Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

    Colocado por: Anonimo06082021

    e o outro lado....o dono fica limitado nas escolhas de materiais só porque a maioria só trabalha PPR.

    algo não está bem aqui.


    Eu tenho um grande amigo, canalizador, que um dia, na conversa, estávamos a falar de tubagens de esgotos para aqui e para ali, e ele só diz "bom bom deve ser o sistema da Geberit, soldado, aquilo é que deve ser para a vida"...

    E isto antes de ver aqui o trabalho do Bond.

    É um ciclo vicioso: os projectistas não recomendam porque o mercado de trabalho não está preparado, o mercado de trabalho também não se prepara porque não é estimulado/provocado pelos projectistas e os DO estão sempre no fim da linha e se lhes disserem que têm que pagar mais 200 euros nos esgotos é logo uma inquietação, porque tinham isso guardado para o porcelanato, de refugo mas rectificado, que estava previsto para a entrada da casa.

    No fundo, esse meu amigo nunca aplicou nem um metro de PE soldado. Para que raio vai ele investir num sistema que o mercado não valoriza, que os projectistas não conhecem, que os DO não estão dispostos a pagar?

    E aqui também faço mea culpa. Também porque se inventar vem logo o canalizador da esquina dizer "para que é isto, isto com PVC também ficava muito bom".

    Andamos todos a tentar agitar as águas o menos possível para que ninguém nos massacre a molécula. Excepto o Bond, ele vai contra a corrente e sem problemas. Tubos em contramão, técnicas em contramão, ideias sempre em contramão, concorde-se ou não.

    Se isto não é ser diferente, eu vou ali e já volto. Podem dizer o que quiserem do homem, mas isto ninguém lhe tira. Incomparável.
  2.  # 942

    Colocado por: DR1982É a sua forma de ver, eu entendo onde quer chegar, e nunca disse que o canalizador estava errado ao tentar evoluir, apenas disse que talvez nao haja mercado para acompanhar a sua evolução...
    ****, diga um construtor que constroi chave na mão para ele aplicar uma instalação destas, diga a um empreiteiro que constroi para vender para projetar de raiz com este tipo de instalação, sugira ao comum DO aplicar um cerâmico mais barato para pagar mais pela canalização, etc...


    Porque não? A canalização é para a vida, a cerâmica pode ser trocada a qualquer momento... se até as cozinhas já escolhem a contar em trocar daqui por 10 anos, o que é que me vai agarrar à porcaria dum cerâmico?
  3.  # 943

    Colocado por: ****

    Por este andar ainda estamos a enviar para cima da laje , as tijoleiras com uma cruzeta......
    Nao, porque as vantagens de ter uma grua são obvias e do conhecimento de todos, agora mao é fácil fazer alguem optar por determinado produto, ainda por cima mais caro se as vantagens nao forem fáceis de identificar!
  4.  # 944

    Colocado por: SkinkxSe isto não é ser diferente, eu vou ali e já volto. Podem dizer o que quiserem do homem, mas isto ninguém lhe tira. Incomparável.


    Quantos mais canalizadores conhece?

    O James é bom, ninguém diz o contrário, mas o homem não está certo em tudo e como disse lá atrás não está sozinho.
  5.  # 945

    Colocado por: Skinkx

    Porque não? A canalização é para a vida, a cerâmica pode ser trocada a qualquer momento... se até as cozinhas já escolhem a contar em trocar daqui por 10 anos, o que é que me vai agarrar à porcaria dum cerâmico?
    Entao mas e acha que o DO vai aceitar sem pestanejar? Ou cabe ao engenheiro mostrar as vantagens da solução que esta a propor? E para isso tem de enumerar as vantagens do sistema mais proposto em relação ao PPR ou nao?
    Isto no caso de ser um DO, porque se dor alguem a construir para vender duvido que consiga, porque vende melhor um bom cerâmico do que uma boa canalização...
  6.  # 946

    Colocado por: Ivo F.

    Quantos mais canalizadores conhece?

    O James é bom, ninguém diz o contrário, mas o homem não está certo em tudo e como disse lá atrás não está sozinho.


