Iniciar sessão ou registar-se
    • turnip
    • 24 março 2010 editado

     # 1

    Boa Tarde,

    Sendo um leitor assíduo do forum, decidi hoje iniciar uma discussão com um assunto que tenho lido bastante em alguns tópicos.

    A situação é a seguinte, estou a iniciar o projecto de arquitectura da minha futura casa (moradia unifamiliar térrea) e após ter lido alguns tópicos sobre o isolamento dos telhados fiquei com algumas dúvidas para as quais agradeço a vossa opinião.

    Alguns dados:
    Terreno: 7000 m2
    Viabilidade para construção (aprovado pela C.M.): 300 m2 habitação + 200 m2 anexos

    Questões:

    1 - Sendo uma moradia unifamiliar térrea onde o sótão não será usado para habitação mas poderá ser usado para arrecadação qual será a melhor relação qualidade/preço para o telhado e isolamento (+- 400 m2 de telhado inclinado)?
    a) Fazer laje de piso + laje de telhado c/ isolamento e subtelha
    b) Fazer laje de piso + telhado em vigas e ripas c/ abobadilha cerâmica e subtelha + poliuretano projectado (por exemplo) na parte interior do telhado (não sei se expliquei bem)
    c) Fazer laje de piso c/ isolamento (que se possa circular por cima mesmo que ocasionalmente) + telhado em vigas e ripas + subtelha

    Agradeço as vossas opiniões. Casa alguma situação não esteja perceptível indiquem (não sou da área)
  1.  # 2

    Pela minha experiência, quanto ao problema dos infiltramentos de água e humidade, na maior parte dos casos, têm origem em mau isolamento das paredes exteriores. Já tive uma moradia em Magoioto (perto de Sintra) com sótão e telhado inclinado e nunca tive problemas de infiltramentos de águas ou de humidade pelo telhado, era sempre pelas paredes... Inclusive, no prédio em Lisboa onde vivo actualmente, no ultimo piso, também temos problemas de infiltração de humidade pelas paredes devido ao mau isolamento das paredes exteriores...
 
0.0062 seg. NEW