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    • sonhos
    • 8 março 2010 editado

     # 1

    Olá a todos,tenho seguido o forum já á alguns meses,já pesquisei o assunto mas..nada! Vou tentar explicar-me.

    estou com um processo de aquisiçao de uma moradia, algo q já dura á 3 anos pois a casa não estava legal ,trata-se de uma casa res do chao ,logradouro,anexos e mais tarde o proprietario construiu o 1º andar,sem pedir a licença de utilizaçao. São andares separados sem comunicaçao entre eles por dentro ,cada um tem a sua cozinha,quartos,salas e wc. Ao tratar da legalizaçao,o eng encarregue do caso fez novas plantas,já com acessos a deficientes no res do chao como se um novo projecto de trata-se.
    Parece k finalmente a camara aprovou e emitiu a dita licença de utilizaçao. Na licença vem aparentemente,como moradia bifamiliar. PROBLEMA o banco fez a avaliaçao como se trata-se de 2 casas.avaliou por valores baixos. Uma a cerca de 76 mil euros e outra a 60 e picos ,uma a 100% pois fica para eles como moradia permanente e a outra a 80%. somando os valores de grosso modo o banco empresta 125 mil,a casa vai-me custar 135mil.

    Mais ,o banco diz k der por onde der tenho k fazer 2 escrituras... e daí ter todas as despesas com impostos,pois uma é permanente e outra secundaria,para eles ,pois para mim eu quero é comprar e usar as 2 parcelas como uma. Se alguem me puder dar uma luz agradecia,pois tenho medo de pagar 2 escrituras e emis ou imt de valores exorbitantes! OBRIGADO!
  1.  # 2

    O banco pensa isso, e as finanças?
  2.  # 3

    O banco terá a sua razão, se a licença de utilização tem 2 fogos (moradia bifamiliar), são duas escrituras, 2 IMT's, 2 IMI's, etc.
    É capaz de lhe sair mais barato fazer uma Comunicação Prévia a unir ambas as fracções numa só
  3.  # 4

    Olhe que se calhar tem vantagem em fazer avaliação em separado, senão repare, fica isento de IMT se a sua habitação pois ficar abaixo de 89.700 ou seja pelos valores que indicou não paga imt em nenhuma das casas, depois em relação ao IMI não tenho bem a certeza mas pelo menos na habitação própria permanente ficará isento por 8 anos, em relação há outra habitação etenho algums dúvidas, não percebi bem isto:

    Os imóveis estão sujeitos ao pagamento anual do IMI. No entanto, em determinadas situações podem beneficiar de isenção deste imposto.
    Podem estar isentos nos primeiros anos após a compra, os imóveis adquiridos para:

    habitação permanente do comprador, cônjuge e filhos; arrendamento para habitação permanente (exclui a casa de férias ou o arrendamento à época) - apenas na primeira transmissão, na parte destinada a arrendamento para habitação, desde que seja efectivamente habitado no prazo de seis meses após a aquisição (o período de isenção inicia-se a partir da data da celebração do primeiro contrato de arrendamento). O número de anos de isenção varia consoante o valor patrimonial tributável do imóvel (ver na caderneta predial). Actualmente, aplica-se a seguinte tabela:

    Valor Tributável Nº de Anos de Isenção
    Até 157.500 EUR 8
    De 157.500,01 EUR até 236.250 EUR 4

    Para beneficiar desta isenção, é necessário que o proprietário comece a viver na casa ou a arrende, nos seis meses seguintes à compra, construção ou conclusão de obras. Além disso, tem de entregar o requerimento para obtenção da isenção no serviço de finanças da área do imóvel ou enviá-lo pela internet , nos sessenta dias seguintes ao prazo acima referido.


