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  1.  # 1

    Olá a todos.
    Peço a vossa ajuda no seguinte problema:
    Tenho uma rampa para a garagem na cave muito inclinada. O carro vê-se aflito para subir a rampa e depois de subir só cheira a embraiagem queimada.
    A ideia que eu tinha e que podem ver na imagem (peço desculpa pela qualidade, mas sou leigo na matéria), era desistir do acesso à cave pelo exterior e na rampa colocar umas vigas metálicas ou de betão e criar uma plataforma para estacionar os carros em cima.
    A casa fica numa encosta.
    Qual é a vossa opinião? É executável?
    O que será melhor? uma estrutura metálica ou betão?
    Têm alguma noção do custo desta brincadeira?
    Sabem se seria aprovado na câmara?
    Agradeço desde já todas as opiniões que me derem.
      rampa.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: eskmocoSabem se seria aprovado na câmara?
    Acho que devia começar por aqui, por saber se tal projecto seria aprovável na Câmara.
    Terá de falar com um TÉCNICO da sua câmara (ligue primeiro porque, normalmente, é por marcação).

    Quanto ao resto, parece-me perfeitamente exequível, tanto em metal como em betão.
  3.  # 3

    Colocado por: eskmocoQual é a vossa opinião? É executável?
    O que será melhor? uma estrutura metálica ou betão?
    Têm alguma noção do custo desta brincadeira?
    Sabem se seria aprovado na câmara?
    Agradeço desde já todas as opiniões que me derem.


    é executavel sim,
    porque não faz o seguinte, enche esse buraco de terra faz um enrrocamento, base, e a partir dai pode fazer um pavimento normal, mas tem é de compactar bem as terras e um bom enrrocamento.
    sem principio é aprovado sim, não vejo problema.
  4.  # 4

    Colocado por: Fernando Gabrielporque não faz o seguinte, enche esse buraco de terra faz um enrrocamento, base, e a partir dai pode fazer um pavimento normal, mas tem é de compactar bem as terras e um bom enrrocamento.
    sem principio é aprovado sim, não vejo problema.
    Ó Fernandoooo! :-))

    (Agora sei porque é que Deus criou os Engenheiros... foi para se divertirem a contradizer os Arquitectos!)

    Você não está a esquecer nada quando espetar ali com 3 metros de altura de terra? E que tal uma impulsãozinha lateral (sobre as paredes e o portão do estacionamento) de 3 ou mais toneladas/m2?
  5.  # 5

    e que tal construir uma plataforma elevatoria para elevar o carro da garagem até um ponto plano. Caro será, mas de certeza que teria todos os seus amigos ruidos de inveja!
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Você não está a esquecer nada quando espetar ali com 3 metros de altura de terra? E que tal uma impulsãozinha lateral (sobre as paredes e o portão do estacionamento) de 3 ou mais toneladas/m2?

    normalmente o muro lateral costuma ser reforçado, e não custa na minha opinião reforçar o da casa construir outro em betão reforçando a parede da casa, até construir dois se for preciso para mim é deveras melhor solução e se calhar até mais económica de que construir uma estrutura completa, digo eu...
    eu fazia assim!!!!!!
    está a complicar na minha opinião.

    gosto quando um arquitecto encontra uma solução melhor mais simples, e deita por baixo as pretensões do engenheiro dom Luis "de Bragança e Alencar"
  7.  # 7

    Boas

    É executável?
    O que será melhor? uma estrutura metálica ou betão?
    Têm alguma noção do custo desta brincadeira?
    Sabem se seria aprovado na câmara?


    É perfeitamente executável. Ainda que considere a estrutura metálica não se esqueça que vai precisar de betão armado para as fundações.
    Dentro das hipóteses já colocadas - muros de betão armado e aterro ou construção de laje de pavimento - eu optaria pela última.
    - A construção de muros de betão obrigava à execução de fundações em todo o perímetro com os inconvenientes que se verificam ao escavar junto a fundações já existentes. Para além disso se o aterro não for muito bem executado mais cedo ou mais tarde vai haver abatimento do solo com os consequentes danos para o pavimento. Para terminar, seria quase de certeza a solução mais cara.
    - A construção de uma estrutura pilar/viga com uma laje de pavimento evita o problema do assentamento do solo, reduz a escavação às sapatas isoladas para os pilares e é certamente mais barata.

    Custo? Só com o projecto na mão.

    Será aprovado na Câmara? Não faço a mínima ideia.

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

    Colocado por: eskmocoOlá a todos.
    Peço a vossa ajuda no seguinte problema:
    Tenho uma rampa para a garagem na cave muito inclinada. O carro vê-se aflito para subir a rampa e depois de subir só cheira a embraiagem queimada.
    A ideia que eu tinha e que podem ver na imagem (peço desculpa pela qualidade, mas sou leigo na matéria), era desistir do acesso à cave pelo exterior e na rampa colocar umas vigas metálicas ou de betão e criar uma plataforma para estacionar os carros em cima.
    A casa fica numa encosta.
    Qual é a vossa opinião? É executável?
    O que será melhor? uma estrutura metálica ou betão?
    Têm alguma noção do custo desta brincadeira?
    Sabem se seria aprovado na câmara?
    Agradeço desde já todas as opiniões que me derem.
      rampa.jpg


    qual a inclinação da rampa?
  9.  # 9

    Colocado por: sergyioqual a inclinação da rampa?
    Ou posto de outra maneira:
    qual as (2) distâncias, Vertical e Horizontal, entre as soleiras do passeio na rua e a soleira da porta do estacionamento?

