Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia, sou novo nestas matérias e estou a pensar construir moradia na zona de Leiria. Já tenho orçamento para a primeira fase( projectos, taxas, arquitecto, e todas as outras burocracias necessárias) e não pensei que fosse tão caro. E quase desanimes, mas não querendo colocar já de parte a construção gostaria de saber qual o preço de construção na zona de Leiria ou se alguém construiu nesta zona que me pudesse esclarecer se 120.000.00 chegam para construir uma casa de rés de chão com 180 metros quadrados. Obrigado e esqueci me de dizer que o terreno já tenho.
  2.  # 2

    Colocado por: AndréPCestou a pensar construir moradia na zona de Leiria. Já tenho orçamento para a primeira fase( projectos, taxas, arquitecto, e todas as outras burocracias necessárias) e não pensei que fosse tão caro.

    Foi quanto o orçamento para projectos? inclui o quê...
    Concordam com este comentário: lmatos
  3.  # 3

    Colocado por: AndréPC120.000.00 chegam para construir uma casa de rés de chão com 180 metros quadrados.

    Chegam, a qualidade construtiva e o tipos de materiais de acabamento é que podem não lhe agradar.
    Concordam com este comentário: mhpinto, GANDAREZ
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Chegam, a qualidade construtiva e o tipos de materiais de acabamento é que podem não lhe agradar.

    Se desses 180m2 30m2 forem alpendres, deve dar.
  5.  # 5

    ok... está na naquela parte que já sabendo que não tinha dinheiro para um Mercedes ou para um BMW, ainda pensava que dava para um megane ou para um astra, mas está a chegar à conclusão que vai ter que se contentar com um clio ou um punto.

    é normal :-D

    diz que já tem terreno? mas como é o terreno, é plano? se for e bom, se não for e tiver que andar a fazer muros de contenção de terras é mau sinal.

    numa conta simples 180m2 a 120.000 euros dá um custo de construção e 666€ o metro quadrado. Se desses 180m2, já tiver garagem incluída, a coisa melhora um bocadinho.

    é como diz o zedasilva, chega se voce tiver os pés bem assentes na terra e expectativas realistas, daquilo que pode fazer e daquilo que não pode fazer. olhe uma coisa que não pode fazer, é que se esses 180m2, não tiver a garagem incluida, então é construir uma casa tão grande.
  6.  # 6

    Desde já obrigado pelos comentários e esclarecimentos, destes 180 m2, cerca de 30 são garagem, o terreno tem um pequeno desnível mas pelo conhecimento que fui esclarecendo com um construtor onde tirei algumas dúvidas não é preocupante é não precisa de muros de suporte, até porque estou a pensar para já não fazer qualquer muro. Apenas o muro onde leva todos os equipamentos necessários (contadores e afins). Gostaria de esclarecer também se uma casa simples de telhados de 2 águas fica mais em conta que um telhado em telha de sanduíche tipo construção moderna. Ainda não tenho projecto elaborado, mas queria antes de escolher qual o tipo de construção onde possa poupará euros para depois gastar em isolamentos e acabamentos. Obrigado pela atenção
  7.  # 7

    aponte mas é para os 120/140m2 ou por aí.
  8.  # 8

    vc em vez de consultar com o construtor devia consultar com o arquitecto.. especialmente ja tendo (pelo que percebi) contratado um.
    todas essas dúvidas deviam ser postas ao arquitecto. O construtor sabe lá bem o que é melhor!
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosvc em vez de consultar com o construtor devia consultar com o arquitecto.. especialmente ja tendo (pelo que percebi) contratado um.
    todas essas dúvidas deviam ser postas ao arquitecto. O construtor sabe lá bem o que é melhor!

    Vou discordar parcialmente, pois já vi aqui no fórum trabalhos de arquitetos a quem foi pedido para fazerem um projeto que se construísse por X, mas depois depressa se nota que apenas se faz por X+Y, principalmente quando se começam a pedir orçamentos.
    Agora concordo que o arquiteto deve ter um papel preponderante nessa questão.

    Para mim o ideal será algo como:
    Contrate um arquiteto, exponha-lhe o que pretende e diga que só tem 100 mil para a construção da casa. Esses 20 mil de sobra nem nunca diga que os tem.
    10 mil serão para tudo o que não tem a ver com a construção da casa "tout-court", como exteriores e infraestruturas. Não sei por exemplo se lhe deixam fazer a casa sem muros, pelo menos na frente.
    10 mil serão para fazer face a derrapagens ou a caprichos (todos temos direito) ou mudanças de ideias que lhe surjam a si à medida que for vendo a obra crescer.
    E aqui já estou a presumir que já tem mais ou menos 10 mil de parte, fora desses 120 mil, para tudo o que é projetos e taxas e licenças.

    Quando o arquiteto lhe apresentar um primeiro esboço, se tem um construtor com quem falar (o ideal era ter mais que um), mostre-lhe o esboço e pergunte-lhe por quanto acha que se faz a coisa. Se bater certo com aquilo que pediu ao arquiteto, pode seguir com o arquiteto mais ou menos descansado. Se não, confronte logo o arquiteto e obrigue-o a fazer algo mais controlado.
    Se estiver disposto a apresentar o projeto aqui no fórum , a malta também poderá dizer-lhe se acha o projeto realista ou, se o arquiteto se estiver a esticar, por onde lhe poderá dizer para cortar.