    Como diria o outro é fazer contas
  4.  # 5

    Digo-lhe mais se por acaso for casado, um compra uma casa e o outro compra a outra e assim nenhum dos dois paga imt e tem isenção por 8 anos de imi, só tem de ter o cuidado de nas finanças cada um dar como residência a casa que comprou, para depois se venderem poderem abater as mais valias de cada uma das casas.

    Mais, se por acaso os vosso rendimentos forem semelhantes, cada um pode fazer o irs em separado e cada uma amortiza a sua casa, e assim a limitação passa de 700 para 1400 + ou - ui este pode vir a ser um negócio da china :-)

    Como diria o outro é só fazer continhas
  5.  # 6

    irs em separado? como? sou casada.temos a casa onde moro actualmente k vou alugar apartir de abril, vamos fazer o emprestimo desta,apesar de ter avaliaçoes em separado o banco empresta no total os tais 125 mil. pergunto,do ponto de vista do banco será o mmais correcto?
    hfviegas; tem razão,se os valores ficarem por aki não devo pagar imt. O banco "dá" 125mil,o resto vou ter k cobrir para atingir os 135mil,,,chato muito chato pois tenho muitas obras para fazer antes de ir para lá morar. A casa tem cerca de 30 anos. Diz o banco k se fosse uma só casa o valor avaliaçao seria superior.

    Acho k o melhor será mesmo fazer as ditas escrituras,ter a despesa de as pagar,a longo prazo poderei ter outras vantagens.... k acham?
  6.  # 7

    Saiu uma nova legislação em que o casal se tiver vantagem pode apresentar o IRS em separado, não me pergunte como é que fica caso haja filhos, se cada um pode meter metade das despesas o que duvido etc... etc...

    Mas olhe que fazendo escrituras em separado tenho quase certeza que não pagará IMT, agora em relação ao IMI é que não sei porque a isenção penso que seja para habitação própria permanente.

    Em relação há avaliação da casa como um todo tambem ser suprior acredito que seja assim, e nesse caso ainda pagaria mais.
  7.  # 8

    Para beneficiar desta isenção, é necessário que o proprietário comece a viver na casa ou a arrende, nos seis meses seguintes à compra, construção ou conclusão de obras. Além disso, tem de entregar o requerimento para obtenção da isenção no serviço de finanças da área do imóvel ou enviá-lo pela internet , nos sessenta dias seguintes ao prazo acima referido

    Então se percebi bem,poderei alugar uma parte,neste caso rés do chão( depois de obras)e ter na mesma isençao? Mas se uma ficar como morada permanente a outra não ficará como secumdaria?
  8.  # 9

    Colocado por: sonhosPara beneficiar desta isenção, é necessário que o proprietário comece a viver na casa ou a arrende, nos seis meses seguintes à compra, construção ou conclusão de obras. Além disso, tem de entregar o requerimento para obtenção da isenção no serviço de finanças da área do imóvel ou enviá-lo pela internet , nos sessenta dias seguintes ao prazo acima referido

    Então se percebi bem,poderei alugar uma parte,neste caso rés do chão( depois de obras)e ter na mesma isençao? Mas se uma ficar como morada permanente a outra não ficará como secumdaria?


    Pois foi esta parte que eu tambem não percebi, mas diriga-se ás finanças e pergunte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sonhos
  9.  # 10

    já estou a ficar mais bem dispostita!! Ontem ao ter a reunião com o gerente fiquei de rastos,a pensar nos impostos k pagaria,aliás o gerente avisou k pagaria algo na ordem dos 4 mil euros só em papelada,pois não teria isençao na segunda fraçao. depois de ter o papel da camara(licença de utilizaçao) o dono vai ter k actualizar tudo tanto nas finanças como na conservatória.Imagino k na casa pronta ,para assim poder-mos passar á venda em concreto!
  10.  # 11

    Desculpe ao ler à primeira o quadro não o compreende, só agora após segunda leitura é que o percebi, então tem de fazer o seguinte coloca como habitação propria permanente a habitação mais cara e fica isenta de IMT, depois a mais barta ficará como segunda habitação e ai pagará 1% se for os 60.000 que falou estamos a falar de 600€ de IMT.
  11.  # 12

