     # 4

    Este fórum destina-se quase exclusivamente a questões portuguesas.
    Tente expor a sua situação na versão brasileira: Fórum Casa Brasil. :)
  4.  # 5

    Kathia,

    Pelo que nos descreve a situação vai "sobrar" só para o seu lado, no entanto, julgo que a versão do empreiteiro será muito diferente da sua e a verdade é um mix das duas.

    Nestes casos (e conheço 2 pessoalmente) as dificuldades financeiras das empresas de Construção, juntamente com as "mesquinhices" dos D.O. desgastam as relações profissionais e a cordialidade, bom senso e confiança, que deviam imperar...esgotam-se!!..Depois??? ameaças...acções em tribunal...etc...mas há sempre um possivel final feliz para as duas partes...qual?

    1.O empreiteiro não terminou mas também não se enterrou mais!
    1.1 O D.O. acaba a obra, perde tempo e paciência...mas no final não gasta o que deveria pagar se tivesse corrido tudo bem á primeira e o trabalho tivesse sido entregue pelo preço justo do mercado!

    ...ou serei OPTIMISTA!?
 
0.0120 seg. NEW