Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Este é o meu primeiro tópico aqui, mas já acompanho o fórum há largos meses.

    Estamos a construir uma moradia térrea 4 frentes, e o arquitecto projectou um alpendre à volta da casa com 1,20m/1,50m. As vantagens disso parecem-me ser térmicas e de infiltração nas janelas.
    Mas não tenho a certeza se 1,20m ou mais não tapará em demasia a exposição solar das divisões.

    Gostava muito de saber a vossa opinião. Obrigada.
  2.  # 2

    Isso é uma parvoiçe, ter um alpendre de 1.20/1.50m.. não serve para nada, ou mete com 3m para fruição do espaço exterior agregado a zonas sociais ,ou mete nada...n se esta numa zona exposta, mete uam platibanda perimetral que proteja as fachadas... há muitas soluções.
    Além disso a orientação solar vai tabém esta comandar a decisão... assim como o sistema de cvistas, ventos dominates, etc.... tudo é para ser ponderado e conciliado.
    è isso que um projecto de arquitectura, em especial realizado por arquitecto deve considerar... e discitor com o seu cliente, os prós e contras de determinada decisão/ou opções a tomar.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  3.  # 3

    Olá Pedro,

    Obrigado pela resposta.
    Isso foi exactamente o que fizemos, e há razões certamente para o alpendre (até estéticas), mas agora é a nossa decisão a tomar. O que queria perceber era o impacto que um alpendre com essas dimensões faz na exposição solar. Porque isso sim é importante para nós.

    Como nunca vivi numa moradia não tenho como comparar o cenário com e sem alpendre. Se a redução de luz na divisão que tem alpendre for residual, então tudo bem. Agora se vai reduzir 30% da luz natural, fará a diferença entre ter as luzes acesas em dias encobertos.
  4.  # 4

    Aqui no gabiente, aos nossos clientes fazemos sempre que o projecto exija um simulação 3D a mostrar os impactos de palas e outras opções de ensombramento....
    se tem dúvidas peça ao arquitecto para demonstrar/ esclarecer.
  5.  # 5

    Pode ser optar, tal como eu fiz, por um alpendre com uma cobertura não contínua, com aberturas que permitam ser tapadas no verão para sombreamento e abertas no inverno para aumentar a entrada de sol na casa.
 
0.0100 seg. NEW