    Eu disse isto:
    "... o Bond... vai contra a corrente e sem problemas. ... concorde-se ou não."

    Quantos é que fazem as guerras que ele faz para defenderem aquilo em que acreditam?

    Quanto a conhecer canalizadores, pessoalmente conheço poucos, mas vejo o trabalho de muitos, acredite. Tenho pena de não estar no pc profissional, podia aqui colocar algumas coisas engraçadas. Tenho lá umas caixas de PEX com uns circuitos que aquilo é bom para levar para a praia em Agosto e usar como quebra-cabeças, a tentar perceber onde entra a água e por onde sai.

    Eu, que fique bem claro, eu, daquilo que conheço, ainda não vi nenhum como ele. Eles podem existir, mas não tenho a felicidade de apanhar o trabalho deles. E posso-lhe dizer que tenho vários colegas meus na mesma situação. Alguns deles trabalham em firmas instaladoras de águas/esgotos/gás/AVAC/solar e ainda não tinham visto algumas soluções que o Bond já colocou aqui.

    Se houver aí alguém a trabalhar tão bem ou melhor que o Bond, eu também gostava de conhecer e ver o trabalho dele. Quantos mais, melhor, e uns puxam pelos outros. Eu é que não conheço (infelizmente). Eu.
  7.  # 947

    Colocado por: DR1982Entao mas e acha que o DO vai aceitar sem pestanejar? Ou cabe ao engenheiro mostrar as vantagens da solução que esta a propor? E para isso tem de enumerar as vantagens do sistema mais proposto em relação ao PPR ou nao?
    Isto no caso de ser um DO, porque se dor alguem a construir para vender duvido que consiga, porque vende melhor um bom cerâmico do que uma boa canalização...


    Pois, por isso é que o Bond tem razão quando fala em construção de luxo com tubagem de PVC, cerâmicos Sanitana e por aí fora. É "luxo" naquilo que está à vista, no resto é lixo.

    Para mim, é muito mais sintomático da qualidade de construção aquilo que está à vista do que aquilo que está nas paredes. Não é o que está à vista que nos diz se a construção é boa ou má, pelo contrário, o que está à vista só tapa tudo o que ficou para trás. Um tipo que constrói a valorizar a canalização, só pode valorizar tudo o resto...

    A construção também está como está porque as pessoas pensam assim, o que conta é o que está à vista. Se não são exigentes com o que é estrutural, é natural que levem com lixo, porque não estão dispostos a pagar qualidade. Preferem cerâmicas, levam cerâmicas. Temos aquilo que pagamos, como em tudo.
  8.  # 948

    Mas isto é uma questão cultural e uma perspectiva pessoal. Eu penso assim, outros pensarão de modo diferente.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  9.  # 949

    Dizer que existem soluções melhores que ppr, concordo ... mas daí a dizer que é tudo lixo , isso já é demasiado!
    Concordam com este comentário: manelvc, DR1982, zedasilva, two-rok, zinna, Ivo F.
  10.  # 950

    Colocado por: enf.magalhaesDizer que existem soluções melhores que ppr, concordo ... mas daí a dizer que é tudo lixo , isso já é demasiado!
    Concordam com este comentário:DR1982,manelvc,****
    Eu ja disse que nao percebo nada de tubos e perguntei quais as vantagens deste sistema/material em relação ao que se costuma usar, nao obtive nenhuma resposta...
    Ou seja, eu quando construir, devo usar este material/sistema “porque sim”.
    Concordam com este comentário: two-rok, zinna
  11.  # 951

    Colocado por: enf.magalhaesmas daí a dizer que é tudo lixo , isso já é demasiado!

    Ao James faz urticária a comparação dos tubos com os carros. Pelo que se me permite eu faria outro tipo de comparação.
    Dizer que o ppr é a pior coisa que existe é o mesmo que um gajo que usa uma Nikon DSLR full-frame D750, dizer que quem usa câmara estenopeica é um atrasado mental.
    Concordam com este comentário: two-rok, zinna
    • Skinkx
    • 16 novembro 2017 editado

     # 952

    Comparação entre PPR e um tubo que nunca terá sido falado por aqui.


    https://youtu.be/MSbaiMePZqE
    • Ivo F.
    • 16 novembro 2017 editado

     # 953

    Esse teste não diz nada. Em ambiente real o tempo que a máquina aquece não é tempo perdido, porque aproveitasse para ir buscar os acessórios, cortar tubo a medida etc.

