Colocado por: RicardoPCarvalhoRecorro pela primeira vez ao Fórum porque já não sei o que fazer.
Vou descrever no texto que segue a saga que tenho passado para reconstruir uma casa rural no interior alentejano próximo de Portalegre.
Tenho habitação tipo V3 em espaço rural que recuperei, para fins de semana e férias, que não tem energia eléctrica da EDP.
Tenho água da Companhia (já existia quando comprei em 2012).
A casa que comprei em 2012 nunca teve ligação à rede de electricidade. Tem no entanto água de companhia já colocada com contador. Tenho a remodelação da casa concluída e muro técnico e empena para colocar o fio do ramal já prontos.
Por absurdo que possa parecer, o local é já servido de rede eléctrica. Tenho um poste com candeeiro público em frente á casa, e tenho um vizinho a jusante a 20 metros já servido pela EDP há muitos anos e outro a 50 metros também já servido com contador há muitos anos!
Resumindo: fiz o pedido de ramal BT em Agosto passado e a EDP aplica-me um Orçamento de... 8.324€! Sim, isso mesmo, uma exorbitância!
Fiz reclamação para a ERSE que mais não fez que replicar a resposta da EDP, não dando mais resposta e não ajudando a procurar outra solução no mercado.
Alega a EDP que a rede não tem capacidade para a entrada de mais um utilizador, e que sendo esse o meu interesse tenho de ser eu a pagar toda a nova electrificação da rede e o reforço de potência no Posto de Transformação que fica a mais de 700 m do local (beneficiando os vizinhos). Recebi o contacto do responsável de zona da EDP que se mostrou intransigente. Hoje, começo a lamentar ter investido no interior do País. Não admira que cada vez esteja mais deserto e empobrecido.
É absurdo e irracional que tenha de ser eu a custear alterações à rede pública já instalada e partilhada por vários utilizadores da rede.
Já procurei os painéis solares para autoconsumo mas de 10 mil euros no mínimo não me livro, e o orçamento não estica, pois já lá vão mais de 140 mil euros na remodelação da casa e da Quinta (a seu tempo conto colocar fotos).
O que faço? A que entidades posso ainda recorrer?
Obrigado a todos pela ajuda que me possam dar.