Colocado por: vmglCaro Jorge Rocha, lamento considerar o seu pensamento errado pois as normas sobre materiais de construção funcionam em toda a Europa, apenas em Portugal e Espanha as coisas são diferentes porque os Construtotres compram o mais barato e o mais barato não é só porque é para os fabricantes ganharem mais dinheiro é porque as materias primas utilizadas são inferiores, quem ganha mais dinheiro neste processo todo é unicamente os construtores que vendem pelo mesmo preço quer utilizem material de 1º qualidade quer seja do mais reles e barato.
Penso e volto a referir que as fiscalizações deveriam ser objecto de uma acção de formação para alargar os horizontes....
Colocado por: AugstHillJá agora, quem fiscaliza se as janelas têm ou não a marca CE. O fiscal da câmara que vai lá no fim ver se o edifício ficou de acordo com as telas finais e a cota de soleira não subiu um bocado para se poupar nas escavações?
Colocado por: yuriO Sr. Jorge Rocha tem que entender que a marcação CE apenas nos dá garantias quanto ao produto e não quanto ao serviço prestado, no seu caso garante o cumprimento de requisitos minimos essenciais quanto ao fabrico da janela o serviço pode ser certificado, mas por outro tipo de normas.
O fundamento da marcação CE das janelas, a directiva dos produtos da construção, é contribuir para uma livre circulação de produtos na União Europeia uniformizando os critérios minimos de aceitabilidade para os produtos a incorporar de forma permanante numa construção. Agora se a França não o está a fazer (desconheço) está a transgredir uma directiva europeia podendo ser sancionada por causa disso.
Não nos esqueçamos também que cada produto tem o seu sistema de marcação CE o das janelas não sei qual é, não conheço a respectiva norma, mas pela forma como escreve e como aparenta estar aborrecido quase que aposto que o sistema é o 4, em que a responsabilidade está toda no fabricante, não existindo sequer auditoria de entidades externas para verificar se realmente o produtor está a controlar o sistema de produção e a ensaiar devidamente os produtos fabricados, este é o sistema que permite maiores atropelos ao cumprimento das normas. Mas tal como já escrevi mais atrás estou plenamente de acordo que a fiscalização devia ser maior...ou pelo menos existir.
Colocado por: nunnoMarcação CE
significa: Conformidade Europeia
Passaporte do produto
Objectivo: conformidade do produto ao uso a que se destina.
É fundamental!!!!!!!!!!!
Colocado por: Jorge RochaColocado por: nunnoMarcação CE
significa: Conformidade Europeia
Passaporte do produto
Objectivo: conformidade do produto ao uso a que se destina.
É fundamental!!!!!!!!!!!
Apenas fundamental para respeitar as normas europeias,não encontro nada que seja benéfico para o consumidor final.
Colocado por: nunnoColocado por: Jorge RochaColocado por: nunnoMarcação CE
significa: Conformidade Europeia
Passaporte do produto
Objectivo: conformidade do produto ao uso a que se destina.
É fundamental!!!!!!!!!!!
Apenas fundamental para respeitar as normas europeias,não encontro nada que seja benéfico para o consumidor final.
Pois considero exactamente o contrario, para alem de salvaguardar os fabricantes.
O cliente sabe o que compra e o fim a que se destina, e não permite concorrencia desleal especulativa entre fabricantes.
Não compreendo o seu comentário.
É como a questão da madeira de 1ª ou outro material...o que é isso?
O que é de 1ª para uns não é para outros...só regulamentando.
Colocado por: Jorge Rocha
Desculpe que lhe diga;mas isso é falsa preocupação...
A marcação CE trata-se apenas de um controlo ao fisco para os produtos não irem pela porta do cavalo...
Por estar marcado CE,não quer dizer que seja melhor que outros;nem sequer garante qualidade...
Pode vender um produto de baixa qualidade e não se adaptar sequer ao consumidor e ter marcação CE...
Colocado por: PortugalNão podia estar mais enganado.
Colocado por: PortugalMarcação CE para além de querer dizer que a empresa cumpre com todas as obrigações europeias inclui dezenas de outras actividades em paralelo que fazem com que a possibilidade de errar seja muito mais pequena.
Colocado por: PortugalE todas essas normas tem custos para as empresas e não são tão poucos assim.