Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a pensar adquirir uma pequena moradia T0 que é exatamente igual e contígua a uma outra da qual sou proprietário. O objectivo seria ficar com mais espaço. As moradias fazem parte de um bloco de 15, bastante antigas e que seriam antigamente no seu conjunto uma cavalariça. Pelo que já pesquisei para as obras interiores e junção será suficiente uma comunicação prévia à Cãmara, será suficiente ou é necessário também projeto?
    O que necessitava também saber era se é possível transformar as duas numa única, em termos de propriedade horizontal e registos para que uma futura venda fosse apenas considerada uma fração.
    Muito obrigado pela vossa ajuda.
    José
  2.  # 2

    Se é muito antigo... ainda mais problemas... pois para além de processo instruído por arquitecto na Câmara terá possivelmente de pedir parecer ao IGESPAR.
    Unir legalmente não traz vantagens nenhumas.

    Faça as obras e não comunique nada.Faça a canalização só a partir de uma casa a abranger as duas.
    Um dia no futuro,apesar de pagar impostos referentes a 2 imóveis,terá muito mais lucro em vender 2 do que 1.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoséQ
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta, de facto não tinha presente que será provavelmente necessário pedir parecer ao IGESPAR. E aí pode ficar bem dispendioso comparando com o valor real das casas.
    Quanto à futura venda acho que teria mais lucro se fosse uma única fracção pois as casas são mesmo muito pequenas (cerca de 20m2). O objectivo é nesta segunda apenas fazer um quarto e ter alguma arrumação, já que a outra está habitável e com Cozinha e WC.

    Cumprimentos
    José
  4.  # 4

    Só precisará desse parecer se as casas ficarem numa zona protegida. De qualquer forma não é nenhum bicho de sete cabeças, contrata um arquiteto, faz um pedido de licenciamento (até pode aproveitar para fazer alguma alteração exterior ou estrutural que precise para melhorar a casa) e faz a junção das duas (o pedido de parecer se for necessário é feito logo pela Câmara Municipal no âmbito do pedido de licenciamento e está sujeito a prazos pelo que não terá de esperar muito tempo). Assim fica com uma casa maior e com mais valor, como referiu.
    Concordam com este comentário: JoséQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoséQ
  5.  # 5

    Em termos de valor final... talvez dependa da localização.
    Uns amigos meus têm um T1 na Caparica junto ao mar.
    Há uns anos ponderaram comprar o do lado e juntar.
    Seria mais fácil vender dois T1's ou um T3 na Costa?
    Hoje haverá alguém que pague 300k por um T3 usado e velho na Costa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoséQ
  6.  # 6

    Sendo antigas e de habitação, a idade só ajuda e nada complica, a meu ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoséQ
 
0.0114 seg. NEW