    Agora, mesmo eu que protesto sempre contra estimativas elevadas, acho que para 180 m2 esse orçamento só lhe chega se o AndréPC for muito mas mesmo muito controlado e racional nas suas opções/ambições. E mesmo assim terá de conseguir encontrar um construtor algo barateiro que lhe dê garantias de fazer a coisa com o mínimo de qualidade.
    Concordam com este comentário: NTORION, GANDAREZ, leandro_m
    • RCF
    • 12 janeiro 2018

     # 10

    Colocado por: antonylemosvc em vez de consultar com o construtor devia consultar com o arquitecto..

    até percebo, mas o que não falta por aqui são situações em que os arquitetos projetaram casas para x (120k por exemplo) e que depois nenhum construtor constrói por menos de y (de 180k por exemplo). Por isso, sendo a principal dúvida saber se consegue ou não construir a casa de 180m2 por 120k, não me parece nada desajustado questionar um construtor.
  10.  # 11

    a questao nao era do X, mas sim que ele foi falar com um construtor sobre o que vai precisar de fazer sem sequer saber o que vai precisar de fazer! ou é o construtor que vai fazer o projecto. O André devia ir ao terreno com o Arquitecto e debater com ele as possibilidades... ninguem falou nem em X nem em X+Y. Se não há sequer um projecto o construtor sabe que vai precisar de um muro de suporte???? e se a casa for térrea sobre pilotis e toca levemente no terreno? o muro de suporte fica onde?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  11.  # 12

    consorme foi exposto noutro tópico recente, vc fale com o arquitecto, encomende a sua obra pra 120 se é isso que pretende, e contrate também que o arquitecto elabore um mapa de quantidades rigoroso. assim não há construtor que fuja e se passar dos 120 estabelecidos dá para ver onde se pode cortar... é assim que se trabalha.
    com um Projecto rigoroso e um Mapa de Quantidades igualmente rigoroso.

    O construtor nem precisa de ver o projecto. ele orçamenta sobre esse Mapa de quantidades.
  12.  # 13

    Obrigado a todos pela ajuda. Eu ainda não contratei arquitecto, apenas tenho alguns orçamentos de arquitectos e orçamentos desses mesmos arquitectos para tudo o que seja preciso fazer até colocar o projecto a câmara municipal. Ainda estou numa fase muito inicial, e queria tentar perceber ou ter uma ideia se vale a pena avançar nesta obra ou se mais vale desistir da ideia. Mas vou ter em atenção os vossos comentários e vou falar com alguns arquitectos e expor está minha dúvida. Até porque se começar esta obra não quero surpresas desagradáveis. Uma coisa que já percebi é que não vai ser um processo fácil controlar todos os custos de forma a não ultrapassar os valores que pretendo.
  13.  # 14

    Eu com este tópico no fórum só queria mesmo tentar perceber se vale a pena avançar na construção visto que não posso nem quero ultrapassar os 120k como já referi. Eu para despesas iniciais já sei que posso contar sempre com perto de 10 mil euros. Mas o meu receio é mesmo chegar a meio da obra e já ter ultrapassado os 120 mil euros e depois ficar sem euros para finalizar a obra.
  14.  # 15

    por isso indiquei que tem de ter um MQ rigoroso (é á parte dos desenhos para licenciamento, tem de pedir ao arq especificamente). Esse documento é o que vai segurar no orçamento dentro das balizas estabelecidas. Sem ele está a mercê dos deslizamentos orçamentais.
  15.  # 16

    Antonylemos, não se esqueça de dizer que esse MQ, caderno de encargos e respetiva fiscalização custam pelo menos mais 10.000 à vontade.
    Concordam com este comentário: RCF
  16.  # 17

    Colocado por: NTORIONMQ, caderno de encargos e respetiva fiscalização custam pelo menos mais 10.000 à vontade.

    Porra que vocês ganham bem.
    Para uma obra de 12 meses consegue por metade e sem ter que procurar muito
    Concordam com este comentário: zinna, Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: AndréPCEu com este tópico no fórum só queria mesmo tentar perceber se vale a pena avançar na construção visto que não posso nem quero ultrapassar os 120k como já referi. Eu para despesas iniciais já sei que posso contar sempre com perto de 10 mil euros. Mas o meu receio é mesmo chegar a meio da obra e já ter ultrapassado os 120 mil euros e depois ficar sem euros para finalizar a obra.


    Boas, também estou na mesma situação que tu mas um bocado mais adiantado, já meti o projecto na camara de Leiria, no que toca a despesas iniciais, até ver não gastei nem prevejo gastar tanto, talvez metade, é importante encontrares um bom arquitecto que ponha no papel aquilo que tu precisas ao preço que queres e que não te arranque o couro e o cabelo, e depois o empreiteiro certo...
    Concordam com este comentário: rui pimenta
  18.  # 19

    Colocado por: zedasilvaPara uma obra de 12 meses consegue por metade e sem ter que procurar muito


    Cinco mil euros para uma obra de 12 meses com o respetivo mapa de quantidades, caderno de encargos e fiscalização? É isso?
  19.  # 20

    Zedasilva

    Não foi isso que me foi dito neste forum quando disse o meu orçamento e pedi opiniões... e tenho ideia que foi um dos que me respondeu.
    Meu orçamento: 4500 MQ/CE/PE + 400 mês fiscalização + iva em tudo
 
0.0179 seg. NEW