Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

    • tnjp
    • 4 janeiro 2018

     # 382

    Se viu as minhas ftgfias o tipo de relva que tenho é bastante versátil... Aguenta temperaturas frias sem amarelo, abaixo dos 2C hiberna... Assim como temperaturas altas, mas na Madeira isso não se aplicaria...

    Um misto de pratensis+festuca e seria relvado de estádio praticamente


    Muito obrigado pela resposta. Vou estudar o assunto!
    • HFR
    • 26 janeiro 2018 editado

     # 383

    Bom dia,

    O meu escalracho amarelou numa grande extensão do meu jardim. Não é que esteja totalmente seco, mas tem muito amarelo misturado com verde e tem um ar "seco". Algumas folhas até ficaram "roxas" !

    Este escalracho tinha sido plantado em Março do ano passado e alastrou bem nos meses seguinte ficando o espaço já praticamente fechado no passado mês de Setembro. Entretanto o crescimento abrandou com a chegada do inverno o que era esperado.

    Só que para além de ter duas especies de St. Agostinho (uma mais rasa, com folha curta e clara e raízes mais frequentes e outra com raízes mais espaçadas e folha mais comprida e escura), parece que a variante de folha mais curta não é tão forte e secou imenso no inverno. Aliás, quem me dera que todo ele fosse da variante de folha comprida que julgo que se chama " Floratam ".

    Sei que ambas vão hibernar no Inverno. Mas a espécie "Floratam" sempre tem estado verde e viçosa. Talvez por se encontrar mais junto a um muro. E não apanha sol absolutamente nenhum! Só a partir de Abril ou Maio.

    A camada de relva fechou, mas ainda é fina. Entendo que o frio do inverno (de 0º a 5º durante a noite) queima a relva e possa ser responsável.

    Não tenho regado com frequência, como no verão. Rego 1 ou 2 vezes por mês, no máximo. Terei feito mal ? Começo a achar que sim, pois a chuva não tem sido imensa e a geada não chega.

    A ver se coloco umas fotos ilustrativas. Espero que arrebite já a partir do próximo mês e que a espécie "Floratam" se propague como uma praga, tornando-se dominante. Ela cresce mais e é muitop mais bonita.

    Outra coisa que tenho pensado. Vale a pena misturar semente de "Festuca" (turf type tall fescue) com o escalracho ? Adoro o aspeto. Se tiver que cortar com mais frequencia não me aborrece nada. O espaço nao tem mais que uns 70 ou 80 m2. Talvez nunca fique dominante dada a presença do escalracho, mas adiciona um toque muito agradável e se calhar, ajuda a manter a cor verde durante todo o ano.

    Que acham ? :-)
    • eu
    • 26 janeiro 2018

     # 384

    O que está a acontecer é normal e não tem nada a ver com rega. É o efeito normal do frio sobre o escalracho.

    Não se preocupe que daqui a umas semanas o escalracho renasce todo verde e cheio de energia...
  2.  # 385

    Colocado por: HFRNão tenho regado com frequência, como no verão. Rego 1 ou 2 vezes por mês, no máximo. Terei feito mal ? Começo a achar que sim, pois a chuva não tem sido imensa e a geada não chega.


    Acho que tem feito mal em regar, o meu escalracho nunca vê gota de água del cano durante o Inverno e ainda está verde, basta a chuva(pouca) e a humidade.
    O escalracho não gosta de muita água.
    • HFR
    • 26 janeiro 2018 editado

     # 386

    Atualmente rego 1 vez por mês ou quando a chuva não é frequente. Só. Há semanas que nem pego na mangueira.

    Quando plantei em Março17, regava todos os dias em pouca quantidade, pois experimentei menos e ela começou a secar. Quando a relva já estava a ficar bem agarradinha e verde, espacei a rega para cada 2 ou 3 dias mas em maior quantidade. E menos que isto, ela secava até porque via-se a folha a ficar em canudo nalguns sitios e até chegou a queimar naqueles dias de 40 e muitos graus. A zona onde tenho o jardim recebe muito sol e calor no verão.