    E nos tubos de colar numa obra se fizesse como ele faz era só fugas
    Concordam com este comentário: zinna, enf.magalhaes
  12.  # 954

    Colocado por: Ivo F.Esse teste não diz nada. Em ambiente real o tempo que a máquina aquece não é tempo perdido, porque aproveitasse para ir buscar os acessórios, cortar tubo a medida etc.

    E nos tubos de colar numa obra se fizesse como ele faz era só fugas
    Concordam com este comentário:zinna


    Foi mais para se ver um tubo diferente do normal.
  13.  # 955

    Colocado por: Anonimo06082021sobre as ditas válvulas,é por isso que gosto muito dos meus muretes....em termos técnicos não existe melhor!!

    e no tal duche mais os tais 4mt,eu consigo meter a válvula de admissão....trabalho o duche em função disso.

    será que aqueles que alguns usam como a dita média conseguem fazer?....e em quanto tempo faziam?


    James não queira comparar uma coisa, a minha area é informatica! Não sou canalizador, nem pedreiro, nem eletricista. Cada um na sua valência! Se a pergunta não foi oportuna, ok, compreendo a sua parte! Siga para a frente, continue com o seu belo trabalho e vá colocando umas fotos :)
  14.  # 956

    Colocado por: SkinkxComparação entre PPR e um tubo que nunca terá sido falado por aqui.


    https://youtu.be/MSbaiMePZqE


    Excluindo a diferença de tempo das duas soluções. A nível de qualidade o CPVC coloca-se onde?
    • Skinkx
    • 16 novembro 2017 editado

     # 957

    Colocado por: two-rok

    Excluindo a diferença de tempo das duas soluções. A nível de qualidade o CPVC coloca-se onde?


    Eu não o utilizaria, parece-me também ele uma solução mais fraca dentro dos plásticos. É uma evolução do PVC, mas por alguma razão ninguém o usa. E quem o fabricava em Portugal deixou de o fazer. Para mim fica também no fim da linha.

    Um tubo que aparentemente é melhor do que se pensa (eu nunca usei, só tenho amostras) dizem-me ser o polibutileno, muito usado em indústria química. Mas aqui estou a falar de ouvir dizer. Como deve imaginar, o meu conhecimento de causa nestas coisas é mais teórico, é diferente do de quem trabalha com os materiais.
  15.  # 958

    Colocado por: SkinkxEu não o utilizaria, parece-me também ele uma solução mais fraca dentro dos plásticos. É uma evolução do PVC, mas por alguma razão ninguém o usa. E quem o fabricava em Portugal deixou de o fazer. Para mim fica também no fim da linha.

    Um tubo que aparentemente é melhor do que se pensa (eu nunca usei, só tenho amostras) dizem-me ser o polibutileno, muito usado em indústria química. Mas aqui estou a falar de ouvir dizer. Como deve imaginar, o meu conhecimento de causa nestas coisas é mais teórico, é diferente do de quem trabalha com os materiais.


    Pois, eu sou praticamente um leigo no assunto das canalizações. Conheço o que se vai vendo por aí (uns PPR's, uns multicamada, uns pex, e conheço os sistemas mais antigos pois tenho um familiar próximo que foi canalizador, vi muitas canalizações em tubo galvanizado, hidronil, cobre e afins), e esse CPVC pareceu-me um sistema um bocado "meia bola e força" demais para ser bom, até porque a cola parece demasiado líquida para ficar a vedar bem. Mas nisto a minha opinião vale o que vale.
  16.  # 959

    A cola veda bem, é muito usado na indústria pois é resistente a químicos e é barato, mas a meu ver não é solução fiável para ficar dentro de paredes
    • marvi
    • 16 novembro 2017 editado

     # 960

    boas,já vi que há aqui muita gente que percebe de canalização.
    estou a renovar um apartamento o que é que acham deste material e trabalho ?
 
0.0537 seg. NEW