    CERTO! JÁ PERCEBI! Depois com imposto de selo e tal claro k vai aumentar o valor a pagar mas nada tão exagerado como pensei inicialmente. HFVIEGAS obrigado por toda a ajuda e esclarecimentos e mais k vier!
  12.  # 13

    Só para dar conta do processo.O eng do dono ainda não recebeu o documento da licença de utilizaçao...fogo...já me estou a passar! Diz k lá para sexta entrega-me e só aí posso levar uma cópia ao banco para ter certezas de tudo! Caramba! Paciencia qb... mal saiba novidades comunico!

    .sonhos.
  13.  # 14

    pois bem,tenho novidades...não muito boas. O documento k faltava da parte da camara a bendita licença de utilizaçao acabou por vir. O imovel tem então 2 nº de porta uma entrada numa rua e outra entrada noutra rua. levei o documento ao banco ,até aí tudo bem,fiquei á espera semanas pela resposta do gerente,toca a ligar e nada,típico -está em reunião,ele liga depois,não está de momento mas quando chegar eu dou o recado!! Soluçao,aparecer de roupante sem o homem contar,lá vem todo amavél(e eu pronta a levar-lhe as maos ao pescoço ) a convidar ao escritório. Lá diz k o processo não está nada facil,ainda vai mandar para a sede em lisboa a ver se aceitam ,pois como tinha 1 apartamt e vou comprar 1 moradia bifamiliar,acabo por pagar 3 casas . tudo bem,toca a esperar mais umas semanas... agora após muita pressao acaba de dizer k sim ,tá aprovado!! iuupí!! mas tem um senão,só "dao" 118 mil. Ora,o imovel custa 135 mil,passaram a só dar 125 mil,e agoar depois deste tempo todo 118 mil...raios partam só me apetecia soltar os cães!! conversa do gerente " não se preocupe k faz-se um creditozinho pessoal do restante" ..

    No fim perguntei se as condiçoes k tinha-mos acertado se mantinham na questão do spread,claro está naõ me soube dizer e k ainda ia pedir de novo. K DEPOIS LIGAVA...
    já ne sei se perco o amor aos 5oo euros k gastei na avaliaçao e abertura de dossier e vou procurar a outro banco ,,,tipo caixa galicia,como sou assinante da deco...
    No inicio tudo muito bonito ,depois vem os problemas. Mas não desisto!
  14.  # 15

    agora a questão aos meus foristas queridos( um toque de graxa imaculada),no meu lugar como procederiam? se o spread 0.8 inicial se mantiver peço um credito noutro banco a um juro aceitável? tenho algum money mas tenho k contar com as esrituras e impostos,ainda obras k nem sei onde desencantar o pilim....ou mando o banco ás favas e tento noutro a minha sorte e posso ter o capital todo?
    agradeço de antemão uma qualquer opinião ;)
  15.  # 16

    Só para dar o acompanhamento da situaçao. finalmente as coisas compuseram-se,muitos atrasos e recuos,ora era a licença de utilizaçao,ora o certificado energetico,ora o caderno de encargos,ora a cadernea actulizada,ora o registo de nascimento e regime de casamentopois o dono nao colocou o nome da esposa no ....registo. finalmente acabou!! fizemos a escritura com o spread mais alto do k eu tinha negociado...vejam lá,á 3 anos tinha 0.3,só lá vimos k a casa nao tinha licença de utilizaçao...até vir o documento passou 3 anos, eram 0.8. depois o banco viu k eram 2 casas e subiu para 0.9 e no fim como passou um mes da assinatura do acordo subiu para 1.25! mas já está! agora vem o calvario das obras,obrigado aos k me ajudaram! do fundo do coraçao.

    ass sonhos
 
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