    Os meus pais tiveram relva igual numa casa que tivemos e dizem-me que o "roxo" e o "amarelado" é normal no inverno. Como eu so me lembro da relva numa altura em que já estava fechado o tapete há um bom tempo, não me recordo se de inicio foi tão afetada pelo frio. Ela apenas ficava menos verde no inverno e sempre a vi crescer com muita força durante os outros meses. Não sei se havia mais que uma especie de escalracho na casa deles.

    É que eu olho para a de alguns vizinhos meus e está sempre verde. Algumas, mais verdes do que no verão ! Serão as daninhas misturadas ? :)

    Eu sei que daqui a umas semanas ele supostamente deverá rebentar com força. Mas também me preocupa a espécie de escalracho que tenho que é mais "rasteiro" e que demora uma imensidão a fazer folha com altura - esta especie tem umas guias claras, geralmente de cor verde e a folha está quase sempre rasteira (2-4cm ou assim). A outra variante do escalracho que tenho chamada " Floratam " cresce muito mais e faz guias de cor roxa, sendo que a folha atinge alturas de 15 a 20cm facilmente. Essa nem denota que estamos no inverno e até tem crescido, embora mais lentamente, mas mais rapidamente do que a outra nos meses de primavera ou verão ! São bem diferentes.

    Por isso pensei em misturar Festuca (a grossa), por cima de tudo em pequena quantidade.
    • HFR
    • 26 janeiro 2018

     # 387

    • eu
    • 27 janeiro 2018

     # 388

    Está normal para a época do ano.
    • HFR
    • 27 janeiro 2018

     # 389

    Mas é estranho que la ao fundo esteja tao bonita e o resto...
    • eu
    • 29 janeiro 2018

     # 390

    Colocado por: HFRMas é estranho que la ao fundo esteja tao bonita e o resto...

    É estranho, mas junto a muros ou até a uma pedra qualquer, o escalracho fica sempre mais verde... a mim acontece-me exatamente o mesmo...

    Deve ser por causa da inércia térmica da pedra/muro...
    • HFR
    • 29 janeiro 2018 editado

     # 391

    Eu sei que nos cantos das paredes ou pedras, realmente há uma tendencia para o escalracho ter folha maior e ficar muito mais verde. E isso realmente acontece-me com especial incidencia naquela zona toda rente ao muro. Nunca entendi bem porquê. E ao pé do meu muro tenho a relva assim, nem apanha sol, só de Abril até Agosto/Setembro é que tem luz direta. Desconfio que neste caso o crescimento mais forte está relacionado com abundância de água no solo, vindo do terreno do vizinho atrás que é ligeiramente mais alto e que passará por debaixo do muro de contenção de terra, entrando no meu terreno. E dantes - antes de ter relva e areia normal - isto acontecia ainda mais, até que fiz drenagem na zona do terreno desse meu vizinho e no meu proprio terreno também, enviando as aguas para a caixa dos pluviais. Nunca mais alagou o meu terreno nessa zona nem nada que se pareça! Mas sem duvida que a uma certa profundidade, devem haver uns restinhos depois das chuvas que servem de "fonte" de água extra que faz com que o escalracho cresça mais.

    Ontem andei de volta do jardim (o solinho já ajuda) e depois de arrancar umas ervitas aqui ou ali, decidi ligar a máquina e fazer um corte alto só na zona mais verde, pois já destoava do resto devido ao tamanho e irregularidade. E o que notei foi que a folha estava tão verde que até "molhava" ao cortar. E notei também que a tal espécie de escalracho (São Agostinho - Floratam) está a alastrar, o que é bom. A unica desvantagem desta especie é que a folha é tão "gorda" e alta que a lamina nalguns sítios não consegue cortar perfeito e "desfaz" a ponta da folha. Passado 3 ou 4 dias fica ligeiramente amarelada. É uma relva que necessidade de corte alto.

    No resto do jardim, nem cortei.