    (ou: qual o comprimento dos catetos cuja hipotenusa é a rampa?)
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: sergyioqual a inclinação da rampa?
    Ou posto de outra maneira:
    qual as (2) distâncias, Vertical e Horizontal, entre as soleiras do passeio na rua e a soleira da porta do estacionamento?

    (ou: qual o comprimento dos catetos cuja hipotenusa é a rampa?)


    Agradeço a todos pelas vossas respostas e pela ajuda que me estão a dar.
    Quanto às distancias são: 10,60mts na horizontal e 2,90mts.

    Obrigado.
  11.  # 11

    2,9 /10,6 = 27,3%
    É uma inclinação excessiva (mas já vi pior).

    A inclinação não devia ir alem dos 20%.
    A maioria dos ligeiros NÃO SOBE rampas com 30%.
    Veja este tópico.
  12.  # 12

    seja estrutura metálica ou pilar viga, faça qq coisa do genero em que aproveite a rampa por baixo para com algum acerto, servir de arrumo ou poço tipo das oficinas para olhar o carro por baixo ( com as devidas proteções como é evidente). Portanto não encha por baixo.
  13.  # 13

    Colocado por: eskmoco
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: sergyioqual a inclinação da rampa?
    Ou posto de outra maneira:
    qual as (2) distâncias, Vertical e Horizontal, entre as soleiras do passeio na rua e a soleira da porta do estacionamento?

    (ou: qual o comprimento dos catetos cuja hipotenusa é a rampa?)


    Agradeço a todos pelas vossas respostas e pela ajuda que me estão a dar.
    Quanto às distancias são: 10,60mts na horizontal e 2,90mts.

    Obrigado.


    realmente.... não me parece assim tão excessivo!!! que material tem aplicado no pavimento?
  14.  # 14

    Colocado por: sergyio realmente.... não me parece assim tão excessivo!!! que material tem aplicado no pavimento?
    Como eu escrevi em cima, "já vi pior" (mais de 40% !). :-)

    Mas considere um veiculo «normal» e um piso em mosaico no (que hoje chamaríamos de) seu estado "normal". Isto é, MOLHADO! :-)
  15.  # 15

    Colocado por: sergyio
    Colocado por: eskmoco
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: sergyioqual a inclinação da rampa?
    Ou posto de outra maneira:
    qual as (2) distâncias, Vertical e Horizontal, entre as soleiras do passeio na rua e a soleira da porta do estacionamento?

    (ou: qual o comprimento dos catetos cuja hipotenusa é a rampa?)


    Agradeço a todos pelas vossas respostas e pela ajuda que me estão a dar.
    Quanto às distancias são: 10,60mts na horizontal e 2,90mts.

    Obrigado.


    realmente.... não me parece assim tão excessivo!!! que material tem aplicado no pavimento?



    Penso que o pavimento é cimento normal. Mas não posso garantir pois não percebo nada de materiais de construção.

    Alguém me consegue dar uma ideia aproximada do valor de uma estrutura metálica para esta situação?
  16.  # 16

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: sergyiorealmente.... não me parece assim tão excessivo!!! que material tem aplicado no pavimento?
    Como eu escrevi em cima, "já vi pior" (mais de 40% !). :-)

    Mas considere um veiculo «normal» e um piso em mosaico no (que hoje chamaríamos de) seu estado "normal". Isto é, MOLHADO! :-)


    grande parte das moradia que existem por ai, devem ter rampas com essa inclinação, principalmente as moradias geminadas
  17.  # 17

    Colocado por: sergyio
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: sergyiorealmente.... não me parece assim tão excessivo!!! que material tem aplicado no pavimento?
    Como eu escrevi em cima, "já vi pior" (mais de 40% !). :-)

    Mas considere um veiculo «normal» e um piso em mosaico no (que hoje chamaríamos de) seu estado "normal". Isto é, MOLHADO! :-)


    grande parte das moradia que existem por ai, devem ter rampas com essa inclinação, principalmente as moradias geminadas


    E qual seria o melhor pavimento?
  18.  # 18

    Colocado por: Fernando Gabriel
    gosto quando um arquitecto encontra uma solução melhor mais simples, e deita por baixo as pretensões do engenheiro dom Luis "de Bragança e Alencar"



    Bom, já agora... eu também gosto, mas não foi desta!!!
    Eu também concordo com o Luis K.W.
    Acho que a sua solução não é mais simples e nem mais barata, quase garantidamente.
    Além disso se não encher de terra ainda pode aproveitar o espaço vazio que fica em baixo para qualquer coisa.

    Penso que uma estrutura metálica seria o melhor...
  19.  # 19

    Colocado por: eskmoco

    E qual seria o melhor pavimento?


    Mesmo com um pavimento anti-derrapante xpto, continua a dar cabo do carro com todo esse esforço "a frio"...
    Vai gastar dinheiro a trocar o pavimento e fica +- na mesma....
  20.  # 20

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: eskmoco

    E qual seria o melhor pavimento?


    Mesmo com um pavimento anti-derrapante xpto, continua a dar cabo do carro com todo esse esforço "a frio"...
    Vai gastar dinheiro a trocar o pavimento e fica +- na mesma....


    Ok. Então penso mesmo que o melhor é fazer a plataforma metálica. Alguém me pode adiantar uma estimativa do custo dessa plataforma?
 
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