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  1.  # 481

    Actualmente tenho o Panda Cross que já está "prometido" à minha herdeira mais velha que tem actualmente 10 anos :).Quando ela fizer 18 o Panda terá 10 anos se tudo correr bem.
    Relativamente a espaço de bagageira o Panda foi uma má e ao mesmo tempo uma boa opção.
    Foi má porque aquilo quase que nem dá para meter a sogra lá dentro sem lhe deixar um braço de fora de tão reduzida que é, no entanto foi boa opção pois como faço pesca de kayak e tenho uma série de acessórios que tenho de levar comigo de cada vez que vou à pesca, os mesmo ficam de tal forma encaixados uns nos outros para caber na bagageira que assim nunca me esqueço de nada.

    Com a SW ganho em espaço de carga mas perco em acessibilidade no que respeita a alguns dos caminhos que por vezes tenho de percorrer para chegar aquele spot de pesca fabuloso em que a maioria dos mortais só conhecerá se recorrer ao Google Maps :)
    • tnjp
    • 20 novembro 2017

     # 482

    Por isso é que as carrinhas (sw) são mais versáteis, não só pela maior capacidade mas também pelo acesso às malas mais largo e mais baixo.


    Sem dúvida!

    Mas tem opinião formada sobre os motores da Honda? O 1.3 já anda por aí há uns anos, penso que é sempre o mesmo.
    E a manutenção? Normalmente há a opinião formada de que os custos de manutenção são elevados.
  2.  # 483

    Colocado por: tnjpMas tem opinião formada sobre os motores da Honda?

    Do 1.0 turbo que falou não tenho, só pelo que leio da especialidade, mas sendo um motor a gasolina confio totalmente na Honda, sempre os soube fazer bem e fiáveis, assim como a Toyota.


    Colocado por: tnjpO 1.3 já anda por aí há uns anos, penso que é sempre o mesmo.

    O bloco é o mesmo, mas tem muitas diferenças entre gerações e também entre Opel - Fiat.
    O primeiro que tinha 70 cv já não tem muito a ver com este de 95 cv. Não é só de capot aberto que são diferentes, a condução é de tal modo diferente que quem não sabe nem desconfia que o bloco é o mesmo. O de 95 cv é bastante solícito e agradável de conduzir comparado aos primeiros de 70 e 90 cv. Principalmente em binário a baixa rotação e fluidez de marcha.
    Não sei se referia-se ao 1.3 mjet ou a algum 1.3 Honda? .... :)
    • tnjp
    • 20 novembro 2017

     # 484

    Era mesmo o 1.3 vtec da Honda, é o motor a gasolina que vem no Jazz. :)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 485

    Colocado por: tnjpEra mesmo o 1.3 vtec da Honda, é o motor a gasolina que vem no Jazz. :)
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Esse 1.3 VTEC é máquina! Tem aquela alegre surpresa dos motores VTEC Honda, a baixa rotação nem gasta muito e são suaves mas quem quiser puxar pelo ponteiro das rotações ele não se nega e mostra a outra alma escondida.

    Quanto ao 1.0 turbo de 3 cilindros do novo Civic vi este artigo:
    https://www.sapo.pt/noticias/motores/ensaio-honda-civic-1-0-turbo-muito-melhor_599b41015a7fa5e6396316bc

    Essa versão do teste custa 30 mil euros.
  4.  # 486

    Durante alguns anos tivemos um vtec cá em casa, o 1.6, a nivel de motor foi zero problemas. Aquilo a partir das 5K rpm tinha cá um cantar...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, two-rok
  5.  # 487

    Carro quase stock com apenas linha directa artesanal em aço inox 80mm (/) (bye bye kat) e panela REMUS, umas jantes speedline 16" (as de origem eram 14") e uns proibidos Michelin P2B que fizeram +/-2k, depois disso levou uns mais baratinhos e legais.
  6.  # 488

    Colocado por: Vítor MagalhãesCarro quase stock com apenas linha directa artesanal em aço inox 80mm (/) (bye bye kat)

    Mas esse carro tinha catalisador?
    De que ano era ele?
  7.  # 489

    Era importado, matricula xx-xx-HP, mas julgo que era de 1993.


    Edit: a linha de escape foi feita lá em casa, com as curvas ensaiadas e soldadas no chão da garagem. O catalizador era para ser "estripado" e soldava-se o involucro no tubo, mas o meu tio disse-me: - "Epá, c@ga nisso" :)
  8.  # 490

    Colocado por: Vítor MagalhãesEra importado, matricula xx-xx-HP, mas julgo que era de 1993.


    Okapa, pensava que era anterior tipo 89/90.

    A partir de 92 foi obrigatório o catalisador em todos os carros a gasolina, bate certo.
    •  
      mhpinto
    • 21 novembro 2017 editado

     # 491

    Ora pois então, tendo em atenção os vossos conselhos e muita coisa lida e stands visitados, estou neste momento inclinado para uma de duas opções:

    Ford Focus Titanium SW 1.0 Ecoboost 125 cv (novo)
    Kia Ceed 1.0 TURBO GDi GT LINE 120 cv (novo)

    Ambos me ficam por cerca de 20 000 fora o valor da retoma.