    Encontrei isto no link em baixo. Será que a mistura do escalracho com a Festuca fica bem ? Eu queria algo que ajudasse no inverno, mas que também tivesse alguma resistência no verão. É que há zonas em que o escalracho fica com a folha tão curta e dura que até pica. Não me importo de regar um pouco mais.
    A ideia era que a base fosse sempre o escalracho, mas com uns cabelinhos verdes da Festuca a emergirem pelo meio. Para além de melhorar esteticamente, secalhar até "amaciava" o pisar.

    http://www.siro.pt/pt/hobby/produtos/5915/sa19.semente.relva.rustica#

    Isto serve ? A minha àrea são uns 70m2.
  3.  # 392

    O que fazer a este relvado?
      20180203_131037.jpg
    • HFR
    • 8 fevereiro 2018

     # 393

    Caro Jorgeguedes, parece-me ser um relvado de semente. Se for o caso, no incio deste tópico tem lá optimas sugestões dadas por quem tem relvado de semente (maioria da semente da variedade Festuca) e o recuperou.
    Ainda estamos no tempo frio, o que não ajuda, mas uma limpeza às daninhas enquanto a terra está humida, ajuda. E lá para o mês que vem, espalhar e semear novamente com bastante rega.

    Mas espere por sugestões de quem mais entende sobre relva de semente.
    • emad
    • 8 fevereiro 2018 editado

     # 394

    Colocado por: engjorgeguedesO que fazer a este relvado?
      20180203_131037.jpg

    Em Março quando vier a Primavera e o tempo mais ameno, escarifique a relva, semeie nova semente e deite adubo com força. No período de 15 dias, regue todos os dias. Vai ver que no fim do mês de Abril tem um relvado verdinho e como novo.
    O corte deve ser baixo e semanal para puxar pela relva e entrar muito sol.
  4.  # 395

    Colocado por: engjorgeguedesO que fazer a este relvado?
      20180203_131037.jpg


    Veja o inicio do topico.

    O meu relvado passou disto:



    Cheio de ervas daninhas




    Para isto:







    Dependendo das temperaturas, se estiverem amenas ali a 3a semana Fevereiro pode ja ser uma boa altura para comecar... quanto mais cedo melhor, para dar tempo ao relvado de maturar antes do Verao. O verao e inimigo quando e muito jovem... dai a melhor altura para semear e sempre o Outono.

    Se mesmo assim quiser fazer durante Fev/Marco faca, mas tenha em consideracao que pode nao resultar a 100% e no outono tera que repetir.

    Veja os meus primeiros posts
  5.  # 396

    Boa noite,

    Onde consigo comprar um herbicida liquido que contenha 2,4D, Dicamba e MCPP? Em Lisboa?

    Obrigado

    Cumprimentos

    Jorge
  6.  # 397

    Boa noite,

    chegou a fase de pensar no jardim e queria colocar algo em que não fosse necessário regar muito e que aguentasse o máximo de tempo sem cortar (tipo, cortar de 15 em 15 dias ou de preferencialmente mais ;) ). o seu aspecto ser o máximo de tempo verde durante todo o ano e que vai ser pisada de vez enquando, normalmente por um cao.
    que tipo de relva/grama/ outra coisa aconselham?? algo natural
    • emad
    • 11 fevereiro 2018

     # 398

    Colocado por: rui20andreBoa noite,

    chegou a fase de pensar no jardim e queria colocar algo em que não fosse necessário regar muito e que aguentasse o máximo de tempo sem cortar (tipo, cortar de 15 em 15 dias ou de preferencialmente mais ;) ). o seu aspecto ser o máximo de tempo verde durante todo o ano e que vai ser pisada de vez enquando, normalmente por um cao.
    que tipo de relva/grama/ outra coisa aconselham?? algo natural

    quando encontrar essa relva diga-me que eu também quero.
    • emad
    • 11 fevereiro 2018 editado

     # 399

    como esta semana dão chuva, foi dia de colocar adubo.
    Daqui a 15 dias leva corte baixo.
    Daqui a um mês será escarificada, cortada, e leva mais uma dose de adubo e mais semente de relva..
    Depois disto o corte sera uma medida acima. O corte é sempre de 15 em 15 dias.
    Antes de cada corte é preciso tirar o máximo de ervas daninhas.
    Ponto de partida. O inverno e o cão foram duros.
  7.  # 400

    Pelo que li pelo tópico, indicam as seguintes: Festuca arundinacea , Poa Pratensis, Lolium Perene e TTTF = Turf Type Tall Fescue

    sendo na zona de Aveiro (perto do mar), terreno arenoso (mas vai levar terra para jardim) que mistura (e percentagem de cada) destas aconselham para algum pisoteio e que se aguente verde durante inverno e verão?
 
0.0498 seg. NEW