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    • mafgod
    • 24 abril 2018 editado
    Colocado por: jcp123

    que bom,,,vou já morar para a Noruega
    Não precisas de ir tão longe, na zona da grande Lisboa tens vários PCRs com distância bem inferior a 50km!
    Podes consultar aqui:
    https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
    e aqui:
    https://www.mobie.pt/map
    e aínda:
    https://www.uve.pt/page/portugal-cresce-na-mobilidade-eletrica-ao-aumentar-numero-pcr/


    No corredor da A1 e A2, creio haver PCRs em todas as áreas de serviço... ou quase.

    A nível de PCR, zona de Lisboa e Porto, e litoral A1 e A2 estamos bem (assim estejam a funcionar e sem ICEs).
    Infelizmente o interior é ainda esquecido.
    Nesta questão como é em qualquer outra, o interior fica sempre para trás, infelizmente...
  1. Portugal é um país pequeno, havendo vontade, será fácil implementar uma rede nacional de PCR.
  2. Colocado por: rjmsilvaPortugal é um país pequeno, havendo vontade, será fácil implementar uma rede nacional de PCR.
    Ela já existe... tem é de expandir mais para o interior....
    • eu
    • 24 abril 2018 editado
    Pergunta aos especialistas em Nissan Leaf: há alguma forma expedita de distinguir um Mk1 de um Mk2 ?
  3. Colocado por: euhá alguma forma expedita de distinguir um Mk1 de um Mk2 ?
    Bateria ou carro?
    • eu
    • 24 abril 2018
    Colocado por: mafgodBateria ou carro?


    Mas há carros mk2 com baterias mk1 ?

    Se olharmos para um Leaf, como podemos saber se tem a bateria mk2 ?
    • mafgod
    • 24 abril 2018 editado
    Os MK1 é o modelo incial, o tal com o spoiler fotovoltáico.
    Tem atrás do banco trasieo, na bagageira, algo parecido com um "banco", que é onde está o conversor AC/DC.

    Os MK2 apareceram creio em 2013, já não tem esse "banco" e existem vários modelos, Visia, Acenta, Tekna....
    A bateria inicialmente era igual à dos MK1.
    Só em 2014, mais coisa menos coisa, é que surgiu a nova bateria lagarto (lizzard) que é mais resistente à temperatura e que se degrada menos.

    Resumindo:
    MK1 - bateria inicial mas pode haver alguns que a trocaram para a nova em garantia ou fora de garantia
    MK2 - há com a bateria inicial e a lagarto

    Para saber se tem a nova bateria num MK2, não creio que dê para saber assim à primeira vista, se o carro for de 2014 para a frente.
    Não sei se essa info é mostrada na APP Leaf Spy...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 24 abril 2018
    Obrigado pelo esclarecimento. E eu que pensava que todos os mk2 vinham com bateria lizzard...

    Sendo assim, vou restringir a procura a modelos após 2014...
  4. As diferenças de um mk1 para mk2 são fáceis de realçar:
    - botão eco no volante, só o mk2 é que tem
    - nas costas dos bancos de trás, na mala, o mk1 tem um "alto" de um lado ao outro, o mk2 tem só "altos" de lado
    http://towbar.co.nz/images/cars/2-Gen1rearbootshowingcharger_zps40ac88e7.jpg
    http://towbar.co.nz/images/cars/4-Gen2rearbootwithnewflatfloor_zps159cd1eb.jpg
    - esta já não é garantida: os interiores do mk1 são geralmente claros, os do mk2 escuros

    A questão que o mafgod refere das baterias, é procurar de 2014 e depois. É garantido :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5. Nissan LEAF supera teste do Euro NCAP com distinção

    Com estes pressupostos, o Nissan LEAF obteve os seguintes resultados:

    93% na proteção dos passageiros adultos
    86% na proteção dos passageiros crianças
    71% na proteção de utilizadores da estrada mais vulneráveis
    71% na proteção/prevenção conferida pelo Safety Assist


    https://www.motor24.pt/sites/wattson/nissan-leaf-supera-teste-do-euro-ncap-distincao/
  6. Ainda me perguntam, "então agora só tens VEs, não ficaste com nenhum CI?"

    Como faço vários kms, a médio prazo, ter dois VEs sai-me mais económico.

    Mas, e apesar de não ser fundamentalista, a parte ecológia também tem uma cota parte nesta escolha.
    Para quem ainda não viu sobre o assunto, vejam esta reportagem da RTP de 30Abril2018 sobre "Diesel, Andam os Construtores a Enganar-nos?"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7. Vamos a contas?

    Há anos que oiço "um carro a gasóleo compensa face a um carro a gasolina se fizer mais de 100.000km", creio que tinham por base no custo inicial (maior no gasóleo), consumo (gasóleo mais económico) e manutenções (maior no gasóleo).

    E em relação a um VE?
    A partir de quantos kms é que compensa um VE face a um CI?
    Obviamente que depende dos modelos escolhidos para comparação....

    Em anexo, um XLS para quem quiser brincar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, obp, Bruno.Alves
  8. Bom trabalho ;) 2 reparos menores:
    - estás a comparar carros com caixa manual com o Leaf que só tem 2 pedais. Não é a mesma coisa...
    - A versão a gasolina, é o 1.0? Arrastadeira? :-) :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • eu
    • 2 maio 2018
    Colocado por: Bruno.AlvesA versão a gasolina, é o 1.0? Arrastadeira? :-) :-)

    O Golf 1.0 a gasolina anda muito bem... 9,9 s dos 0 aos 100.
  9. A ideia foi dar exemplos... tirei-os de uma noticia em que comparavam diesel e gasolina, apenas acrescentei o VE ;)
  10. Falta considerar a actualização dos preços dos combustíveis e da electricidade, querendo tornar algo mais complexo.

    Poderá também considerar-se a capitalização das poupanças.
  11. Apenas considerei valores médios, sem descontos e sem manutenções corretivas.
    Vale o que vale, mas a ideia é traduzir em números as comparações.
  12. A UVE publicou o Episódio 2 da série “ABC do veículo elétrico”
    (...) o segundo vídeo “ABC do Veículo Elétrico” tem como objetivo elucidar acerca dos constituintes de um Veículo Elétrico, assim como fazer uma breve introdução aos diferentes modos de carregamento.
  13. https://www.motor24.pt/marcas/smart-da-ordem-expulsao-aos-motores-combustao/

    A Daimler revelou que a marca Smart terá exclusivamente modelos e versões 100% elétricas nos mercados europeus no final da década… que fica já ali.
    Adeus motores de combustão interna. A Smart vai deixar cair todas as versões a gasolina e Diesel. O objetivo, revelado pela Daimler, é de que a marca disponha unicamente de modelos puramente elétricos no final da década, o que significa que dentro de dois ou três anos, nenhum Smart novo terá outro propulsor que não seja elétrico nos diversos mercados europeus em que está à venda.

    A notícia foi avançada pelo CEO da Daimler, Dieter Zetsche, na reunião anual de acionistas do grupo que detém a Mercedes-Benz.

    Recorde-se que, nos EUA, todos os model year 2018 da Smart são já elétricos.
 
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