    Hoje vou ainda passar numa Santogal, ver alguns usados a diesel, não muito convencido, mas é só porque um amigo me disse que lá lhe deram de longe muito mais de retoma que em qualquer outro sítio.

    Questões:
    - Pelos valores em causa, e pondo a emoção de parte, acham racional comprar um carro novo a gasolina em vez de um a diesel com um par de anos? Pelas minhas contas, em termos de consumos, indo para a gasolina gastarei mais 500-600€/ano em combustível do que gasto no meu diesel atual.
    Em termos de desempenho, fiz o test-drive ao Kia, e estou bastante satisfeito, serve perfeitamente para o meu tipo de condução e há um ganho de potência em relação ao que tenho agora.
    Está a pesar a favor dos motores a gasolina o facto de, se bem entendi, as manutenções serem mais baratas e simples (nada de filtros de partículas).
    - No que se refere ao Kia, posso poupar 1100 euros optando pelo NAV Line em vez do GT Line. Tirando o downgrade estético e mais umas mariquices tecnológicas - tudo coisas que para mim são apenas relevantes na ótica de uma futura retoma - o que perco no NAV line é o AC automático com ventilação atrás (que tenho pena por causa da miudagem mas também não tenho isso no meu carro atual e têm sobrevivido, ainda que de vez em quando queixando-se que têm calor), e, para mim o mais relevante, 20 cv. Realço contudo que o binário é exatamente igual nos dois. Alguma opinião?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  9.  # 492

    Colocado por: mhpintoFord Focus Titanium SW 1.0 Ecoboost 125 cv (novo)
    Kia Ceed 1.0 TURBO GDi GT LINE 120 cv (novo)

    A garantia, penso que será um grande factor a ter em conta.
    Na minha opinião, Kia sem dúvida.
    Sou suspeito, pois tenho uma sw à 10 anos e estou muito satisfeito.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  10.  # 493

    Colocado por: 21papaleguas
    A garantia, penso que será um grande factor a ter em conta.
    Na minha opinião, Kia sem dúvida.
    Sou suspeito, pois tenho uma sw à 10 anos e estou muito satisfeito.


    Edit. Apenas tive de recorrer à garantia uma vez, trocaram a colunz da direcção. Correu tudo bem, sem problemas.
    • tnjp
    • 21 novembro 2017

     # 494

    Do pouco que sei, parecem duas boas escolhas. A nível estético, gosto dos dois mas o Kia está excelente 👌! O Kia penso que ainda tem a vantagem da garantia de 7 anos.

    Normalmente os meses de Dezembro / Janeiro apresentam boas campanhas na maior parte das marcas. Querem escoar o stock e consegue-se bons negócios, principalmente na valorização da retoma. No ano passado no Peugeot 208 davam o valor da retoma mais 2500€, na Citroen davam 5000€ por qualquer retoma...

    Quantos km faz por mês? Para além dos km, veja que tipos de percursos faz. Percursos curtos são um cancro para os carros a gasóleo.
  11.  # 495

    Colocado por: tnjpQuantos km faz por mês? Para além dos km, veja que tipos de percursos faz. Percursos curtos são um cancro para os carros a gasóleo.

    Não referi essa parte pois parte da resposta pende para um dos lados (faço perto de 20 000 km/ano) e parte pende para o outro (durante a semana faço trajetos curtos com muita frequência, sem contar com uns quantos kms em pára-arranca).
    E sim, claramente que a garantia da Kia é impressionante e também pesa a favor deles. Vamos ver quanto me dão pela retoma.

    Quanto às promoções de fim de ano: a Kia está a fazer descontos de 6000 euros nestes modelos. Acham que é melhor esperar por Dezembro?

    Não se esqueçam desta parte, sff:
    Colocado por: mhpintoNo que se refere ao Kia, posso poupar 1100 euros optando pelo NAV Line em vez do GT Line.
    • tnjp
    • 21 novembro 2017

     # 496

    No que se refere ao Kia, posso poupar 1100 euros optando pelo NAV Line em vez do GT Line.


    Isso já é pessoal. O GT Line fica lindíssimo, mas vale os 1100€ de diferença? Para mim não, mas só você sabe se valoriza a estética do carro assim tanto.
    • tnjp
    • 21 novembro 2017

     # 497

    E a suspensão do Gt Line é a mesma? Normalmente essas versões trazem uma suspensão mais desportiva mas menos confortável. Para um carro familiar e fazendo tantos km, poderá ser um ponto fraco.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Bricoleiro
  12.  # 498

    Muitos kms anuais mas em diversos percursos curtos... eu ponderaria seriamente um Leaf!!

    De resto , tenho um Kia a gasóleo há 6 anos e não faço taaaaaantos kms quanto isso (13.000km/ano) e o DPF nunca deu sinal de estar chateado. Noto que no percurso casa/trabalho (essencialmente 22 minutos para cada lado) em estrada nacional ele é capaz de iniciar e terminar a regeneração.
  13.  # 499

    É verdade e mesmo as versões menos desportivas já são um pouco duras.
  14.  # 500

    Escolha o carro que tiver a vendedora mais jeitosa do stand...
    Concordam com este comentário: mhpinto, two-rok
 
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