Colocado por: MNeo
Consegue essa solução:
Se for para rematar com etics em todo o perímetro da janela.
Se a espessura do ETICS o permitir (em portugal não vai ser fácil a aplicação de um sistema desses) geralmente adamos com espessuras de ETICS abaixo dos 10cm.
Se não tiver caixa de estore, porque ai inviabiliza essa solução...
Colocado por: two-rok
Naquele caso fez-se assim com PU, na altura não se fazia, ninguém punha nada, mas tendo em conta que o cliente escolheu o sistema que naquela altura era o topo de gama da Navarra, achei por bem fazê-lo. O cliente gostou da minha iniciativa, por isso valeu a pena. Mas isto é daquelas coisas que toda a gente devia fazer, mas quase ninguém faz porque, lá está, fica tapado. E há obras/clientes onde é impossível chegar a estes "preciosismos" (opinião deles, claro). Só para quem quer e/ou merece.
Colocado por: SkinkxEu não sou grande fã de alumínio pela parte térmica, mas muitas vezes o alumínio também paga por uma ineficiente ligação à parede.
Colocado por: two-rok
Pode-se fazer mal com qualquer material.
Eu continuo a ver 90% das vezes, vãos com pontes térmicas. No caso que mencionei anteriormente, dei-me ao trabalho de colocar espuma PU porque vi que o cliente se deu ao trabalho de eliminar pontes térmicas nos vãos, e porque o sistema também o merecia, seria uma negligência da minha parte não o fazer. Mas nem sempre o faço porque muitas vezes as coisas já nascem "tortas" e outras tantas vezes sugiro eliminarem pontes térmicas e não querem ouvir porque vai dar mais despesa de pedreiro e não sei quê. Alguns nem ligam quando lhes pergunto "Então mas o etics não dobra nas ombreiras?". É o que se vai vendo por aí. Felizmente já se vai vendo algumas pessoas a quererem evoluir um pouco.
Colocado por: DR1982Caixilharia faceada pela exterior com o tijolo/bloco, O ETICS continua direito e passa por cima do perfil de caixilharia, simples e eficaz na minha opinião de curioso no assunto.
Colocado por: SkinkxUm pormenor que tem sempre muita piada é quando se metem caixas de estores térmicas (EPS, PUR) e depois por cima metem um lintel em betão, que vaza a parede dum lado ao outro. Se for para levar ETICS, menos mal... mas muitas das vezes é parede dupla e a caixa de estores, que ia resolver um problema, cria outro porque as pessoas não percebem a mecânica da coisa... e já vi aquilo em pormenores de fabricantes/fornecedores.
E sim, em muitos casos o ETICS nem dobra nas ombreiras. Mas se cada um puxar um bocadinho mais a bitola para cima, daqui por uns tempos as coisas andam melhores.
Colocado por: SkinkxFicar mesmo à face do ETICS, alinhado por fora, não estou a ver como, nunca vi perfis para fazer o remate topo a topo com o ETICS
Colocado por: two-rokIsso só em países onde os estores não aparecem em 80% das obras. Países com muito sol é complicado nesse aspecto.
Colocado por: ****Existe outra questão que ninguém fala é a banda adesiva nas janelas que em Portugal se usa muito pouco, a maior parte das obreiras e soleiras com tiras de xps/eps, e a banda adesiva, ficavam resolvidas as pontes térmicas, vento e humidade .
Colocado por: ****Eu venho de comprar 50 ml para as minha janelas por 135 euros , e tem 30 cm de largo , enfim....
Colocado por: MNeoHá muitas situações que podem ser resolvidas com palas, há que por os arquitetos a pensar :)
Colocado por: ****Em franca é pior que em Portugal , devido á autoconstrução
Colocado por: two-rokTudo bem, mas não podemos descartar os estores, as brisas-solares e tudo mais só porque não gostamos, temos de encontrar boas práticas para todas as soluções.
Colocado por: ****Existe outra questão que ninguém fala é a banda adesiva nas janelas que em Portugal se usa muito pouco, a maior parte das obreiras e soleiras com tiras de xps/eps, e a banda adesiva, ficavam resolvidas as pontes térmicas, vento e humidade .
Colocado por: MNeoFalta-lhe o PU em todo o perímetro do vão.
Falta-lhe impermeabilização
Falta-lhe estanque em todo o perímetro interior, na ligação com a parede...
Colocado por: ptugaO PU não faz a estanquidade em todo o perímetro do vão?